Batata gratinada

E aí pessoal? Tudo beleza? Muitas vezes queremos fazer uma comida rápida e partimos para o arroz bife e batata frita, certo?! Este prato é sem dúvida nenhuma uma combinação perfeita; se  incluirmos um feijãozinho preto então… Porém que tal substituirmos a batata frita por uma batata gratinada?! Não pessoal, não dá trabalho é bem simples, lógico que não é tão rápido quanto fritar batatas, mas a intenção é variarmos um pouco o cardápio e vamos combinar “deixar” a fritura de lado um pouco é sempre bom. Outra coisa, tenho quase certeza que se vocês cozinham, nem que seja uma vez na semana, terão todos os ingredientes em casa, ou seja mais um motivo para dar uma variada no cardápio.

Vocês vão precisar de:  

  • 04 batatas,
  • 1/2 calabresa,
  • 1 colher de sopa de manteiga (ou margarina),
  • 1 caixinha (ou sachê) de molho branco pronto (ou molho quatro queijos ),
  • Fatias de queijo prato,
  • Queijo Parmesão ralado.

Como Fazer:

Após descascar as batatas, cortem-nas em rodelas e coloquem-nas numa panela com água para cozinhar por aproximadamente 15 minutos. Esse tempo pode variar de fogão para fogão, então a melhor coisa para ter certeza que as batatas já estão cozidas é após a água levantar fervura espetar uma das batatas com ajuda de um garfo e verificar se já está macia, vale ressaltar que as batatas devem estar macias porém não podem estar “desmanchando”, pois elas ainda ainda vão cozinhar quando forem ao forno.

Figura 1 - Batatas cozinhando.
         Figura 1 – Batatas cozinhando.

Enquanto as batatas cozinham peguem a linguiça calabresa, cortem-na em pedacinhos pequenos (figura 2) e levem-na para frigideira (figura 3), com uma colher de sopa de manteiga (figura 4), permancendo assim até as linguiças ficarem ligeiramente fritas (figura 5), em seguida reservem.

Figura 2 - Linguiça calabresa cortadinha.
 Figura 2 – Linguiça calabresa cortadinha.
Figura 3 - Levando-a frigideira.
         Figura 3 – Levando-a frigideira.
Figura 4 - Adicionando a manteiga.
      Figura 4 – Adicionando a manteiga.
Figura 5 - Linguiça ligeiramente frita.
    Figura 5 – Linguiça ligeiramente frita.

Após o cozimento das batatas coloquem-nas numa peneira para escorrer, e enquanto elas esfriam peguem um refratário pequeno e untem-no com manteiga (figura 6).

Figura 6 - Não sei como vocês fazem, mas eu gosto de untar utilizando um papel toalha com um pouco de manteiga.
Figura 6 – Não sei como vocês fazem, mas eu gosto de untar utilizando um papel toalha com um pouco de manteiga.

Após isso já vamos “montar” nosso prato, coloquem uma camada das batatas em rodelas no fundo do refratário (figura 7), em seguida cubram com queijo prato (figura 8), depois coloquem outra camada de batata (figura 9),  depois espalhem a calabresa por cima do queijo (figura 10),  cubram com o molho branco (figura 11), uma outra camada de batata, se desejarem coloquem mais uma camada de queijo prato e por fim ralem queijo parmesão por cima de tudo (figuras 12 e 13).

Figura 9 - Primeira camada de batata.
    Figura 7 – Primeira camada de batata.
Figura 8 - Camada de queijo prato.
       Figura 8 – Camada de queijo prato.
Figura 9 - Camada de batata.
      Figura 9 – Outra camada de batata.
Figura 10 - Linguiça calabresa ligeiramente frita.
Figura 10 – Linguiça calabresa ligeiramente frita.
Figura 11 - Molho banco por cima de tudo.
 Figura 11 – Molho banco por cima de tudo.
Figura 12 - Mais uma camada de batata.
   Figura 12 – Mais uma camada de batata.
Figura 12 - Ralando o queijo parmesão.
    Figura 12 – Ralando o queijo parmesão.

Quando tudo tiver bem coberto com queijo parmesão (figura 13), levem o refratário ao forno médio 230° C ou até o queijo gratinar (Figura 14).

Figura 13 - Pronto para gratinar.
       Figura 13 – Pronto para gratinar.
Figura 13 - Servidos?
                     Figura 14 – Servidos?

Aos amigos “LowCarb” essa receita pode ser feita também com batata doce, e vamos combinar! Sair daquela batata doce trivial será uma boa ideia, não acham?!

Figura 15 - Com batata doce, também fica fantástico.
Figura 15 – Com batata doce, também fica fantástico.

E aí? Falem a verdade! Moleza não é?! Muitos de vocês devem estar dizendo… ” – Caramba!! ele disse que eu poderia ter todos os ingredientes em casa, mas caixinha de molho branco eu quase nunca compro!!” Amigos, eu ensinei a maneira mais fácil de substituir uma batata-frita por uma gratinada, tendo o molho pronto em casa é nota dez na facilidade, mas não impede de vocês fazerem um molho branco! Na receita de talharim parisiense que já postei aqui, eu ensino o passo a passo de como fazer. Amigos o ingrediente principal desta receita é a batata, por isso com molho branco de caixinha ou o feito em casa, o sucesso será absoluto.

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.