Escondidinho de carne seca

E aí pessoal? Tudo beleza?! Se vocês gostam de uma boa cerveja e de reunir bons amigos, vocês valorizarão ainda mais a receita de hoje. Em barzinhos e botecos de quase todo o Brasil esse prato é servido em porções individuais e também em porções maiores que servem todos da mesa.

Já ouviram falar de escondidinho? Então. É justamente essa receita que irei ensinar e apesar de poder ser preparada com variados ingredientes, irei ensinar a mais tradicional, o Escondidinho de aipim com carne seca.

Vocês  irão precisar de:

  • 500 gramas de carne seca desfiada,
  • 700 gramas de aipim e 300 gramas de batata,
  • 2 cebolas cortadas em rodelas,
  • 2 colheres de sopa de azeite,
  • 5 colheres de sopa de manteiga,
  • 1 ovo,
  • 1 xícara de leite,
  • 1 xícara de cream cheese,
  • 100 g de mussarela ralada,
  • Sal a gosto.

Como fazer:

Considerando que vocês já estão com a carne seca desfiada. Em uma frigideira grande, aqueçam o azeite, as duas colheres de sopa de manteiga e quando esta derreter coloquem as cebolas em rodelas para refogar (Figura 1). Mexam com auxílio de uma espátula de bambu, até a cebola amolecer e soltar os anéis (figura 2).

. (4)

Figura 1 – Refogando a cebola.

. (5)

Figura 2 – Anéis de cebola.

Após a cebola soltar os anéis, coloquem a carne desfiada reservada para que, junto com os anéis de cebola, fiquem douradinhas (figura 3). Feito isso, apaguem o fogo e reservem.

. (6)

Figura 3 – Carne e cebola douradinhas.

 

Descasquem e coloquem o aipim e a batata em panelas diferentes, cubram ambas com água e temperem com sal a gosto. Como referência, eu utilizei uma colher de sopa para cozinhar o aipim e uma colher de chá para cozinhar a batata.

A batata não tem muito mistério para cozinhar, após estarem macias, desliguem o fogo, amassem e reservem. Já o aipim é mais complicado, pois o tempo de cozimento varia conforme a qualidade do aipim.

Coloquem o aipim para ferver por pelo menos uma hora, após esse tempo, retirem um pedaço da panela e verifiquem se já está macio, caso não esteja, deixem mais um pouco e provem novamente. Repitam esse processo até perceberem que estão macios.

Quando o aipim estiver macio, misture a batata já amassada e amassem os dois juntos, para que a massa de um incorpore na outro (figura 4), repito a dica anterior: amassem enquanto ainda estão quentes, pois é mais fácil.

. (2)

Figura 4 – Batata e mandioca amassada.

 

DICA: Eu sempre utilizo a panela de pressão para cozinhar o aipim. Utilizando-a, eu levo apenas 30 minutos de cozimento sob pressão.

SOB PRESSÃO: É quando a panela de pressão, após estar no fogo por algum tempo, começa a fazer aquele chiado característico. Xiiiiiiiii!!!!

Acrescentem na mandioca e batata amassadas os ingredientes: 3 colheres de sopa de manteiga, a xícara de leite e por último o ovo (figura 5). Em relação ao ovo, se vocês souberem fazer, coloquem primeiro a clara em neve e depois a gema, pois deixará a massa mais cremosa.

Misturem todos os ingredientes até obterem uma massa homogênea e cremosa, coloquem os leites aos poucos, pois dependendo da qualidade do aipim e até da batata, vocês não precisarão utilizar a xícara inteira.

. (3)

Figura 5 – Agora é só deixar tudo junto e misturado.

Pronto. Agora é só montar. Em um refratário de 30 cm x 25 cm previamente untado coloquem metade do purê (figura 6), após isso coloquem toda a carne desfiada refogada com a cebola e cubram com o cream cheese (figura 7). Faça mais uma camada com o restante do purê e por último cubra com queijo que vocês escolheram para gratinar (figura 8).

Figura 8 - Metade do purê.

Figura 6 – Metade do purê.

. (8)

Figura 7 – Camada de cream cheese.

. (10)

Figura 8 – O queijo que eu escolhi foi o parmesão. E vocês?

Por último, levem o escondidinho ao forno médio por aproximadamente 30 minutos ou até gratinar o queijo (Figuras 9 e 10).

DSC04446

Figura 9 – Gratinado é mais bonito.

DSC04448

Figura 10 – Servidos?

Vou dar mais duas dicas para vocês. A primeira: não comecem a fazer essa receita de última hora. O ideal é começarem na véspera colocando a carne de molho, isso irá diminuir o tempo na cozinha e até mesmo poupar o trabalho de dessalgar a carne fervendo.

E a segunda: Vocês podem fazer essa receita de véspera, assim poderão fazer porções individuais (figura 11) para receberem os amigos no dia seguinte, deixando para gratinar somente na hora de servirem.

Figura 14 -Gratinar na hora de servir

Figura 11 -Gratinar na hora de servir.

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

Um comentário em “Escondidinho de carne seca

  • 14/09/2021 em 18:57
    Permalink

    Gostei do site.
    Um artigo melhor que o outro.
    Parabéns pode ter certeza de que ajuda muita gente.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.