Brócolis Gratinado

E aí pessoal? Tudo beleza? Hoje é o dia dos meus amigos desbravadores da cozinha me xingarem… Brócolis?!?! É amigos… Brócolis. Vocês que não curtem este vegetal por achá-lo “sem graça” vou ensiná-los uma receita bem rapidinha e moleza para que “quebrem” este paradigma. Duvido não gostarem!

Vocês vão precisar de:

  • 2 maços de brócolis ninja (pode ser o comum também),
  • 50 gramas de bacon picado,
  • 1 colher de sopa de azeite,
  • 1 colher de sopa de alho picado,
  • Queijo mussarela ralado para gratinar.

Como fazer:

Meus amigos a primeira coisa a ser feita é limpar o brócolis, acredito que muitos não saibam nem por onde começar a “cuidar” do maço de brócolis, acertei? Pois bem, via de regra o maço de brócolis ninja vem inteiro envolvido num filme plástico PVC ou numa bandeja de isopor (figura 1), antes porém de mexerem no brócolis, levem uma leiteira (chaleira) com água para o fogo alto e esperem ferver. Se for o brócolis comum, a forma como é vendida é diferente, mas a forma de limpá-lo é basicamente a mesma coisa.

Figura 1 - Apresento-vos o brócolis.

Figura 1 – Apresento-vos o brócolis.

Enquanto a água ferve, virem o brócolis de cabeça para a baixo e com auxílio de uma faca ou tesoura de cozinha, cortem os talos pequenos separando-os do talo central (figuras 2 e 3)

Figura 2 - Eu prefiro usar uma tesoura de cozinha.

Figura 2 – Eu prefiro usar uma tesoura de cozinha. 

Figura 3 - É para soltar todos os "talinhos" do talo central.

Figura 3 – É para soltar todos os “talinhos” do talo central.

Após soltar todos os “talinhos” coloquem-nos em uma peneira e coloquem-na debaixo de água corrente fria para tirar as possíveis impurezas e em seguida após a água ferver, derramem-na por cima de todos os talinhos tentando não esquecer de nenhum deles, você irá perceber que o brócolis irá até ficar com uma cor verde mais viva (figura 4), em seguida reservem.

Figura 4 - Percebem que o brócolis está "mais verde"?!

Figura 4 – Percebem que o brócolis está “mais verde”?!

Numa frigideira grande em fogo alto coloquem o bacon picado e em seguida a colher de sopa de azeite (figura 5) e quando o bacon começar a “derreter” coloquem o alho picado (figura 6). Esperem por uns 3 minutos para que o alho comece a fritar (porém sem queimar) e em seguida abaixem o fogo e incluam o brócolis reservado (figura 7) mexendo suavemente para não destruir os “talinhos” do brócolis.

Figura 5 - Pessoal na foto tem bem mais que 50 gramas de bacon, pois nessa ocasião eu fiz essa receita com 5 maços de brócolis, ok?!

Figura 5 – Tem mais que 50 gramas de bacon, pois nessa ocasião fiz com 5 maços de brócolis, ok?!

Figura 6 - O bacon fritou? Então é hora de colocar o alho.

Figura 6 – O bacon fritou? Então é hora de colocar o alho.

Figura 7 - Incluam o brócolis reservado.

Figura 7 – Incluam o brócolis reservado.

Após incluírem o brócolis e com o fogo baixo, mexam bem para que o bacon e o alho incorporem ao brócolis, permanecendo assim por uns 5 minutos, após esse tempo coloquem tudo num refratário (figura 8), cubram com queijo mussarela ralado (figura 9 e 10) e levem ao forno pré-aquecido 230°C até gratinar (figura 11).

Figura 9 - Coloquem tudo num refratário.

 Figura 9 – Coloquem tudo num refratário.

Figura 9 - Se necessário utilizem um ralador.

Figura 9 – Se necessário utilizem um ralador.

Figura 10 - Espalhem o queijo por cima de tudo.

Figura 10 – Espalhem o queijo por cima de tudo.

Figura 11 - Servidos?!

Figura 11 – Servidos?!

Aos amigos que “torcem o nariz” para o brócolis, acreditem vale muito a pena provar essa receita antes de julgá-la.Os amigos que curtem uma comida mais leve, vão dizer “bacon no brócolis?!”, mas pessoal 50 gramas é só para dar um gostinho e ajuda muuuito àqueles que precisam convencer os filhos a comerem um “verdinho”.

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.