Bolinho de arroz

E aí pessoal? Tudo Beleza? Hoje vou apresentar uma receita que dá vontade de fazer todos os dias, pois é muitíssimo gostosa, fácil de fazer e que tem como principal ingrediente o arroz cozido, aquele que sobrou do dia anterior.

Existem diversas receitas de bolinho de arroz na internet, porém a minha receita é autêntica e eu aprendi a fazer com a Dona Maria, uma senhora muito simpática que trabalhou na minha casa quando morei no interior do Rio Grande do Sul.

Esse bolinho serve como tira gosto (é a forma que mais gosto) acompanhado de uma boa cerveja e serve como acompanhamento de um prato principal.

Vocês vão precisar de:

  • 2 xícaras de chá de arroz cozido,
  • 1 xícara de chá de queijo parmesão ralado,
  • 3 fatias de de presunto picadas,
  • 1/2 xícara de chá de cheiro verde,
  • 2 ovos,
  • 1/4 xícara de chá de leite,
  • 3/4 xícara de chá de farinha de trigo
  • 1/2 colher de chá fermento em pó.

Como fazer:

Antes de misturar os ingredientes, piquem a cebolinha (figura 1) bem miudinho e cortem as fatias de presunto em quadradinhos também miudinhos (figura 2).

Figura 1 – Cheiro verde é essencial no sabor final.

Figura 2 – Bem miudinho.

Numa tigela incluam as duas xícaras de arroz (figura 3), a xícara de queijo parmesão (figura 4), o presunto picado (figura 5) e o cheiro verde picado.

Figura 3 – Arroz  do dia anterior.

Figura 4 – Queijo parmesão ralado.

Figura 5 – Presunto.

Misturem bem esses ingredientes de maneira que fique bem colorido na tigela e em seguida incluam os  ingredientes que darão “liga” na massa de vocês: os ovos (figura 6), o leite (figura 7), a farinha de trigo e por último o fermento em pó.

  Figura 6 – Ovos.

Figura 7 – Leite.

Figura 8 – É uma xícara não tão cheia de farinha de trigo.

Figura 9 – Fermento em pó.

Com todos os ingredientes juntos e misturados, vocês perceberão que a massa ficará com a consistência levemente firme, no meio termo entre um purê de batata e uma massa de coxinha.

Para fritarem os seus bolinhos, vocês não conseguirão “enrolar” bolinhos como normalmente é feito com outros salgados, mas utilizando duas colheres vocês verão que é até mais fácil (figura 10).

.

Figura 10 – Faça pequenos bolinhos utilizando duas colheres.

Levem ao fogo médio uma panela com óleo até a metade e quando estiver quente, façam os bolinhos com as colheres e coloquem no óleo quente para fritar (figura 11).

Figura 11 – Fritem 4 unidades por vez.

Quando os bolinhos estiverem dourados, retirem da panela com uma escumadeira e coloquem para escorrer num papel toalha para retirarem o excesso de óleo (figura 12).

Figura 12 – Retirem o excesso de óleo num papel toalha.

Uma dica: Fiquem atentos para não deixarem o óleo esquentar demais, pois dessa forma a massa dos seus bolinhos ficará crua por dentro. Se perceberem que seus bolinhos estão ficando dourados muito rápido, é sinal que o óleo está quente demais.

Fritem e escorram todos e sirvam ainda quente. Vocês verão o sucesso que esse bolinho de arroz irá fazer entre seus familiares e amigos (figura 13).

 

Figura 13 – Servidos?

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.