Batata sauté

E aí pessoal? Tudo beleza? No dia de hoje irei trazer uma receita de um acompanhamento que é sucesso em todas as mesas em que é servido, pois utiliza um dos ingredientes mais utilizados como acompanhamento. Estou falando da batata.

A batata por si só já é muito gostosa, imaginem agora fritá-la na manteiga e para completar acrescentar umas especiarias por cima?  Gostaram da ideia? Então é isso que vou ensinar hoje… batata sauté (fala-se sôte).

Vocês irão precisar de:

  • 4 batatas descascadas,
  • 2 colheres de sopa de azeite,
  • 2 colheres de sopa de manteiga,
  • 4 talinhos de cebolinha,
  • Sal e pimenta a gosto.

Como fazer:

Descasquem quatro batatas (figura 1), cortem em rodelas iguais de aproximadamente um 1 cm de largura (figura 2), cortem as rodelas em tiras (figura 3) e as tiras em cubinhos (figura 4). Tentem realizar todos esse cortes com espessuras semelhantes, pois irá fazer que o cozimento ocorra de maneira uniforme, ou seja, todas ficarão cozidas ao mesmo tempo.

Figura 1 – Batatas descascadas.

Figura 2 – Preferencialmente da mesma largura.

Figura 3 – Rodelas em tiras.

Figura 4 – Tiras em cubos.

Agora é colocar as batatas para cozinhar. Para isso coloquem-nas numa panela alta com água suficiente para cobrí-las e temperem a água com uma colher de sopa de sal (figura 5) e levem ao fogo alto por aproximadamente 10 minutos após a água ferver (figura 6). Após esse tempo (10 minutos é apenas uma referência, o ideal é provar uma batatinha e avaliar a textura), escorram e reservem.

Enquanto a água do cozimento ferve, limpem  os talos de cebolinha e cortem em pedacinhos bem pequenos e em seguida reservem (figura 7).

Figura 5 – Água suficiente para cobrir as batatas.

Figura 6 – 10 minutos é apenas uma referência.

Figura 7 – Cebolinha cortadinha.

Numa frigideira grande em fogo alto coloquem uma colher de azeite e duas colheres de sopa de manteiga (figura 8) e quando derreter incluam as batatas reservadas (figura 9).

Figura 8 – Azeite e manteiga para derreter.

Figura 9 – Incluam todos os cubinhos de batata.

Agora meus amigos, deixem a manteiga e o azeite fritarem os cubinhos de batata. Com ajuda de uma espátula de silicone ou colher de bambu, mexam as batatas fazendo com que elas dourem de maneira uniforme (figuras 10 e 11).

Quando a batata estiver quase no ponto que vocês desejam (mais ou menos dourada) incluam a cebolinha picada (figura 12), mexam por mais um ou dois minutos no máximo e sirvam preferencialmente ainda quente (figura 13).

Figuras 10 –  Mexam sem pressa.

Figura 11 – Perceberam que os cubinhos estão ficando mais dourados.

Figura 12 – Cebolinhas para dar “aquela” apresentação.

Figura 13 – Servidos?

Uma dúvida que pode pairar sobre a cabeça dos meus amigos seguidores. Sauté é um termo que vem de uma palavra francesa que significa ‘saltar’, pois é um técnica na qual o alimento é frito na frigideira com movimentos aplicados à panela que fazem parecer que os ingredientes estão saltando na gordura quente (vídeo abaixo).

 

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.