Crepe

E aí pessoal? Tudo beleza? Após o período de férias em o blog ficou parado sem novas publicações, retorno hoje com a receita que foi a mais curtida quando postei no perfil do Macho Cozinha do Instagram.

Quem não gosta de comer um crepe como lanche? Imaginem então comer essa delícia no conforto do seu lar, de maneira fácil e divertida! Imaginaram? A única exigência para fazer essa receita é que utilizem uma frigideira antiaderente boa, aquela que você faz um ovo e ele não fica agarrando no fundo da panela, estamos combinados?

O sabor do recheio é a critério de cada um, irei ensinar um recheio salgado que será o de pizza e um recheio doce que será o de banana com canela.  Então sem perder muito tempo vamos para a preparação.

Para a massa vocês irão precisar de:

  • 2 xícaras de leite,
  • 2 xícaras de farinha de trigo,
  • 4 ovos,
  • 2 colheres de sopa de amido de milho (conhecido como maisena),
  • 2 colheres de sopa de azeite (ou óleo)
  •  2 colheres de sopa de queijo parmesão.

Como fazer:

Fazer a massa é bem fácil basta colocar no liquidificador o leite (figura 1), a farinha de trigo (figura 2), os ovos (figura 3), as colheres de amido de milho (figura 4), as colheres de azeite (figura 5) e o queijo parmesão (figura 6) e bater tudo por dois minutos.

Figura 1 – Leite.

Figura 2 – Farinha de trigo.

Figura 3 – Os quatro ovos.

Figura 4 – As duas colheres de amido de milho.

Figura 5 – As colheres de azeite.

Figura 6 – Por fim o queijo parmesão.

O próximo passo é o mais complicado da receita, pois com a massa pronta é hora de assá-la na frigideira. Peguem aquela frigideira boa que vocês têm e com ajuda de um pincel de silicone ou mesmo uma folha de papel toalha untem o interior da frigideira (figura 6).

Figura 6 – É só para dar uma leve untada na frigideira.

Despejem uma concha de massa na frigideira untada (figura 7) e inclinem a panela em todas as direções de maneira que a massa se espalhe por toda a superfície antiaderente na frigideira. Para cada disco de massa que vocês irão preparar na frigideira utilizem uma concha de tamanho normal.

Figura 7 – Inclinem a panela em todas as direções para que todos os espaços fiquem preenchidos.

Deixem a frigideira em fogo baixo até perceberem que a massa está começando a perder o brilho de massa crua e ganhando textura de uma panqueca (figura 8), passem ligeiramente uma espátula por baixo das pontas do disco na frigideira e se percebem que ela assou completamente e está “solta” da frigideira virem-na para assar o outro lado (figura 9).

Figura 8 – Primeiro um lado.

Figura 9 – Depois o outro.

Meus amigos desbravadores da cozinha, com a frigideira quente depois de fazer o primeiro disco será necessário mais presteza para colocar outra concha, ou seja, assim que despejarem mais massa inclinem bastante a frigideira para todos os lados para espalharem-na por toda a superfície.

Para terem uma ideia, nas fotos acima uma concha cheia de massa fica perfeitamente espalhada numa frigideira de 28 centímetros de diâmetro e no total foram preparados 10 discos que depois de prontos ficaram reservados para a preparação dos recheios (figura 10).

Figura 10 – Pode não parecer, mas tem dez discos sobrepostos nessa foto.

Para o recheio salgado vocês irão precisar de:

  • 300 gramas de mussarela ralada,
  • 2 fatias de presunto cortado em tiras,
  • 1 tomate pequeno picado,
  • 1 colher de sopa de orégano.

Como fazer o recheio:

Peguem todos os ingredientes (figura 11) e misturem aos poucos numa tigela (figura 12). Esse é uma sugestão de recheio salgado que estou dando, vocês podem tentar com diversos outros ingredientes da preferência de vocês como frango, salaminho, camarão…

Figura 11 – Todos os ingredientes prontos para a mistura.

Figura 12 – Apesar de simples o sabor ao final é fantástico.

Para o recheio doce vocês irão precisar de:

  • 2 bananas picadas,
  • 2 colheres de sopa de açúcar,
  • 50 ml de água,
  • 1/2 colher de chá de canela em pó.

Como fazer:

Coloquem duas colheres de açúcar numa frigideira em fogo alto (figura 13) e quando caramelizar incluam as bananas picadas (figura 14).

Figura 13 – Açúcar para caramelizar.

Figura 14 – Perceberam o açúcar caramelizando na frigideira?

Mexam um pouco e quando perceberem que a misturam começou a “agarrar” no fundo da panela incluam 50 ml de água filtrada (figura 15). Quando perceberem que parte da água evaporou,  incluam a canela em pó e desliguem o fogo.

Da mesma forma que o recheio salgado que sugeri, esse de banana é apenas uma das opções de recheio doce que vocês podem fazer. Que tal substituírem nessa receita de recheio ensinada, a banana pela maçã? Ou então fazer um outro recheio com banana e Nutella?

Figura 15 – A água é para fazer aquele caldinho doce.

Figura 16 – A canela é aquele toque especial.

Pronto amigos! Discos prontos, recheios prontos, então só nos resta preparar nosso lanche e degustá-lo! Coloquem um disco numa superfície lisa e coloque parte do recheio bem no centro dele (figura 17).

Figura 17 – A quantidade de recheio é por conta de cada um.

Agora fechem as pontas da massa (como se tivessem fechando um envelope) de maneira que o recheio desapareça (figura 18) e dessa forma vocês terão os seus crepes prontos. Façam isso com todas as massas (figura 19).

Figura 18 – Entenderam? Uma imagem vale mais que mil palavras.

Figura 19 – Todos recheados e prontos para retornarem para a frigideira.

Com todos os crepes recheados, falta apenas retornar com eles para a mesma frigideira em fogo baixo onde as massas foram feitas (figura 20), esquentando primeiro um lado e depois o outro por aproximadamente 5 minutos.

Figura 19 – Cinco minutos de cada lado é o suficiente para esquentar o recheio.

Figura 20 – Servidos?

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.