Doce de cupuaçu com chocolate

E aí pessoal?  Tudo beleza? Dando continuidade as tentativas bem sucedidas de fazer sobremesas, hoje irei ensinar mais uma sobremesa cuja ideia da receita surgiu de um bombom que minha esposa comeu uma única vez na vida (eu, por exemplo, ainda não comi), que segundo ela, é a melhor combinação do chocolate com fruta. 

Com a informação da combinação desse bombom e às vésperas do dia das mães resolvi fazer uma surpresa para minha esposa. Por ocasião da preparação do almoço comemorativo da data festiva, afirmei que faria uma torta de maracujá de sobremesa para almoço (e realmente fiz), porém de surpresa, fiz também um doce de cupuaçu com chocolate.

Essa fruta de origem da Amazônia é muito difícil de ser encontrada em outras regiões do Brasil, porém aquelas polpas congeladas vendidas em saquinhos de 100 gramas são encontradas facilmente nos mercados.

Vocês irão precisar de:

  • 2 caixas de creme de leite,
  • 1 lata de leite condensado,
  • 200 ml de polpa de cupuaçu,
  • 1 envelope de gelatina sem sabor
  • 1 barra de chocolate de preferência.

Como fazer:

No liquidificador coloquem o leite condensado (figura 1), o creme de leite (figura 2), a polpa de cupuaçu (figura 3), o envelope de gelatina em pó sem sabor, dissolvido conforme as instruções do fabricante da marca que vocês compraram (figura 4) e após isso batam tudo até obterem uma mistura homogênea (figura 5).

Figura 1 – Leite condensado.

Figura 2 – Creme de Leite.

Figura 3 – Normalmente as polpas das frutas são vendidas em porções de 100 ml.

Figura 4 – O envelope de gelatina sem sabor deve ser hidratado conforme instruções do fabricante da marca que compraram.

Figura 5 – Batam tudo até bater uma mistura homogênea.

Após obterem uma mistura homogênea, desliguem o liquidificador e despejem todo o conteúdo numa tigela média (figura 6) ou caso tenham interesse, vocês podem distribuir igualmente em taças de sobremesas.

Figura 6 – Eu optei por colocar tudo numa tigela.

Acreditem, metade de sua receita está pronta!  Em seguida, peguem a barra de chocolate,  quebrem em pedaços menores, ponham em uma tigela pequena (figura 7) e levem ao micro-ondas (figura 8) para derreter.

Figura 7 – A barra de chocolate em pedaços menores.

Figura 8 – Derreter no micro-ondas é mais prático do que fazer em banho maria.

Meus amigos desbravadores da cozinha, não irei “amarrar” o tempo de permanência no micro-ondas, pois pode variar de aparelho para aparelho. Sugiro que coloquem de 30 em 30 segundos e cada intervalo verifiquem a consistência do mesmo com auxílio de uma espátula de silicone (figura 9) e quando o chocolate estiver amolecido incluam a outra caixa de creme de leite  (figura 10).

Figura 9 – No meu caso foram necessários 45 segundos para derreter quase tudo.

Figura 10 – Creme de leite no chocolate derretido.

Pronto, após misturarem o creme de leite no chocolate derretido e obterem uma “massa” de chocolate homogênea despejem sobre o creme de cupuaçu (figura 11).

Figura 11 – Chocolate por cima do creme de cupuaçu.

Espalhem o chocolate derretido de maneira uniforme por toda a superfície do creme de cupuaçu (figura 12) e esperem por no mínimo 4 horas na geladeira para servirem (figura 13).

Figura 12 – Percebem as duas camadas?

Figura 13 – Servidos?

 

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

3 comentários em “Doce de cupuaçu com chocolate

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.