Carne assada ao molho de cerveja e laranja

E aí pessoal? Tudo beleza? Vocês conhecem alguém que não goste de carne assada na panela de pressão? Apesar de não ser tão popular como uma picanha ou filé mignon, a carne assada é certeza de sucesso em todos lares, porém para agradar 100 % a carne não pode ficar dura e nem seca, concordam? Então para evitar que esses erros ocorram vou ensinar uma receita de um molho maravilhoso feito de cerveja preta e laranja para deixar a carne bem “molhadinha” e uma “técnica ninja” para deixar a carne mais macia. Vamos lá?

Vocês irão precisar de:

  • 1 peça de lagarto (aproximadamente 2 kg),
  • 1 linguiça calabresa,
  • 3 colheres de sopa de mostarda,
  • 4 folhas de louro,
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio,
  • 100 ml de água vinagre de maçã dissolvidos em 200 ml de água,
  • 1/2 xícara de óleo,
  • 3 cebolas raladas,
  • 2 colheres de alho picado,
  • 1 lata de cerveja preta (não é estilo malzebier),
  • 300 ml de suco de laranja,
  • 4 batatas descascadas e cortadas ao meio.

Como fazer:

A primeira coisa que eu gosto de fazer (que é opcional) é rechear a carne com uma linguiça calabresa, para isso será necessário fazer um corte no sentido longitudinal no centro da carne e colocar nesse corte a linguiça calabresa (figura 1). Não é uma tarefa complicada, mas caso vocês tenham receio de fazerem, peçam ao açougueiro na hora que comprarem a carne.

Figura 1 - Não é uma tarefa complicada, mas caso não você tem receita de fazer, peça ao açogueiro na hora de comprar.

Figura 1 – Não sabe fazer, peçam ao açougueiro.

Agora vamos para o segredo ninja que irá temperar e amaciar a carne ao mesmo tempo. Coloquem a carne dentro de saco grande e temperem com 3 colheres de sopa de mostarda (figura 2) e 4 folhas de louro (figura 3).

Figura 2 - São três colheres apenas.

Figura 2 – São três colheres apenas.

Figura 3 - Folhas de Louro.

Figura 3 – Folhas de louro.

Agora coloquem em um copo de medida 100 ml de vinagre de maçã, 200 ml de água e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e misturem bem, em seguida derramem dentro do saco plástico (figura 4). Após isso, amarrem o saco plástico e levem a geladeira por no mínimo cinco horas (!!!!!!!!), isso meus amigos se querem fazer essa receita no almoço, iniciem o processo de amaciamento na noite anterior, porém se for para o jantar podem iniciar pela manhã (Figura 5).

Figura 4 - Técnica ninja em desenvolvimento.

Figura 4 – Água, vinagre e bicarbonato para amaciar a carne.

Figura 5 - Agora é esperar.

Figura 5 – Agora é esperar.

Passado o tempo mínimo, vamos agora para a preparação. Numa panela de pressão coloquem duas colheres de sopa de óleo (figura 6), as cebolas raladas (figura 7) e o alho picado (figura 8).

Figura 6 -

Figura 6 – Óleo.

Figura 7 -

Figura 7 – Cebola ralada.

Figura 8 -

Figura 8 – Alho picado.

Depois de misturarem bem os ingredientes peguem a carne e coloquem dentro da panela (figura 9), com auxílio de um garfo e uma espátula fiquem mexendo a carne e virando os lados até conseguir deixá-la bem corada em ambos os lados (figuras 10 e 11).

Figura 10 - Carne na panela.

Figura 9 – Carne na panela.

Figura 11 - Será necessário usar dois utensílios de cabo comprido para mexer na carne na panela.

Figura 10 – Será necessário usar dois utensílios comprido para mexerem na carne na panela.

Figura 11 - Carne bem coradinha.

Figura 11 – Carne bem coradinha.

Após a carne ficar bem coradinha, incluam o suco de laranja (figura 12) e a lata de cerveja preta (figura 13), misturem bem e em seguida fechem a panela de pressão e permaneçam com a mesma tampada para cozimento por 40 minutos, sendo que os primeiros 20 minutos devem ser no fogo alto.

Figura 12 - Suco de laranja.

Figura 12 – Suco de laranja.

Figura 13 - Cerveja preta.

Figura 13 – Cerveja preta.

Após 40 minutos, COM CUIDADO, tirem a pressão da panela e incluam as batata para cozimento (figura 14), nesse momento provem um pouco do molho e verifiquem se o sal está de acordo com o gosto de vocês, caso seja necessário corrijam.

Figura 14 - Incluam as batatas.

Figura 14 – Incluam as batatas.

Após colocarem as batatas, fechem a panela novamente e deixem cozinhando na pressão por  mais vinte minutos, após esse tempo tirem a pressão da panela e confiram o “resultado” final da sua obra de arte (figura 15).

Figura 15 - Uma beleza, não acham?!

Figura 15 – Uma beleza, não acham?!

Pronto amigos, a carne assada de vocês está preparada, agora para melhorarem a apresentação na hora de servirem, como sugestão vocês podem fatiá-la numa tábua de carne, colocarem as fatias num prato refratário retangular, cobrir com o molho e colocar as batatas cozidas ao lado da carne (figura 16).

Figura 16 - Servidos?

Figura 16 – Servidos?

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.