E aí pessoal? Tudo beleza? Hoje vou apresentar uma receita que resolvi fazer por gostar demais de empanados e, principalmente, por ter visto um vídeo de um site de receita estrangeiro em que o cozinheiros empanava pedaços inteiros de frango. Como comer frango inteiro empanado não faz parte do nosso cardápio aqui no Brasil eu adaptei para a nossa realidade, porém mantive um pouco do exagero estrangeiro com relação ao tamanho dos empanados.
Você vai precisar de:
- 2 peitos de frango inteiros,
- 2 potes de iogurte natural,
- 2 ovos,
- 1 colher de chá de gengibre ralado,
- 2 xícaras de chá de farinha de trigo,
- 1/2 colheres de chá de sal,
- 1 colher de chá de tomilho,
- 1 colher de chá de manjericão,
- 1 colher de chá de páprica picante,
- 1 colher de chá de orégano,
- 2 colheres de sopa de alho desidratado.
Como fazer:
Peguem os peitos de frango e dividam em duas metades (figura 1), coloquem uma dessas metades em um saco plástico transparente (figura 2) e com auxílio de uma martelo de carne batam no peito de frango (figura 3) buscando fazer com que dobre de tamanho deixando-o mais fino (figura 4). Faça isso com todos os pedaços e reservem.
Figura 1 – Dividam o peito de frango em dois.
Figura 2 – Coloquem dentro de um saco plástico transparente.
Figura 3 – Martelem do centro do peito para as pontas.
Figura 4 – Perceberam que ele dobrou de tamanho.
Em uma tigela grande coloquem o iogurte, os ovos (figura 5), mexam para misturar (figura 6), coloquem o gengibre ralado (figura 7), mexam mais uma vez e por fim incluam os frangos nessa mistura (figuras 8 e 9). Levem a tigela para a geladeira por no mínimo uma hora.
Figura 5 – Ovos no iogurte.
Figura 6 – Misturem bem.
Figura 7 – Gengibre ralado.
Figura 8 – Incluam o frango na mistura.
Figura 9 – Cubram todo o frango e levem à geladeira.
Vamos agora preparar a farinha para empanar nosso frango. Em uma tigela coloquem a farinha de trigo, o sal (figura 10), o tomilho (figura 11), o manjericão (figura 12), a páprica picante (figura 13), o orégano (figura 14) e o alho desidratado (figura 15). Para encerrar essa etapa, misturem todos os temperos (figura 16) que estão na farinha e, se gostarem, temperem com pimenta moída a gosto.
Figura 10 – Sal é a gosto, essa medida é uma sugestão.
Figura 11 – Tomilho desidratado.
Figura 12 – Manjericão desidratado.
Figura 13 – Páprica picante.
Figura 14 – Orégano
Figura 15 – Alho desidratado
Figura 16 – Misturem com auxílio de uma colher.
Estamos próximos de terminar. Retirem o frango que estava na geladeira, coloquem ao lado da tigela de farinha (figura 17) e empane-os um de cada vez. Caso seja necessário utilizem uma colher para cobrirem completamente o frango com a farinha (figura 18).
Figura 17 – A organização ajuda a sujar menos sua cozinha.
Figura 18 – Após o colocarem o frango na tigela, cubram com uma colher.
Quando perceberem que toda a umidade do frango “desapareceu” por causa da farinha, retirem (figura 19) e coloquem separados um por cima do outro (figura 20). Sugiro que empanem todos os peitos de frango para somente depois fritá-los.
Figura 19 – Retirem da farinha.
Figura 20 – Acomodem-nos uns por cima do outros.
Agora só falta fritar, para isso levem o prato com os empanados para próximo da panela de óleo (figura 21) e quando o óleo estiver quente coloquem os frangos um a um para fritarem (figuras 22, 23 e 24), com cuidado para não respingar óleo quente em vocês. Após fritarem, coloquem os peitos de frango empanados sobre um papel toalha para retirar o excesso de óleo e sirvam em seguida.
Figura 21 – É essencial que a panela seja grande, maior que os peitos de frango.
Figura 22 – Óleo quente? Bife na panela!
Figura 23 – Fique atento com os respingos, cuidado!
Figura 24 – Filé completamente coberto pelo óleo.
Figura 25 – Servidos?