E aí pessoal? Tudo beleza? Vocês certamente conhecem muitas pessoas que não são fãs de receitas feitas com o bacalhau, correto? Porém o bolinho de bacalhau é uma das exceções dessa regra. Quando preparado com um bacalhau de qualidade, temperado com temperos frescos e frito no azeite é sucesso absoluto! Porém esse bolinho de bacalhau nas condições ditas anteriormente custa os “zóiodacara”.
Fazer o bolinho de bacalhau, acreditem, é bem fácil. O que é difícil e chato é enrolar os bolinhos um a um para fritá-los depois. Por essa razão hoje vou ensinar um bolinho de bacalhau de frigideira.
Vocês vão precisar de:
- 600 gramas de batata asterix (preferencialmente),
- 1 colher de sopa de azeite,
- 2 colheres de sopa de alho,
- 2 colheres de sopa de cebola ralada,
- 300 gramas de bacalhau já dessalgado,
- 1 ovo,
- 1/2 xícara de cheiro verde.
Como fazer:
Coloquem o bacalhau numa panela grande com água suficiente pra cobrir todo o bacalhau e levem ao fogo alto para cozinhar (figura 1).
Figura 1 – A panela tem que ser grande, pois será a mesma que cozinhará as batatas.
Quando a água ferver, abaixem o fogo e deixem o bacalhau cozinhando por 5 minutos, após isso retirem-nos da água utilizando uma escumadeira. Após o bacalhau esfriar, desfiem em lascas menores descartando as peles e as espinhas (figura 2).
Figura 2 – Fiquem atentos para tirarem todas as espinhas.
Após descascar as batatas e cortá-las em pedaços menores coloquem para cozinhar na mesma água em que foi cozido o bacalhau (Figura 3).
Figura 3 – Cozinhem as batatas na mesma água do bacalhau.
Após 15 minutos de cozimento, espetem com um garfo uma das batatas e se estiver macia escorram. Com elas ainda quentes, amassem com um amassador ou mesmo um garfo (figura 4). Após isso reservem.
Figura 4 – Amassem grosseiramente as batatas.
Numa frigideira em fogo alto, coloquem uma colher de sopa de azeite, duas colheres de sopa de alho e quando esse começar a ficar dourado incluam duas colheres de sopa de cebola ralada (figura 5).
Figura 5 – Quando o alho ficar dourado incluam a cebola.
Logo após perceberem que a cebola e o alho estiverem ligeiramente fritos na frigideira, incluam o bacalhau desfiado em lascas e refoguem por uns cinco minutos (figura 6). Após isso reservem.
Figura 6 – É essencial refogar o bacalhau no azeite, no alho e na cebola.
Para preparar a massa do bolinho de bacalhau vocês devem acrescentar um ovo nas batatas amassadas (figura 7), após isso misturar o bacalhau refogado (figura 8) e por último acrescentar o cheiro verde (figura 9). Misturem tudo e pronto! (figura 10).
Figura 7 – Ovo para dar liga.
Figura 9 – Cheiro verde para dar um toque especial.
Figura 10 – Massa pronta para fritar!
Para fritar, escolham uma frigideira grande, porém menor do que um prato de jantar (vocês entenderam o motivo dessa exigência mais tarde), e conforme o tamanho da frigideira que você escolheu, coloquem de uma a duas colheres de sopa de azeite (figura 11).
Figura 11 – Azeite suficiente para cobrir o fundo da panela.
Com a frigideira ainda desligada e com auxílio de uma espátula de silicone coloquem porções da massa do bolinho por cima do azeite, tentando não misturar a massa com o azeite. Ao final vocês deverão ter um grande disco da massa em toda superfície da frigideira (figuras 12 e 13). Após espalharem um pouco mais de azeite por cima da massa, liguem a frigideira em fogo muito baixo e tampem (figuras 14 e 15), deixando nessa condição de 5 a 10 minutos (conforme a intensidade da chama do seu fogão).
Figura 12 – Coloquem a massa por cima do azeite, sem contudo misturar com ele.
Figura 13 – Tentem arredondar as laterais para deixá-lo como um disco de massa.
Figura 14 – Esse azeite por cima será necessário para o momento em que fomos virá-lo.
Figura 15 – Tampem a panela e deixem por de 5 a 10 minutos em fogo baixo.
Após o passar o tempo sugerido, vamos realizar a “manobra” para virar o lado do bolinho de bacalhau. Coloquem um prato de jantar apoiado na parte de cima do bolinho vire toda a panela de só vez (Figura 16).
Figura 16 – Não tenham receio! É o mesmo procedimento que é feito para virar um omelete!
Deixem novamente a frigideira tampada por 5 a 10 minutos e após isso retirem da frigideira e coloquem num prato grande (figura 17) e sirvam ainda quente (figura 18).
Figura 17 – Olhem como fica bonito ao ir para a mesa!
Figura 18 – Servidos?