E aí pessoal! Tudo beleza? Hoje vou trazer uma receita que fiz atendendo um pedido de um amigo no nosso primeiro churrasco do ano de 2022 e que, como o resultado final foi muito elogiado, desde então em todos os eventos desse tipo tenho que levar o Feijão Tropeiro “duLessa” para agradar a todos.
“O feijão tropeiro é um prato típico da culinária tropeira, associado às culinárias locais principalmente dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. O nome do prato faz alusão à atividade comercial que surgiu a partir do século XVII que visava a integração principalmente de povoados das regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Basicamente pode ser composto de feijão misturado à farinha de mandioca, torresmo, linguiça, ovos, alho, cebola e outros temperos.
Vocês vão precisar de:
- 2 colheres de sopa de manteiga;
- 150 g de bacon picadinho,
- 2 colheres de sopa de alho picado;
- 2 cebolas picadas;
- 250 g de paio picadinho;
- 500 g de feijão carioquinha cozido e escorrido,
- 4 ovos fritos inteiros e picadinhos;
- cheiro-verde a gosto
- 1 xícara de farinha de mandioca crua,
- Um molho de couve cortada em tiras finas (opcional),
- sal e pimenta a gosto.
Como fazer:
Numa frigideira em fogo alto fritem bem o paio picado na própria gordura dele (figura 1) e, após isso, reservem. A ideia é que eles fiquem ligeiramente torrados (figura 2).
Numa panela alta em fogo alto coloquem as duas colheres de sopa de manteiga e o bacon picado (figura 3). Quando o bacon começar a “derreter” coloquem o alho picado (figura 4) e dois minutos depois a cebola picada (figura 5).
Quando tudo na panela estiver bem douradinho, abaixem o fogo e incluam o feijão cozido misturando tudo delicadamente para não “desmanchar” o feijão (figura 6).
Com o feijão e os temperos refogados bem misturados incluam o cheiro verde (figura 7), os ovos fritos (figura 8), o paio picado torrado reservado (figura 9) e por último a farinha (figura 10). Sirvam ainda quente (figura 11).
OBS1: Se tiverem com disposição, “transforme” a farinha em farofa de manteiga antes de misturá-la ao feijão tropeiro.
OBS: Se optarem por colocarem a couve, refoguem-na em uma colher de sopa de manteiga e uma colher de sopa de alho antes misturá-la ao feijão tropeiro.
Consulta sobre o feijão tropeiro foi feita aqui