Batatas Rústicas

E aí pessoal? Tudo beleza? De uns tempos para cá alguns restaurantes (inclusive restaurantes fastfood) vêm apresentando em seus cardápios um acompanhamento chamado de Batatas Rústicas. Confesso que a primeira vez que comi eu não achei nada diferente de uma batata frita( frita com casca e tudo), porém quando provei essa batata de um restaurante americano, meu conceito mudou muito.

Essa batata além de fácil de fazer é bem mais saudável, pois ao invés de ser frita, ela é assada no forno e quando bem temperada fica com um sabor maravilhoso!

Você vai precisar de:

  • 1 Kg de batata,
  • Azeite,
  • Alecrim fresco,
  • Páprica doce ou picante,
  • Sal a gosto.

Como fazer:

A primeira coisa que deve ser feito é limpar as batatas em água corrente com esponja e sabão. Limpem bem as cascas buscando retirar possíveis sujeira que possam existir como terra (figura 1).

Figura 1 – Limpe bem as batatas.

Em seguida sequem as batatas, cortem pela metade e cada metade cortem em 4 pedaços semelhantes a gomos de uma laranja (figura 2).

Figura 2 – Cortem todas as batatas dessa forma.

Coloquem as batatas cortadas em um pirex refratário, despejem azeite suficiente para banhar bastante todas elas (figura 3), temperem com sal a gosto (figura 4), coloquem as folhas de três ramos de alecrim fresco (figura 5) e mexam tudo com ajuda de uma espátula de silicone para que o azeite e o tempero fiquem bem distribuídos no refratário (figura 6).

Figura 3 – Azeite por cima de tudo.

Figura 4 – Sal por cima de tudo.

Figura 5 – Alecrim.

Figura 6 – Misturem tudo dentro do refratário.

Por fim, salpiquem páprica por cima das batatas (figura 7), cubram o refratário com um papel laminado (figura 8) e levem ao forno médio por 60 minutos sendo os últimos 10 minutos sem o papel laminado (figura 9).

Figura 7 – Salpiquem páprica doce ou picante conforme seu gosto.

Figura 8 – Cubra o refratário com papel laminado.

Figura 9 – Servidos?

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

2 comentários em “Batatas Rústicas

  • 07/06/2020 em 21:34
    Permalink

    Olá tudo bem? Não posso usar a páprica defumada?

    Resposta
    • 02/07/2020 em 20:35
      Permalink

      Claro que pode… mas não exagere, pois o defumado pode ser forte de mais.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.