Ceaser Salad

E aí pessoal? Tudo beleza? Hoje, atendendo a pedidos, irei trazer uma receita extremamente simples de fazer e que muitas vezes é vendida por um preço alto em restaurantes. A Ceaser Salad é uma clássica salada vendida nos resturantes e uma das versões mais conhecida de sua origem ocorreu na cidade de Tijuana no México onde existia um restaurante localizado dentro do Hotel Caesar’s, cujo o chef era Livio Santini de origem italiana.

Conta-se que pilotos norte-americanos ao chegarem ao hotel pediram uma simples salada ao chef Santini. Na falta de tomates ou outros ingredientes típicos, ele resolveu seguir uma velha receita familiar, do sul da Itália, que sua mãe os alimentava em tempos difíceis: uma salada de folhas, pequenos pedaços de pão fritos com azeite, queijo seco, azeite de oliva, umas gotas de molho inglês e suco de limão. A salada, tendo agradado aos pilotos, foi denominada inicialmente como “salada dos aviadores”; com o tempo, o proprietário do Hotel Caesar’s (César Cardini) registrou-a como sua criação e a divulgou.

De lá para cá a receita vem sendo modificada, podendo ser apreciada com frango, anchovas, pão frito, bacon, camarões e muitos outros ingredientes.

A receita que irei passar aqui é uma das diversas versões existentes no mercado gastronômico, porém foi a que mais se adaptou ao paladar da minha família e tem sido sucesso nos eventos que faço com amigos.

Vocês irão precisar de:

  • 4 fatias de pão de forma;
  • 3 colheres de sopa de maionese;
  • 2 colheres de sopa de azeite extra virgem;
  • 1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto;
  • 1 colher de sopa de mostarda;
  • 2 colheres de queijo parmesão fresco ralado;
  • 2 colheres de sopa de leite;
  • Folhas de alface; e
  • Tomates cereja.

A primeira coisa a fazer é preparar os cubos de pão que vão por cima da salada conhecidos como Crouton (ou Croûton do francês). Peguem as fatias de pão de forma, empilhem uma sobre as outras (figura 1) e cortem com uma faca de serra buscando fazer pequenos cubos (figura 2).

Figura 1 – Fatias de pão empilhadas.

Figura 2 – Fatias cortadas em cubos.

Coloquem esses cubos de pão dentro de uma cesta da air fryer e reguem com azeite tentando molhar todos eles (figura 3), em seguida coloquem os pães para aquecer por no máximo dez minutos a 200°C de temperatura (figura 4).

Esse procedimento pode ser feito no forno convencional, seguindo as mesmas instruções, no entanto pode ser que leve mais tempo para ficar pronto.

Figura 3 – Reguem bem com azeite.

Figura 4 – Depois de prontos, reservem.

Vamos ao molho. Numa tigela coloquem 3 colheres de sopa de maionese (figura 5), 2 colheres de sopa de azeite extra virgem (figura 6), 1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto (figura 7), 1 colher de sopa de mostarda (figura 8), 1 colher de sopa de queijo parmesão fresco (figura 9) e por último, duas colheres de leite (Figura 10). Com auxílio de um batedor misturem todos os ingredientes (figura 11) e dessa maneira o molho de vocês estará pronto.

Figura 5 – Maionese.

Figura 6 – Azeite.

Figura 7 – Vinagre de vinho tinto.

Figura 8 – Mostarda.

Figura 9 – Queijo parmesão fresco ralado.

Figura 10 – Leite fresco.

Figura 11 – Misturem tudo e o molho estará pronto.

Na travessa ou tigela que for servido a salada coloquem as folhas de alface e os tomates cereja (figura 12), reguem com a quantidade de molho que desejarem (figura 13), cubram com quantidade de croutons que julgarem conveniente (figura 14). Para dar uma apresentação ainda mais legal para a salada de vocês, despejem mais uma colher de queijo parmesão fresco ralado por cima de tudo (figura 15) e sirvam logo em seguida (figura 16).

Figura 12 – Alface e tomate cereja.

Figura 13 – Reguem com o molho.

Figura 14 – Croutons para dar “crocância” na salada!

Figura 15 – Queijo para dar uma apresentação ainda melhor para a salada.

Figura 16 – Servidos?

 

FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Caesar_salad

 

 

 

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.