Carpaccio de tomate

E aí pessoal? Tudo beleza? Muitas vezes nós, “os” gladiadores da cozinha, dispensamos a salada por ser uma comida que não tem muita graça, certo?! Tenho um amigo que diz que nunca viu o leão (que é considerado o rei dos animais) comer  salada, pelo contrário, só carne vermelha e com muito sangue.

Na minha opinião acredito que se o leão fosse apresentado para uma salada apetitosa e bem temperada acredito que não recusaria kkkkk. Por essa razão, estou aqui hoje para trazer mais uma receita de salada. Na verdade não é uma salada completa como a que apresentei no post salada macho cozinha, mas é uma salada de tomate que pela apresentação e confecção é chamada de carpaccio de tomate.

Vocês vão precisar de:

  • 02 tomates maduros firmes,
  • Azeite,
  • Manjericão desidratado,
  • Queijo parmesão ralado,
  • Folhas frescas de manjericão,
  • Sal e pimenta a gosto,
  • Alcaparras (opcional).

Como fazer:

Peguem os tomates e lavem com sabão em água corrente (figura 1), em seguida  seque-os. Coloquem os tomates numa tábua e com auxílio de uma faca bem afiada ou uma própria para o corte de tomates, cortem em fatias finíssimas ou o mais fina que conseguirem (figura 2).

(1)Figura 1 – Lavem bem com água e sabão, vocês sabem quantas pessoas já coloram a mão nele antes de você?

(2)Figura 2 – Fatias bem finas.

A medida que forem cortando os tomates, arrumem as fatias num prato de vidro ou porcelana sobrepondo ligeiramente uma sobre as outras (figura 3).

(3)Figura 3 – Reconhecem o prato de vidro? Sim!!! É o prato de um micro-ondas.

Após arrumarem as fatias, temperem com sal e pimenta a gosto (figura 3) e em seguida reguem todas as fatias com azeite o tanto quanto queiram (figura 4).

Figura 3 - Sal e pimenta a gosto.Figura 3 – Sal e pimenta a gosto.

(4)Figura 5 – Tratando-se de azeite…para mim muito é sempre pouco.

Após o azeite coloquem um pouco de manjericão desidratado (figura 6) e em seguida o queijo parmesão ralado (figura 7). Não vou precisar a quantidade desses ingredientes, pois depende do gosto de cada. Eu por exemplo exagero no queijo parmesão.

(6)Figura 6 – Manjericão desidratado.

(7)Figura 7 – Queijo parmesão ralado, evitem os que vem em saquinhos.

Seu carpaccio de tomate está pronto, porém antes de servirem, deixem na geladeira por trinta minutos e na hora de levar à mesa coloquem folhas frescas de manjericão por cima de tudo. (figura 8).

(9) Figura 8 – Servidos?

Para os  amigos que gostam, é possível adicionar ao final de toda a preparação,  alcaparras ligeiramente amassadas por cima dos tomates.  Vamos combinar uma coisa? Aqueles que não gostam de tomate, provem essa receita e depois me digam se não mudaram de opinião?! Meu filho que não gostava, agora adora.

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.