Bolinha de queijo

E aí pessoal? Tudo beleza? Hoje vou ensinar uma receita daquele que é considerado o melhor  salgado para nove entre dez pessoas (considerando apenas crianças aí é unanimidade…é dez entre dez), estou falando da bolinha de queijo.

Considero a bolinha de queijo um dos mais versáteis salgados possíveis de ser feito, sabem porque? Pela enorme variedade de queijo existente no mercado.

A receita que irei ensinar é feita com o queijo mais comum encontrado no mercado, o queijo mussarela. Mas já comi a bolinha de queijo feita com catupiry, queijo minas e até queijo gorgonzola e com todos esses queijos o sabor era campeão.

Essa receita será a primeira da categoria “comidas de boteco” que irei estrear aqui no blog. Tenho recebido pedidos de amigos para criar essa categoria e ensinar receitas comidas boas de serem degustadas com uma cervejinha, então aqui os seguidores mandam.

Vocês irão precisar de:

  • 1 xícara de chá de leite,
  • 1 colher de sopa de manteiga (ou margarina),
  • 1/2 colher de chá de sal,
  • 1 xícara de chá de farinha de trigo,
  • Aproximadamente 50 gramas de queijo mussarela,
  • 1 ovo misturado em meia xícara de leite,
  • farinha de rosca, e
  • Óleo para fritar.

Como fazer:

A primeira coisa a ser feita é cortar o queijo em cubinhos de aproximadamente 1 centímetro, para isso cortem o queijo em tiras e depois cortem em cubinhos (figura 1).

Figura 1 – Queijo em cubinhos.

Com o queijo cortado, vamos fazer a massa. Numa panela coloquem o leite para esquentar junto com uma colher de sopa de manteiga (figura 2) e 1/2 colher de chá de sal (figura 3). Quando a manteiga derreter incluam a farinha de trigo (figura 4), abaixem o fogo e mexam para misturar tudo (figura 5).

Figura 2 – Manteiga para derreter.

Figura 3 – Sal.

Figura 4 – Farinha de trigo.

Figura 5 – É assim que fica a massa no início.

Pessoal, pela imagem acima parece que a massa não vai ficar boa, correto? No entanto, os ingredientes dentro da panela no fogo baixo, aos poucos, vão começar a cozinhar (isso leva mais ou menos uns três minutos) e a massa vai começar a soltar do fundo da panela (figura 6).

Figura 6 – Após formar essa bola de massa, deixe na panela por mais um minuto mexendo sempre.

Após o tempo de cozimento da massa, transfiram a massa para um balcão de mármore (figura 7), esperem ela esfriar um pouco e comecem a sová-la até que ela fique lisinha (figura 8).

Figura 7 – Massa na pia, agora é só sovar.

Figura 8 – Quando a massa ficar bem lisinha é sinal de que está pronta.

Com a massa pronta, separem o equivalente a uma colher de sopa, moldem em formato de bola, amassem como se fossem fazer um disco (figura 9), coloquem um cubinho de queijo sobre esse disco (figura 10), juntem as abas buscando esconder o queijo (figura 11) e moldem novamente em formato de bolinha esfregando a massa entre as duas mãos (figura 12).

As bolinhas ao final devem ficar mais ou menos do tamanho de uma bolinha de ping-pong. Essa quantidade de massa é o suficiente para fazer 14 bolinhas de queijo (figura 13).

Figura 9 – Amassem as bolinhas tentando fazer um disco.

Figura 10 – Coloquem o queijo bem no centro.

Figura 11 – Fechem a bolinha juntando as abas.

Figura 12 – Utilizem as duas mãos para moldar a bolinha.

Figura 13 – 14 bolinhos.

Numa tigela pequena misturem meia xícara de leite com um ovo (figura 14). Após isso passem individualmente cada bolinha nessa mistura, depois passem na farinha de rosca (figura 15) e reservem os bolinhos (figura 16).

Figura 14 – Leite com ovo.

Figura 15 – Passem as bolinhas na mistura de ovo com leite.

Figura 16 – Passem as bolinhas na farinha de rosca.

Figura 16 – Pronta para fritar.

Agora peguem aquela panela velha que vocês usam só para fritura, coloquem em fogo alto com um óleo bem novinho (reaproveitar óleo de fritura é a pior coisa que vocês podem fazer para estragar seus bolinhos) e após esquentar coloquem os bolinhos aos poucos para fritar (figura 17), o ideal é que o bolinho fique totalmente submerso no óleo (figura 18).

Quando eles ficarem dourados retirem do óleo quente usando uma escumadeira, transfiram para um prato com papel toalha para retirar o excesso de óleo (figura 19) e sirvam ainda quentinho (figura 20).

Figura 17 – Óleo quente pronto para fritar.

Figura 18 – Com o bolinho submerso ele irá fritar por igual.

Figura 19 – Papel toalha irá retirar o excesso de óleo da fritura.

Figura 20 – Servidos?

Observação: Pessoal, moldar os bolinhos é uma tarefa muito fácil! Pelas figuras 9, 10, 11 e 12 vocês podem perceber que as mãozinhas que estão moldando são lindas e bem pequenas, tratam-se das mãos da minha filha caçula que nesse dia veio me ajudar a fazer o seu salgadinho preferido (figura 21).

Figura 21 – Obrigado meu Deus por essa oportunidade!

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

2 comentários em “Bolinha de queijo

    • 30/04/2020 em 13:11
      Permalink

      Obrigado pelo comentário! Desculpa pela demora, acredite só hoje recebi a informação do worpress do seu comentáro!

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.