carne seca desfiada

Essa é postagem não é uma receita, mas sim uma dica para fazer outras receitas, pois a carne seca desfiada é utilizada em diversas receitas desse blog.

Ingredientes:

  • 500 gramas de carne seca.

Como fazer:

Antes de qualquer coisa vocês terão que dessalgar a carne seca. Essa carne, devido ao seu processo de fabricação, é muito salgada, logo para incluí-la em qualquer receita é necessário que seja colocada de molho em água para retirar parte desse sal.

Eu, sempre que tenho intenção de fazer uma receita com carne seca como ingrediente principal já deixo de molho na véspera trocando a água de vez em quando.

Coloquem a carne seca dessalgada numa panela de pressão para cozinhá-la, e 20 minutos após a panela pegar pressão, desliguem. Esperem toda a pressão da panela sair, abram, descartem toda a água (de maneira que só fique a carne seca cortada grosseiramente no seu interior) e coloquem novamente a tampa da panela de pressão.

Utilizando a força proveniente das malhações que vocês fazem regularmente, agitem (balancem, mexam, movam, sacolejem, sacudam, movimentem, etc) vigorosamente a panela. Imaginem-se fazendo um drink em uma coqueteleira agitando por mais ou menos meio minuto. Após isso abram novamente a panela e surpreendam-se (figura 1).

 

Figura 1 – Carne totalmente desfiada.

Pois é meu amigos, a carne estará quase toda desfiada. Se a qualidade da carne não for das melhores, alguns dos pedaços podem permanecer ainda inteiros (quanto maior a quantidade de nervos na carne, menos desfiada ficará), porém com certeza, estarão bem macios, e dessa forma mais fácil de desfiá-la com as mãos.

Figura 2 – Panela de pressão.

DICA: Eu sempre utilizo a panela de pressão (figura 2) para cozinhar o aipim . Utilizando-a, eu levo apenas 30 minutos de cozimento sob pressão.

SOB PRESSÃO: É quando a panela de pressão, após estar no fogo por algum tempo, começa a fazer aquele chiado característico. Xiiiiiiiii!!!!

 

 

IMPORTANTE:  NUNCA abram uma panela de pressão sob pressão, pois vocês poderão provocar um acidente. É tão perigoso quanto abrir a tampa de um radiador de carro com ele ainda quente.

Para abrirem, aliviem, com auxílio de um garfo, puxando para cima a válvula de segurança que fica na parte de cima da panela (figura 3) e esperem sair todo o barulho característico (xiiiiiiiiiiiiii!!!!!!), após não ouvirem mais nada, abram.

Figura 3 – Panela de pressão.

 

 

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.