Carne Ancho assado no forno



E aí pessoal? Tudo beleza? Nos últimos anos, chegou às prateleiras dos açougues do mercado uma carne que tem o nome de Bife de Ancho. Apesar de certa desconfiança no início (principalmente por ser uma carne envolvida numa generosa camada de gordura), hoje ela se tornou muito popular e é utilizada com frequência nos churrascos.

Mas afinal, o que é o bife ancho? Segundo o site da Bom Gourmet Carnes Express Ltda, “O Bife Ancho é a base da costela do bovino. Também conhecido como Ribeye, Entrecôte ou Filé da Costela, essa carne é considerada como uma das mais saborosas, pois possui um excelente teor de marmoreio, que é a gordura saudável, garantindo a sua suculência.”

Logo, fica justificada a razão da camada de gordura que citei antes, mas a boa notícia é que, segundo a definição acima, trata-se de gordura saudável  (como é?! saudável?!?!).

Bem, como esse blog é “Macho Cozinha” e não “homem fitness cozinha”, se é gordura de carne… vamos assá-la no forno.

Você vai precisar de:

  • 1 peça de bife ancho (elas possuem + ou – 1,2 kg);
  • 5 batatas;
  • orégano;
  • sal de parrilha e mix de pimenta a gosto; e
  • azeite para selar a carne.

Como fazer:

Peguem a  peça inteira de carne e temperem com sal e pimenta. Eu utilizei o sal de parrilha que mais grosso que o sal fino de cozinha e mais fino que o sal grosso de churrasco. Se não tiverem sal de parrilha, sugiro utilizar o sal grosso, mas com moderação (figura 1).

Figura 1 – Sal de parrilha e mix de pimenta.

Deixe a carne descansar temperada por uns 10 minutos e em seguida levem para frigideira bem quente com um fio de azeite para selar a carne em todos os lados (figura 2, 3, 4 e 5). Após esse processo, deixem a carne descansar (figura 6).

Figura 2 – Lado 1.

Figura 3 – Lado 2.

Figura 4 – Lado 3.

Figura 5 – Lado 4.

Figura 6 – Carne selada.

Enquanto a carne descansa, descasquem, cortem em rodelas e levem as batatas para cozinhar em água temperada com sal (figura 7). Quando a água começar a ferver, esperem mais 15 minutos e, em seguida, escorram as rodelas de batata.

Figura 7 – Batata descascada e em rodela, pronta para cozimento.

Após o cozimento, escorram as batatas, despejem-nas sobre uma assadeira forrada como papel para assar e temperem com orégano a gosto (figura 8).

Figura 8 – Batata pronta para assar no forno.

Coloquem a carne que estava descansando sobre uma tábua e com ajuda de tiras de barbante, amarrem- na na grade removível do forno (figura 9 e 10).

Figura 9 – Amarrar a carne é bem simples.

Figura 10 – Levante a grade e confirme que está bem presa.

Essa grade deverá ser a grade superior do forno, pois as batatas irão assar no mesmo forno na grade inferior (figura 11).

Figura 11 – Grade superior com a carne e grade inferior com as batatas.

Levem ao forno por 45 minutos à 250°C. Nesse tempo, a medida que a gordura da carne for derretendo irá cair sobre as batatas, dando um gosto especial nelas.

Figura 12 – Carne amarrada assando!

O fato da carne assar suspensa, faz com que ela não fique com um dos lados seco (normalmente o lado que fica em contato com a assadeira), deixando-a muito mais suculenta. Após o tempo sugerido retirem do forno e cortem em tiras (figura 13).

Figura 13 – Servidos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *