E aí pessoal? Tudo beleza? Hoje irei trazer para vocês uma receita que estou devendo há alguns anos. Muitos amigos que curtem minhas receitas me pediam para que eu fizesse a postagem dessa receita e eu sempre adiava, e isso aconteceu porque eu não sou o “especialista” nessa receita aqui em casa, mas sim minha esposa. No entanto, após ela mesmo sugerir que eu postasse, estou aqui para ensinar pra vocês.
Vocês irão precisar de:
- 1 cenoura média,
- 1 abobrinha média,
- ½ pimentão vermelho (ou 1 pequeno),
- 1 berinjela
- 1 cebola,
- 4 dentes de alho picados,
- ¼ de xícara de azeitona picada (verde ou preta),
- ¼ de xícara de passas (clara ou escura),
- 1 colher de sopa de orégano,
- ½ xícara de vinagre de vinho tinto,
- 1 xícara de azeite,
- 1 colher de chá de sal (para temperar),
- Sal para “tratar” a berinjela.
Como Fazer:
A primeira coisa que deve ser feita é picar caprichosamente a cenoura (figuras 1 e 2), a abobrinha (figuras 3 e 4), o pimentão (figuras 5 e 6) e a berinjela (figura 7).
Figura 1 – Cenoura média.
Figura 2 – Picadinha.
Figura 3 – Desprezem as pontas.
Figura 4 – Também picadinha.
Figura 5 – Como o pimentão era bem pequeno usei um inteiro.
Figura 6 – Desprezem as sementes.
Figura 7 – Usei duas berinjelas pequenas.
Exceto a berinjela, todos os ingredientes podem ser misturados e reservados juntos. Já a berinjela, após picá-la coloquem numa peneira e cubram com duas a três colheres de sal (figuras 8 e 9), misturando bem para que o sal fique bem distribuído.
Figura 8 – Sal aos poucos sobre a berinjela picada.
Figura 9 – Tente colocar sal em toda berinjela.
Esperem no mínimo uns 15 minutos e observem a quantidade de água que sairá dela (figura 10). Esse processo é muito importante para tirar o gosto amargo da berinjela.
Figura 10 – Percebam como a berinjela murchou.
Passado o tempo de mínimo sugerido, coloquem a peneira embaixo da água corrente da torneira da pia para retirar o excesso de sal (figura 11). Em seguida coloquem a berinjela picada sobre um pano de prato limpo (figura 12) e espremam bastante (figura 13) para deixá-la praticamente seca (figura 14).
Figura 11 – Água abundante.
Figura 12 – O pano de prato ficará manchado depois desse processo.
Figura 13 – Espremam bastante para tirar o excesso de água.
Figura 14 – Prontinho!
Agora é hora de ir para a panela. Coloquem os 4 dentes de alho picados e a cebola picada grosseiramente (figura 15) para refogar em duas colheres de sopa de azeite (figura 16). Quando o refogado começar a fritar no azeite incluam a berinjela (figura 17) e os outros ingredientes picados (figura 18). Abaixem o fogo para o mínimo, misturem bem (figura 19) e incluam ½ xícara de água.
Figura 15 – Cebola cortada grosseiramente.
Figura 16 – Alho e cebola para refogar.
Figura 17 – Berinjela na panela.
Figura 18 – Picados na panela.
Figura 19 – Tudo junto e misturado.
Tampem a panela e deixem os ingredientes cozinhando por uns 10 minutos (pode variar conforme a intensidade do fogão). A cada dois minutos, mexam os ingredientes e observem o fundo da panela para que não fique seco. Caso isso aconteça, incluam mais ½ xícara de água. Ao término do tempo sugerido verifiquem se os ingredientes estão cozidos (figura 20).
Figura 20 – Fiquem atentos a cenoura, pois é a que mais demora para ficar macia.
Desliguem o fogo e incluam ¼ de xícara de azeitona picadas (figura 21), ¼ de xícara de passas (figura 22), a colher de sopa orégano (figura 23), a colher de chá de sal (figura 24), ½ xícara de vinagre de vinho tinto (figura 25) e por fim uma xícara de azeite (figura 26). Misturem todos os ingredientes e tampem a panela para apurar o sabor (figura 27).
Figura 21 – Azeitonas.
Figura 22 – Passas.
Figura 23 – Orégano.
Figura 24 – Sal.
Figura 25 – Vinagre.
Figura 26 – Azeite.
Figura 27- Tampem a panela para apurar o sabor.
Figura 28 – Servidos?
Algumas observações:
1 – Vocês podem comer a caponata logo depois de pronta ainda quente, porém o sabor com o passar dos dias fica ainda melhor.
2 – Se vocês cobrirem toda a caponata de azeite ela durará dias na geladeira, pois será como uma conserva. Mas lembrem-se TODOS os ingredientes devem estar cobertos de azeite.
3 – Vocês podem colocar pimenta a gosto na receita, porém fiquem atentos que com o passar dos dias essa pimenta fica muito apurada.
4 – O MAIS IMPORTANTE!!! Não economizem na qualidade do azeite! Não estraguem a caponata de vocês colocando um “óleo com aroma de oliva”. Uma garrafa de 500 ml de um bom azeite não custa mais do que R$ 20.
Juliana Gonzaga Silva Gonzaga
Hummmm adorei, deu água na boca, vou fazer. Obrigada pela dica.