E aí pessoal? Tudo Beleza? Hoje vou apresentar uma receita que dá vontade de fazer todos os dias, pois é muitíssimo gostosa, fácil de fazer e que tem como principal ingrediente o arroz cozido, aquele que sobrou do dia anterior.
Existem diversas receitas de bolinho de arroz na internet, porém a minha receita é autêntica e eu aprendi a fazer com a Dona Maria, uma senhora muito simpática que trabalhou na minha casa quando morei no interior do Rio Grande do Sul.
Esse bolinho serve como tira gosto (é a forma que mais gosto) acompanhado de uma boa cerveja e serve como acompanhamento de um prato principal.
Vocês vão precisar de:
- 2 xícaras de chá de arroz cozido,
- 1 xícara de chá de queijo parmesão ralado,
- 3 fatias de de presunto picadas,
- 1/2 xícara de chá de cheiro verde,
- 2 ovos,
- 1/4 xícara de chá de leite,
- 3/4 xícara de chá de farinha de trigo
- 1/2 colher de chá fermento em pó.
Como fazer:
Antes de misturar os ingredientes, piquem a cebolinha (figura 1) bem miudinho e cortem as fatias de presunto em quadradinhos também miudinhos (figura 2).
Figura 1 – Cheiro verde é essencial no sabor final.
Figura 2 – Bem miudinho.
Numa tigela incluam as duas xícaras de arroz (figura 3), a xícara de queijo parmesão (figura 4), o presunto picado (figura 5) e o cheiro verde picado.
Figura 3 – Arroz do dia anterior.
Figura 4 – Queijo parmesão ralado.
Figura 5 – Presunto.
Misturem bem esses ingredientes de maneira que fique bem colorido na tigela e em seguida incluam os ingredientes que darão “liga” na massa de vocês: os ovos (figura 6), o leite (figura 7), a farinha de trigo e por último o fermento em pó.
Figura 7 – Leite.
Figura 8 – É uma xícara não tão cheia de farinha de trigo.
Figura 9 – Fermento em pó.
Com todos os ingredientes juntos e misturados, vocês perceberão que a massa ficará com a consistência levemente firme, no meio termo entre um purê de batata e uma massa de coxinha.
Para fritarem os seus bolinhos, vocês não conseguirão “enrolar” bolinhos como normalmente é feito com outros salgados, mas utilizando duas colheres vocês verão que é até mais fácil (figura 10).
Figura 10 – Faça pequenos bolinhos utilizando duas colheres.
Levem ao fogo médio uma panela com óleo até a metade e quando estiver quente, façam os bolinhos com as colheres e coloquem no óleo quente para fritar (figura 11).
Figura 11 – Fritem 4 unidades por vez.
Quando os bolinhos estiverem dourados, retirem da panela com uma escumadeira e coloquem para escorrer num papel toalha para retirarem o excesso de óleo (figura 12).
Figura 12 – Retirem o excesso de óleo num papel toalha.
Uma dica: Fiquem atentos para não deixarem o óleo esquentar demais, pois dessa forma a massa dos seus bolinhos ficará crua por dentro. Se perceberem que seus bolinhos estão ficando dourados muito rápido, é sinal que o óleo está quente demais.
Fritem e escorram todos e sirvam ainda quente. Vocês verão o sucesso que esse bolinho de arroz irá fazer entre seus familiares e amigos (figura 13).
Figura 13 – Servidos?