Donut

E aí pessoal? Tudo beleza? Como disse na minha última postagem estive viajando de férias durante quase todo o mês de dezembro, me impossibilitando de postar qualquer receita devido a correria da viagem. No entanto, o fato de não ter postado nada não significa que fiquei distante da cozinha e, principalmente,  das ideias de receitas para postar.

Os amigos mais próximos puderam ver nas minhas redes sociais que estive viajando para a Flórida, nos Estados Unidos, particularmente para a Disney.

Na viagem pude provar aquela rosquinha americana normalmente coberta com chocolate, doce de leite ou açúcar que já havia visto diversas vezes em desenhos e filmes americanos, mas que nunca tinha tido vontade de provar. Não sei se felizmente ou infelizmente (pois acho que engordei uns três quilos só com esse doce), provei o tal do Donut (esse é o nome da rosquinha) e hoje entendo perfeitamente o motivo dele fazer parte do cardápio americano, pois fiquei apaixonado pelo sabor.

Acontece que aqui no Brasil, após chegar de viagem, procurei esse doce nas padarias de minha cidade e não encontrei e por esse motivo busquei uma receita em um site americano para repassar para vocês. Confesso que não segui a receita fielmente, pelo contrário, fiz umas adaptações que foram aprovadas pelo melhor controle de qualidade que disponho… os meus filhos.

Vocês irão precisar de:

  • 2 xícaras de farinha de trigo,
  • 2 colheres de sopa de açúcar refinado,
  • 1/2 xícara de leite,
  • 1 ovo,
  •  1/4 de xícara de margarina,
  • 1/2 colher de sopa de fermento biológico seco.

Como fazer:

Em um tigela ou diretamente sobre o balcão coloquem todos os ingredientes: A farinha (figura 1), o açúcar (figura 2), o leite (figura 3), o ovo e a manteiga (figura 4) e o fermento.

Figura 1 – Farinha de trigo.

Figura 2 – Açúcar.

Figura 3 – Leite.

Figura 4 – Ovo e manteiga.

Misturem todos os ingredientes até obterem uma massa homogênea que desgrude totalmente do balcão (ou da tigela se optarem por utilizar uma) e na sequência sovem a massa por uns 5 minutos em um balcão de mármore (figura 5). Após isso coloquem a massa em um pote (tirem a massa do mármore frio) e deixem descansar por uns 30 minutos (figura 6).

Figura 5 – Gosto de pegar a massa com as mãos e batê-la fortemente contra a pia.

Figura 6 – O mármore frio “atrapalha o descanso” da massa.

Após o tempo sugerido de descanso, espalhem um pouco de farinha de trigo no balcão e abram a massa com ajuda de um rolo (figura 7). Em seguida cortem os discos utilizando formas próprias para isso ou a boca de um copo grande e por fim cortem as partes centras do disco da mesma forma (figura 8). IMPORTANTE: A massa deve ficar com espessura de 1 a 2 centímetros.

Figura 7 – A massa tem que ficar com 1 a 2 centímetros de espessura.

Figura 8 – Utilizei um copão para cortar os discos e uma forma do mickey para cortar o centro.

A medida que forem cortando os discos, juntem o restante da massa, abram novamente e façam novos discos, de maneira que  terminem com toda a massa (figura 9).

Figura 9 – Tudo aberto! Vamos para o óleo.

Em uma panela alta coloquem óleo limpo para esquentar e quando estiver quente coloquem os discos um a um (figura 10). Fiquem atentos, pois ficam dourados rapidamente e a medida que forem ficando prontos coloquem para escorrer (figuras 11 e 12).

Figura 10 – Coloquem óleo na quantidade suficiente para cobrir os discos.

Figura 11 – Escorram primeiro em uma grade.

Figura 12 – Depois escorram em papel toalha.

Com os  donuts prontos, vamos deixá-los com a cara das rosquinhas americanas colocando uma cobertura por cima deles. Vou apresentar duas sugestões extremamente fáceis.

Vocês vão precisar de:

  • 1 barra de chocolate ao leite,
  • 1/2 caixinha de creme de leite,
  • Confeitos coloridos (opcional),
  • 2 xícaras de açúcar de confeiteiro,
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha.

Como fazer:

Os três primeiros ingredientes são para fazer uma cobertura de chocolate, para isso repitam os mesmos passos que ensinei na receita de cupuaçu com chocolate e em seguida coloquem os donuts (um de cada vez) dentro do pote com a cobertura de chocolate (figura 13), em seguida coloquem para escorrer o excesso (figura 14) e por fim coloquem confeito por cima da camada de chocolate (figura 15).

Figura 13 – Coloquem até a metade do Donut dentro do pote com o chocolate.

Figura 14 – Coloquem para escorrer o excesso de chocolate.

Figura 15 – Coloquem os confeitos com ajuda de uma colher.

A outra cobertura que vou ensinar é de açúcar. Em uma tigela coloquem as xícaras de açúcar de confeiteiro (figura 16), incluam três colheres de sopa de água (figura 17) e uma de essência de baunilha (figura 18). Misturem tudo com um foyer (figura 19) e pronto, cobertura de vocês estará pronta.

Figura 17 – Passe o açúcar em uma peneira para aproveitar somente os grãos mais finos.

Figura 18 – Incluam as colheres de água.

Figura 19 – E por fim a colher de essência de baunilha.

Figura 20 – Misture bem e pronto!

Agora é fazer o mesmo que foi feito com os Donuts de chocolate, ou seja, mergulhá-los até a metade nessa cobertura de açúcar (figura 21), deixá-los escorrer um pouco para retirar o excesso (figura 22) e consumi-los com moderação (risos).

Figura 21 – Coloquem até a metade do Donut dentro da tigela.

Figura 22 – Coloquem para escorrer o excesso de cobertura de açúcar.

Figura 23 – Servidos?

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.