Bife à parmegiana de forno

E aí pessoal? Tudo beleza? Qual o prato preferido de vocês? Num grupo de dez amigos é difícil mais de três responderem o mesmo prato, concordam? Como disse na apresentação desse blog eu gosto de cozinhar há uns 20 anos e desde antes disso, meu prato preferido já era o bife a parmegiana.

No entanto meus amigos quem cozinha um pouquinho sabe (ou imagina) que fazer essa receita é um trabalho de paciência tanto para fritar os bifes um a um, mas principalmente limpar o fogão e até a cozinha depois de tanta fritura. Por essa razão, hoje vou ensinar uma forma de fazer essa receita diferente, mais fácil, com menos sujeira e principalmente mais saudável.

Vocês vão precisar de:

  • 1 kg de alcatra em bife,
  • 4 colheres de sopa de alho picado,
  • 2 colheres de sopa de azeite,
  • 3 ovos,
  • Farinha de trigo,
  • Farinha de rosca,
  • 200 gramas de presunto,
  • 200 gramas de queijo mussarela,
  • 2 colheres de sopa de manteiga,
  • 10 azeitonas (preta ou verde) picadas,
  • 2 sachês de molho de tomate, e
  • Sal e pimenta à gosto

Como fazer:

Em um potinho de vidro ou porcelana, amassem com um socador dois dentes de alho, o sal e a pimenta moída (figura 1) de maneira que ao final obtenham uma pasta. Após isso incluam o azeite (figura 2).

Figura 1 – Como referência, eu inclui meia colher de chá de sal e um pitada de sal.

Figura 2 – O azeite irá facilitar espalhar o alho sobre os bifes.

Coloquem os bifes abertos sobre uma tábua ou assadeira e espalhem a mistura de alho sobre eles, lembrando de realizarem esse procedimento nos dois lados dos bifes (figura 3).

Figura 3 – Temperando tudo antes de empanar.

Em cima do balcão da pia coloquem um prato com farinha de trigo, um prato com farinha de rosca, os bifes temperados e os ovos batidos (figuras 4 e 5) e sua “linha de produção” dos bifes empanados estará pronta.

Figura 4 – Ponha os ovos num prato fundo. 

Figura 5 – Com um garfo bata vigorosamente misturando os ovos.

Figura 6 – Linha de produção preparada.

Peguem um bife de cada vez e passem na sequência na farinha de trigo (figura 7), depois no ovo batido (figura 8), depois na farinha de rosca (figura 9) e por fim coloquem numa assadeira previamente untada com azeite (figura 10). Não esqueçam de cobrirem os dois lados dos bifes com os ingredientes.

Figura 7 – Farinha de trigo.

Figura 8 – Ovo batido.

Figura 9 – Farinha de rosca.

Figura 10 – Após fazer o mesmo procedimento com todos, coloquem numa assadeira.

Com todos os bifes na assadeira levem ao forno pré aquecido à 250°C por 30 minutos, porém após metade do tempo tirem os bifes do forno e virem-nos (figura 11).

Figura 11 – Perceberam como ficam com a “carinha” de frito?!

Durante o período em que o bife estiver assando no forno, preparem o molho. Numa panela alta em fogo alto coloquem duas colheres de sopa de manteiga e um fio de azeite, quando a manteiga derreter incluam duas colheres de sopa de alho picado (figura 12) e na sequência as azeitonas picadas (figura 13). Quando o alho começar a secar na panela incluam os dois sachês de molho de tomate (figura 14).

Figura 12 – Após a manteiga derreter incluam o alho picado.  

Figura 13 – Azeitona para dar um gosto especial no molho.

Figura 14 – Nos mercados é possível encontrar um pote de vidro que tem a mesma quantidade de dois sachês, 680 gramas.

Com o molho pronto e após o tempo de preparo dos bifes, arrumem-nos numa travessa de vidro e espalhem o molho por cima deles (figura 15), depois cubram com fatias de queijo (figura 16) e presunto (figura 17), e levem ao forno novamente somente para derreter o queijo, sirvam quente.

Figura 15 – Molho por cima dos bifes.

Figura 16 – Queijo.

Figura 17 – Presunto?

Figura 18 – Servidos?

 

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.