Bife empanado

E aí pessoal? Tudo beleza? Eu não sei vocês, mas acho o bife empanado uma das melhores maneiras de comer carne, seja na refeição ou no tira gosto com uma cervejinha, o bife empanado é sucesso total no meu cardápio! Na verdade é sucesso total no cardápio de todos aqui em casa.

Por essa razão hoje irei apresentar a receita do MEU bife empanado, digo MEU pois existem diversas maneiras de fazer um bife empanado, mas a minha tem me trazido alguns elogios e por essa razão resolvi publicar aqui no blog.

Vocês irão precisar de:

  • 1 kg Bifes de alcatra,
  • Alho picado,
  • Sal a gosto,
  • 4 ovos,
  • Farinha de trigo,
  • Farinha Panko.

Como fazer?

Uma das coisas que considero essencial para um bom bife empanado é ele estar macio, para isso utilizem um martelo de carne para amaciar cada bife que será empanado, tentem dobrar o tamanho de cada bife martelando (figura 1).

Figura 1 – Quanto mais martelá-lo melhor.

 

Após amaciar todos os bifes é hora de temperar com alho e sal. Amigos, não vou dizer a quantidade sal, pois os bifes devem ser salpicados com saleiro individualmente e aí vai do gosto de cada um.

Já o alho eu sugiro vocês utilizarem uma colher de sopa de alho picado por 500 gramas de bife.

Abram os 4 ovos numa tigela ou prato fundo e com auxílio de um garfo batam de maneira que eles fiquem bem misturados e que não seja possível perceber a diferença entre clara e a gema (figura 2).

Figura 2 – Ovos batidos com um garfo mesmo.

Para facilitar a preparação dos seus bifes e sujarem menos a cozinha, coloquem em quatro tigelas diferentes: os bifes, a farinha de trigo, o ovo batido e a farinha panko (figura 3).

Figura 3 – Organização na cozinha facilita a preparação dos alimentos.

Agora é seguir a seguinte sequência, passe o bife na farinha de trigo (figura 4), depois no ovo batido (figura 5), depois na farinha panko (figura 6).

Figura 4 – farinha de trigo sem pena.

 

Figura 5 – Depois no ovo batido.

Figura 6 – Por último passem na farinha panko.

FARINHA PANKO: Muitos devem estar se perguntando, “o que é essa farinha Panko?”, pois bem, Panko é uma de farinha de rosca muito usada no Japão para empanar (é a mesma usada no preparo de sushi hot roll).

Por ter um grânulo maior por conta do processo de moagem, ela permite absorver melhor os temperos, proporcionam uma “crocância” por mais tempo e ainda, absorvem menos gordura.

Após empanar todos os bifes, vamos agora fritá-los. Amigos desbravadores da cozinha sugiro que vocês empanem todos os bifes primeiro para somente depois fritá-los, pois fazendo os dois ao mesmo tempo é possível que não façam nenhum dos dois de forma satisfatória.

Numa frigideira coloquem uns dois dedos de óleo e levem ao fogo alto, novamente digo que organização na cozinha é imprescindível, no momento em que forem fritar já deixem próximo da frigideira o prato com os bifes empanados (figura 7).

Figura 7 – Por segurança coloquem o cabo sempre para as laterais.

 

Quando o óleo estiver quente (uns dois minutos já são suficientes), peguem os bifes empanados com um garfo ou pinça de metal e coloquem na frigideira, primeiro um lado (figura 8) e depois de outro (figura 9).

Figura 8 – Primeiro um lado.

Figura 9 – Depois o outro.

Não vou informar o tempo de fritura, pois depende da intensidade da chama do fogão de vocês, o ideal é fritarem “de olho”, ou seja, coloquem o bife no óleo quente e observem quando ele adquirir a cor característica de bife empanado, ok? Após fritarem coloquem os bifes num prato forrado com papel toalha para reduzir o óleo (figura 10) e (figura 11).

Figura 10 – Não parece delicioso?!

Figura 11 – Servidos?

Os mais “saudáveis” (para não dizer cricris) vão dizer… ” – nossa fritura?!?!”. Pessoal essa refeição não é, certamente, uma das mais saudáveis, mas é daquelas que não se come todos os dias, certo?! Mas se ainda assim vocês não querem comer fritura, coloquem os bifes numa assadeira e levem ao forno por 45 minutos, virado-os na metade do tempo (figura 12).

Figura 12 – No forno também dá para fazer, mas o sabor não é igual.

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.