Espaguete ao molho quatro queijos com presunto parma

E aí pessoal? Tudo beleza? Hoje vou apresentar uma receita que é uma delícia e uma unanimidade entre os amantes de gastronomia, me refiro ao molho quatro queijos. Esse molho é adorado por todos, não conheço nenhuma pessoa que diga que não gosta de degustar, pelo contrário, só de falar em molho quatro queijo muitos já ficam com água na boca.

Por essa razão, hoje vou ensinar (à meu modo) a fazer o molho quatro queijos que é muito tradicional para comer com massas, e, particularmente nessa receita irei apresentar um espaguete ao molho quatro queijos no qual além do molho delicioso irei acrescentar presunto parma picado.

Essa receita é muito fácil de fazer e também muito rápida, porém vocês irão precisar de um eletrodoméstico conhecido como mixer, pois iremos usá-lo. Vocês podem me perguntar: “Dá para fazer sem esse eletrodoméstico?”, minha resposta é sim, porém a receita já não será rápida e nem tão fácil.

Vocês irão precisar de:

  • 3 colheres de sopa de manteiga,
  • 2 colheres de sopa de alho picado,
  • 400 ml de leite,
  • 200 gramas de queijo gorgonzola,
  • 200 gramas de queijo gouda,
  • 150 gramas de queijo brie,
  • 200 gramas de queijo parmesão,
  • 2 colheres de sopa de amido de milho,
  • 4 fatias de presunto parma picadas.

 

Como fazer:

Numa panela alta em fogo baixo coloquem uma colher de sopa de manteiga e quando derreter incluam uma colher de sopa de alho picado (figura 1). Esperem o alho ficar dourado e incluam o leite (figura 2).

Figura 1 – Alho na manteiga.

Figura 2 – Leite na panela

Com o fogo ainda baixo, coloquem os queijos em porções pequenas no leite, preocupando-se em colocar cada tipo de queijo por vez, primeiro o brie, depois o gouda (figura 3), depois o gorgonzola (figura 4) e por último o parmesão (figura 5).

Figura 3 – Comprei um queijo gouda com ervas que ficou ainda mais gostoso.

Figura 4 – Queijo gorgonzola.

Figura 5 – Queijo parmesão.

EM TEMPO: Meus amigos o queijo gorgonzola é o terceiro queijo mais consumido de toda a Itália (país de origem) e tem esse nome pois é originário da cidade de… Gorgonzola. Neste tipo de queijo,  no processo de maturação, são injetados fungos (esse motivo daquelas partes esverdeadas).

Esse fungo quando misturado com leite quente tende a talhá-lo. E é exatamente isso que ocorrerá com o nosso molho! Possivelmente seu molho está com uma característica de leite talhado (figura 6).

Figura 6 – Percebem?

Para “salvar” nosso molho, acrescentem as colheres de sopa de amido de milho diluída em 50 ml de água (figura 7) e utilizem o mixer para bater o molho dentro da própria panela por uns dois minutos (figura 8). Após esse último passo, ainda com fogo baixo, deixem o molho apurando  por uns três minutos, apaguem o fogo e reservem.

Figura 7 – Maizena pra dar uma engrossada.

Figura 8 – Perceberam que a consistência do molho mudou?

Agora é só cozinhar o espaguete conforme o tempo sugerido no pacote (figura 9) e depois de escorrê-lo dar uma ligeira refogada de aproximadamente três minutos na mesma panela em que foi cozido com duas colheres de sopa de manteiga e uma de alho (figura 10).

Figura 9 – O cozimento é conforme o tempo sugerido.

Figura 10 – Ligeira refogada na manteiga e no alho.

Agora é a melhor parte,  coloquem uma porção de espaguete em um prato fundo, cubram com uma concha generosa do nosso molho quatro queijos e cubram com um pouco de presunto parma picado (figura 11).

Figura 11 – Servidos?

 

 

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

9 comentários em “Espaguete ao molho quatro queijos com presunto parma

  • 08/09/2019 em 22:04
    Permalink

    Hoje vou tentar este prato vizinho.
    Só não tenho todos os queijos, mas vou improvisar.

    Resposta
    • 09/09/2019 em 01:39
      Permalink

      Opa! O improviso é sempre interessante… Boa sorte!

      Resposta
    • 13/11/2020 em 10:08
      Permalink

      Muito obrigado! Você fez o meu dia melhor!

      Resposta
  • 11/03/2021 em 13:01
    Permalink

    quero fazer esse prato para 5 pessoas hoje! as suas medidas servem quantas pessoas?

    Resposta
    • 11/03/2021 em 23:09
      Permalink

      Serve facilmente 6 pessoas. Obrigado pelo seu comentário!

      Resposta
    • 26/06/2021 em 14:58
      Permalink

      essa receita serve até 6 pessoas… peço desculpas pela demora! não sei o motivo, mas todos os comentários não foram carregados pelo servidor. Siga-me no Instagram @machocozinha

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.