Bruschetta

E aí pessoal? Tudo beleza? Como disse no meu post siga em frente, venho me organizando para ter receitas prontas e testadas mais de uma vez para somente depois postá-las, porém esse lanche que fiz hoje à noite deu tão certo e ficou tão maravilhosamente gostosíssimo (viram como eu gostei né…) que resolvi postar quase que imediatamente após ter feito. Na verdade poderia chamar de falsa bruschetta, pois tradicionalmente o queijo utilizado para essa receita é o queijo brie, mas nessa receita utilizei o gorgonzola.

Posso dizer que 80% do sucesso dessa falsa bruschetta se deve ao pão italiano que fiz aqui em casa (figura 1), mas não quero dizer que se vocês comprarem um pão italiano na padaria, não dará certo, porém de todas as vezes que fiz essa receita,  essa foi a que ficou mais gostosa, e acredito que o motivo tenha sido o pão caseiro.

Essa receita de pão italiano eu tirei de um blog de receitas feitas na máquina de pão cujo o link é  maquinadepao.blogspot.com.br e a receita vocês encontram clicando aqui .

Figura 1 – Pão Italiano sensacional.

Vocês vão precisar de:

  • 1 pão italiano (se fizer a receita que indiquei acima, é sucesso absoluto),
  • 2 tomates cortados em cubinhos,
  • 1/2 abobrinha italiana cortada em rodelas,
  • Manjericão desidratado,
  • Alecrim desidratado,
  • 1/2 colher de alho picado,
  • Azeite,
  • Alho frito,
  • Queijo gorgonzola.

Como fazer:

Fiz dois tipos, uma de tomate com manjericão e alecrim e a outra de abobrinha italiana com alho frito, vou ensinar fazer primeiro a de tomate depois a de abobrinha, ok?

Numa frigideira coloquem um fio de azeite, o alho picado e quando o alho dourar coloquem os tomates picados.  Com auxílio de uma colher de bambu mexam durante uns dois minutos no máximo, pois caso o tomate fique tempo demais ele começará a “aguar” e dessa forma irá molhar o pão da bruschetta.

Antes de tirar do fogo coloquem uma pitada de manjericão desidratado e uma pitada de alecrim (Figura 2), após isso reservem.

Figura 2 – Tomate picado “assustados” no azeite, com manjericão e alecrim.

Agora a abobrinha. Numa frigideira coloquem um fio de azeite e em seguida coloquem as rodelas de abobrinha para fritar, primeiro um lado depois o outro (figura 3), depois reservem.

Figura 3 – Primeiro um lado depois o outro.

Para preparar as bruschettas, corte o pão em fatias grossas (figura 4),  coloquem em uma assadeira, umas ao lado das outras e após isso, reguem com muita azeite (figura 5).

Figura 4 – Grossura aproximada de um dedo.

Figura 5 – Muuuito azeite!!!

Após isso, coloquem os “recheios” por cima das fatias de pão. Tomates em algumas  (figura 6 ) e abobrinhas em outras  (figura 7). Por cima das de abobrinha coloquem o alho frito (figura 8).

Figura 6 – Tomate picado.

Figura 7 – Abobrinha refogada.

Coloquem um pouco de queijo gorgonzola por cima dos recheios (figuras 8 e 9) e após isso levem ao forno alto até que o queijo derreta, mas fiquem atentos pois é bem rápido (figura 10 e 11).

Figura 8 – Gorgonzola e tomate… que casal feliz.

Figura 9 – Abobrinha refogada é bom demais.

Figura 10 – Tomate… servidos?

Figura 11 – Abobrinha… servidos?

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.