Costela com molho barbecue

E aí pessoal? Tudo beleza? Eu, como muitos dos meus seguidores, gosto de sair com minha família para comer fora. É muito bom sentar em um restaurante, pegar o cardápio, escolher o prato, fazer o pedido, receber o pedido, comer, pagar a conta e ir para casa, tudo isso regado a uma boa conversa com os filhos e com a esposa.

Pois é… Se fosse assim sempre, seria ótimo! Mas a realidade às vezes é diferente. Fila na porta do restaurante para entrar, as crianças reclamando na fila que estão com fome, quando finalmente conseguem uma mesa para você demoram uma eternidade para fazer o pedido, a comida demora outra eternidade para chegar na mesa e a parte mais feliz do almoço é quando a conta chega para pagar e voltar para casa.

Além disso tudo, acho particularmente que alguns restaurantes cobram muito caro pelo que oferecem, não só pelas refeições, mas principalmente pelos serviços prestados.

Diante disso tudo, tenho evitado comer fora. Porém alguns restaurantes oferecem algumas refeições que são sensacionais e que,  por essa razão, ainda me levam a enfrentar  essa maratona de vez em quando e um desses restaurantes é o Outback.

Nesse restaurante, gosto muito de comer uma costela conhecida como Ribs on the barbie, que é uma costela de cordeiro Preparada em chama aberta como manda a tradição australiana, nossa rib é marinada com um mix secreto de temperos“ conforme descrição do próprio site do restaurante.

Após uma demorada pesquisa pela internet (inclusive em sites no exterior) e algumas tentativas, cheguei numa receita muito próxima da receita do restaurante.

Vocês vão precisar de:

  • 1 peça de costela de porco (entre 1kg e 1,5 kg),
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo,
  • 2 colheres de sopa de açúcar refinado,
  • 1 colher de chá de páprica picante,
  • 1 colher de chá de páprica doce,
  • 1 colher de chá de pimenta síria (tem que ser a síria)
  • 1 colher de chá de sal,
  • 1 colher de chá de cebola em pó, (podem substituir por cebola desidratada, mas dobre a quantidade)
  • 1 colher de chá de alho em pó (podem substituir por alho desidratado, mas dobre a quantidade),
  • 1 colher de chá de fumaça em pó (opcional, pois é difícil de ser encontrada),
  • 50 ml de coca-cola,
  • 1 pitada de pimenta escura,
  • Molho Barbecue.

Como fazer:

Peguem a costela e coloquem sobre uma assadeira com os ossos para cima e retirem a membrana que cobre esses ossos (figura 1). Como se trata de uma membrana bem fina, se vocês usarem uma faca irão rompê-la e terão muito trabalho para tirarem, por essa razão aconselho utilizarem inicialmente o cabo de uma colher ou garfo (figura 2) e depois puxarem-na arrancando o restante (figura 3).

Figura 1 – Costela com ossos para cima.

Figura 2 – A membrana é bem fina, usem o cabo de uma colher ou garfo.

Figura 3 – Depois de tirarem a parte inicial com uma colher, o restante sai puxando.

Em seguida, coloquem a costela por cima de três folhas de papel alumínio de maneira que sobre papel para envolvê-la completamente e façam furos em toda extensão da carne (figura 4). Após isso reservem.

Figura 4 – Coloquei uma tábua por baixo para não furar as folhas de papel alumínio.

Coloquem todos os temperos (com exceção da coca-cola e da pimenta escura) numa tigela e com ajuda de um garfo ou foyer misturem bastante para até obterem uma mistura uniforme (figura 5). Somente depois incluam a coca-cola (figura 6) para obterem um “molho” (figura 7).

Figura 5 – Tudo junto e misturado.

Figura 6 – Acreditem… é coca-cola mesmo.

Figura 7 – “Molho” pronto.

Espalhem esse “molho” sobre toda extensão da costela (de maneira que nenhuma parte fique sem tempero) tanto no lado da carne, como no lado dos ossos  (figura 8) e salpiquem um pouco de pimenta escura sobre o molho (figura 9). Seja moderado na pimenta, pois no “molho” já tem pimenta síria e páprica picante.

Figura 8 – Espalhem sem medo.

Figura 9 – Pimenta escura entra agora.

Agora espalhem duas colheres de sopa de molho barbecue (daqueles prontos vendidos em mercados) somente no lado da carne da costela (figura 10) e em seguida fechem as folhas de papel alumínio individualmente (figuras 11 e 12).

Figura 10 – Não precisa espalhar o barbecue, pois irá se misturar enquanto cozinha dentro do papel alumínio.

Figura 11 – Envolvam primeiro em uma folha.

Figura 12 – E depois nas outras.

Levem a costela ao forno preaquecido a 230°C por uma hora e meia, lembrando que esse tempo é em função do peso da costela (de 1 Kg a 1,5 Kg), se comprarem uma maior (mais pesada) aumentem o tempo de forno proporcionalmente. Após o tempo sugerido retirem a costela do forno e coloquem sobre uma assadeira (figuras 13 e 14).

Figura 13 – O aroma já é sensacional.

Figura 14 – Transfiram para uma assadeira.

Mais uma vez espalhem molho barbecue sobre a costela, mas dessa vez cobrindo toda a extensão da carne (figura 15), levem novamente ao forno por mais 15 minutos (figura 16) e após esse tempo sirvam ainda quente, pois é mais saboroso (figura 17).

Figura 15 – Essa foto não condiz com a quantidade que usei, coloquei muito mais que isso.

Figura 16 – Prontinho para servir!

Figura 17 – Servidos?

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

2 comentários em “Costela com molho barbecue

    • 05/12/2020 em 21:45
      Permalink

      Muito obrigado pelo comentário! Compartilhe o site com os seus amigos!

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.