E aí pessoal? Tudo beleza? Já disse outras vezes que comida comida preferida é a massa (ou são as massas), qualquer uma delas, desde as mais complicadas até as mais simples.
Como já fiz e publiquei uma receita de nhoque de batata doce e uma de nhocão recheado aqui no blog, hoje resolvi apresentar a mais simples das receitas de massa que existe, o espaguete ao alho e óleo.
No entanto, vou incrementar a receita incluindo umas iscas de carne que darão um sabor ainda mais gostoso para esse prato.
Vocês irão precisar de:
- 1 pacote de 500 gramas de espaguete,
- 300 gramas de contrafilé limpo de gorduras e nervos,
- 2 colheres de sopa de azeite,
- 2 colheres de sopa de manteiga,
- 1 colher de sopa de alho,
- 3 colheres de sopa de salsinha picada.
Como fazer:
A primeira coisa que deve ser feito é cozinhar o espaguete. No minha receita de talharim parisiense já postada no Blog, eu ensinei para aqueles que não sabiam, como é feito o cozimento de qualquer tipo de massa (espaguete, talharim, linguine…), então se algum de vocês não souberem, deem uma olhada lá.
Enquanto o espaguete cozinha, limpem o contrafilé tirando o toda a gordura e nervos que normalmente é encontrado nos entornos da carne e cortem em tiras bem finas (figura 1).
Figura 1 – O miolo do contrafilé é bem limpo e macio.
Com o espaguete cozido e reservado, vamos fazer o complemento de nosso prato. Numa frigideira bem grande (pode ser feito numa panela alta desde que seja grande), incluam o azeite (figura 1), a manteiga (figura 2) e o alho picado (figura 3).
Figura 2 – Azeite para não deixar a manteiga queimar.
Figura 3 – Manteiga.
Figura 4 – Alho picado.
Após incluírem tudo, mexam com uma colher de bambu ou silicone para espalhar o alho por toda a frigideira (figura 5) e em seguida incluam as tiras de contrafilé (figura 6). Percebam que tive que mudar a frigideira por não ter pego uma com laterais mais altas.
Figura 5 – Espelhem o alho por toda a frigideira.
Figura 6 – Incluam as tiras na frigideira de maneira que fiquem bem espalhadas.
Deixem a carne grelhando por uns 5 minutos até as tiras começarem a ficar ligeiramente coradas (figura 7) e logo em seguida incluam a salsinha picada (figura 8).
Figura 7 – Grelhem um lado depois o outro.
Figura 8 – Salsinha picada.
Coloquem e misturem a salsinha picada na carne e em seguida despejem-nas na panela onde foi feito o cozimento do espaguete (figura 9).
Se necessário for, joguem um pouquinho de água por cima da massa cozida antes de receber a carne, pois possivelmente a massa estará um pouco seca e ligeiramente grudada.
Figura 9 – Percebem que o macarrão está soltinho? Foi um pouquinho de água que joguei antes.
Misturem bem as carnes com o macarrão para que elas fiquem bem distribuídas por toda a massa. Após misturarem bem, retornem com o macarrão para a frigideira já com um fio de azeite e esquentem a massa para servir logo em seguida com um pouco de queijo parmesão por cima.
Figura 10 – Após misturado, voltem com a massa para a frigideira para esquentar.
Figura 11 – Servidos?