Broa de milho

E aí pessoal? Tudo beleza? Qual a refeição do dia que vocês mais curtem fazer e, principalmente, comer? Eu, apesar de fazer diversas receitas de comidas e acompanhamentos para o almoço e jantar, confesso que prefiro o café da manhã. Curto demais nos finais de semana sair para comprar pão francês e pão de queijo quentinhos e comer com ovos, presunto, manteiga… E, se for junto da família, é melhor ainda!

Uma das coisa que compro além do pão francês e do pão de queijo é a broa de milho. Desde os tempo de Academia Militar, onde fui apresentado para esse “biscoitão”, sempre que posso, compro uma ou duas para mim e para o pessoal de lá de casa (meus dois filhos herdaram essa paixão pela broa de milho).

Devido a esse amor todo pela broa de milho, hoje resolvi ensinar essa receita que é sucesso garantido aqui em casa e que só não faço mais, pois tenho medo das crianças passarem mal de tanto que comem.

vocês vão precisar de:

  • 200 gramas de manteiga,
  • 1 xícara de açúcar,
  • 2 ovos,
  • 1 colher de sopa de erva doce,
  • 3 xícaras de farinha de trigo,
  • 2 xícaras de farinha de farinha de milho média,
  • 1 colher de sopa fermento em pó.

Como fazer:

Antes de qualquer coisa, se vocês possuem uma batedeira não deixem de usá-la, pois irá facilitar demais a preparação dessa receita, porém vocês verão pelas fotos que irei mostrar aqui, que é muito fácil fazer sem esse eletrodoméstico.

Numa tigela incluam a manteiga em temperatura ambiente e o açúcar (figura 1) e misturem bastante até formarem um creme (figura 2).

Figura 1 – É essencial que a manteiga esteja na temperatura ambiente.

Figura 2 – Olhem como fica cremoso.

Após obter o creme de manteiga e açúcar incluam os dois ovos  (figura 3) e, mais uma vez, misturem bastante até os ovos ficarem totalmente integrados ao creme e na sequencia misturem a colher de sopa de erva doce (figura 4).

 

Figura 3 – Ovos no creme.

Figura 4 – Ovos integrados ao creme e a erva doce buscando seu espaço.

O próximo passo é incluir as farinhas. Para isso eu gosto de misturar as duas farinhas (de trigo e de milho) numa outra tigela e misturá-las aos poucos ao creme (figura 5). Vocês perceberão que naturalmente a massa começará a engrossar (figura 6).

Figura 5 – Farinhas misturados e colocadas simultaneamente.

Figura 6 – Percebem que a massa engrossou.

Quando incluírem toda a farinha a massa ficará compacta, porém maleável, nesse momento incluam o fermento em pó (figura 7) e com as mãos misturem e sovem a massa mais um pouco (figura 8). Quando tudo tiver misturado, a massa de vocês ficará com uma textura semelhante a massinha de modelar infantil (figura 9).

Figura 7 – Fermento em pó.

Figura 8 – Misturem com a mão.

Figura 9 – Textura da massa.

O próximo passo é moldar e assar as nossas broas. Peguem um porção da massa, façam uma bola não maior que a palma da mão (figura 10), amassem fazendo o formato de discos (figura 11) e coloquem numa forma untada e farinhada (figura 12).

Figura 10 – A bolinha não pode ficar maior que a palma da mão.

 

Figura 11 – Percebam que o disco também ficou menor que a palma da mão.

Figura 12 – Arrumem os discos numa forma untada e farinhada.

Com todos os discos arrumados na assadeira, levem ao forno pré aquecido em temperatura baixa (200° C) por 25 a 30 minutos ou até ficarem dourados (figura 13).

Figura 13 – Servidos?

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.