Ensopadinho de carne

E aí pessoal? Tudo beleza? Hoje vou apresentar uma receita que certamente traz a memória da infância de muitos, pois quem nunca comeu um ensopadinho feito pela vovó?  Pois é, tentei diversas vezes e na última tentativa acho que acertei no tempero.

Vocês vão precisar de:

  • 1,5 kg de coxão duro;
  • 3 colheres de sopa de alho picado;
  • 1/2 colher de sopa de sal;
  • 2 cebolas roxas picadas;
  • 1 xícara de chá de vinho tinto seco;
  • colheres de sopa de manteiga;
  • 3 cenouras pequenas;
  • 2 batatas;
  • pimenta a gosto; e
  • cheiro verde a gosto.

Como fazer:

Cortem a carne em cubos grandes de espessura de dois dedos (figura 1, 2 e 3). Temperem com as duas colheres de sopa de alho picado (figura 4),  meia colher de sopa de sal (figura 5), 1 cebola roxa picada (figura 6) e 1 xícara de vinho tinto seco (figura 7). Deixem a carne imersa nesse tempero por pelo menos duas horas.

Figura 1 – Cortem a carne em “bifes” de espessura de dois dedos.

Figura 2 – Bifes também cortados em cubos de dois dedos de espessura.

 

Figura 3 – Cubos grandes.

Figura 4 – Alho picado.

Figura 5 – 1/2 colher de sopa de sal (sugestão).

Figura 6 – Uma das cebolas picada.

Figura 7 – Vinho tinto seco.

Figura 8 – Tempero pronto.

Enquanto a carne fica no tempero descasquem as cenouras e batatas (figura 9), após isso cortem as cenouras em rodelas e as batatas em tiras grossas (figura 10).

Figura 9 – Batatas e cenouras descascadas.

Figura 10 – Batatas e cenouras cortadas.

Após a carne permanecer no tempero vamos para panela. Em uma panela de pressão bem quente coloquem pedaços de carne aos pouco com a intenção de selar a carne (figura 11 e 12). Com auxílio de um pegador de macarrão ou até mesmo um garfo, esfreguem a carne no fundo da panela (vídeo) para que ela fique bem selada e após isso retirem da panela e reservem.

Figura 11 – É isso mesmo.. carne na panela bem quente e sem nada de óleo.

Figura 12 – Virem aos poucos a carne à medida que ficam douradas.

 

Após selar todos os cubos de carne, o fundo da panela certamente estará com o queimadinho grudado, joguem um pouco de água para soltar (figura 13) e logo em seguida incluam as duas colheres de sopa de manteiga, a colher de sopa de alho picado, a cebola roxa picada (figura 14) e por fim, retornem com as carnes (figura 15).

Figura 13 – 100 ml de água é o suficiente.

Figura 14 – Manteiga, alho e cebola refogando.

Figura 15 – Carne de volta para a panela.

Temperem com pimenta a gosto (figura 16) e mexam as carnes com uma colher de pau para que o refogado dê gosto em toda a carne. Façam isso por uns 10 minutos e em seguida coloquem a mistura de tempero da carne (figura 17) e completem com água até cobrir parcialmente as carnes (figura 18).

Figura 16 – Pimenta a gosto.

Figura 17 – Tempero da carne. 

Figura 18 – Água suficiente para cobrir as carnes.

Tampem a panela de pressão e cozinhem por 40 minutos após a panela pegar pressão. Após esse tempo, desliguem o fogo e deixem a panela perder a pressão naturalmente. Em seguida, abram a panela, incluam as cenouras e batatas (figura 19), liguem o fogo novamente  e cozinhem por mais 10 minutos (não precisa ser na pressão).

Figura 19 – Batatas e cenouras para cozinhar.

Após o tempo de cozimento dos legumes, provem um pedaço de cada um para ver se estão na textura ideal, caso estejam acrescentem um punhado generoso de cheiro verde (figura 20) e depois de mais 5 minutos de cozimento transfiram para um pirex de vidro ou porcelana e sirvam imediatamente (figura 21).

Figura 20 – Cheiro verde a gosto.

Figura 21 – Servidos?

 

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.