Abobrinha empanada light

E aí pessoal? Tudo beleza? Que tal um complemento diferente e saudável para sua refeição de hoje? Vocês já comeram abobrinha italiana refogada? Maravilhoso certo? Se ainda não comeram, vocês não sabem o que estão perdendo, pois o sabor é fantástico. Que tal então comerem esse legume refogado e empanado de uma maneira bem diferente, e assado no forno ao invés de frito.

INGREDIENTES

  • 1 unidade de abobrinha italiana,
  • 1 colher de sopa de azeite,
  • 1 colher de sopa de alho,
  • 1 pote de iogurte natural sem sabor,
  • 1 sachê de caldo de legumes,
  • 1/2 pacote de biscoito cream cracker ralado.

COMO FAZER
Peguem a abobrinha e lavem bem com a água e sabão. Em seguida cortem em fatias de até um dedo de espessura desprezando as extremidades (figuras 1 e 2) e reservem.


Figura 1 – Cortem toda a abobrinha em fatias.


Figura 2 – Até um dedo de espessura.

Numa frigideira coloquem o azeite e alho para fritar e na sequência coloquem as fatias de abobrinha pra refogar. Com auxílio de uma espátula de bambu, mexam as abobrinhas na frigideira para que fiquem bem refogadinhas de um lado (figura 3) e de outro (figura 4), em seguida reservem.


Figura 3 – Primeiro um lado.


Figura 4 – Depois o outro lado. É natural que elas deem uma murchada.

Numa tigela de vidro coloquem o iogurte natural sem sabor e o caldo de legumes em pó (figura 5). Meus amigos, na verdade eu utilizei um tempero melhor até do que o caldo de legumes em pó. Na mesma seção do mercado onde você comprar o caldo de legumes, você também encontrará um tempero que vem em uma caixinha amarela da marca Maggi chamado de “MEU SEGREDO”

Quem acompanha meu blog, sabe que não sou de fazer propaganda de qualquer produto e, além disso, evito ao máximo utilizar produtos industriais, mas esse sachê “meu segredo” é muito bom.


Figura 5 – Iogurte com sachê de “meu segredo”.

Peguem os biscoitos coloquem no mixer ou liquidificador (figura 6) e liguem o aparelho até que eles se transformem em farinha de biscoito (figura 7).


Figura 5 – Biscoitos prontos para moer.


Figura 7 – Prontinho… Observem a farinha de biscoito no mixer.

Peguem as rodelas refogadas e, com auxílio de um garfo, mergulhem no iogurte temperado como o sachê (figura 8) e na sequência coloquem-nas na farinha de biscoito para que fiquem empanadas.


Figura 8 – Abobrinha refogada lambuzada de iogurte


Figura 9 – Empanem ambos os lados da abobrinha.

À medida que forem empanando as abobrinhas, coloquem numa assadeira untada ou então com papel manteiga para evitar que grudem na assadeira depois de prontas (figura 10) e levem ao forno médio por 20 minutos ou até que fiquem douradas (figura 11).


Figura 10 – Eu sempre opto pelo papel manteiga.


Figura 11 – Servidos?

E aí o que acharam? Muito fácil né? O sabor é maravilhoso e muito semelhante ao empanado frito. Como sugestão, ralem os biscoitos e preparem a mistura do iogurte com o sachê, antes de refogarem as abobrinhas, pois dessa forma elas irão ao forno ainda quente devido ao  refogado e ficarão prontas mais rápido.

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.