Filé à francesa

E aí pessoal? Tudo Beleza? Hoje vou trazer uma receita de um filé. Caramba… Filé?!?! Sim meus amigos desbravadores da cozinha, será uma receita de Filé, porém não qualquer um e sim um dos mais procurados em restaurantes do ramo de carnes, o filé à francesa. Esta é uma excelente opção para variar o cardápio e sair daquele “bifinho trivial” que você costuma fazer, pois nada mais é do que incluir quatro ingredientes distintos naquele filé na chapa que vocês costumam fazer.

Vocês vão precisar de:

  • 1/2 kg de carne em bifes (se puder ser filé mignon, ótimo, mas com alcatra também ficará show),
  • 2 colheres de sopa de margarina,
  • 1 colher de sopa de azeite,
  • 2 colheres de sopa de alho picado,
  • 2 cebolas cortadas em rodelas,
  • 150 gramas de presunto cortado em tiras,
  • 1 xícara de chá de ervilha congelada (tem que ser a congelada),
  • 1 xícara de chá de batata palha,
  • Sal e pimenta à gosto.

Como fazer:

A primeira coisa a ser feito é temperar os bifes com alho picado, sal e pimenta à gosto (figura 1) e em seguido levá-los para grelhar na numa frigideira com a manteiga derretida e o azeite (figuras 2, 3 e 4).

Figura 1 - Alho, sal e pimenta.

Figura 1 – Alho, sal e pimenta.

Figura 2 - Manteiga e azeite só esperando os bifes.

Figura 2 – Manteiga e azeite só esperando os bifes.

Figura 3 - Primeiro um lado.

Figura 3 – Primeiro um lado.

Figura 4 - Depois o outro lado.

Figura 4 – Depois o outro lado.

Após virarem os bifes na frigideira deem uma leve grelhada e retirem eles de maneira que a frigideira permaneça ainda com a gordura da manteiga e do azeite (figura 5) e de imediato coloquem as rodelas de cebola na frigideira (figura 6).

Figura 5 - Bifes fora da frigideira.

Figura 5 – Bifes fora da frigideira.

Figura 6 - Cebolas para grelhar.

Figura 6 – Cebolas para grelhar.

Deixem as rodelas de cebola por uns 3 minutos grelhando e em seguida virem-nas para grelhar o outro lado, caso a frigideira esteja muito seca, coloquem mais um fio de azeite (figura 7).

Figura 7 - Rodelas de cebola grelhando com um pouco mais de azeite.

Figura 7 – Rodelas de cebola grelhando com um pouco mais de azeite.

Com auxílio de uma colher de bambu mexam as rodelas de cebolas na frigideira até que naturalmente as rodelas “se transformem” em anéis, quando isso ocorrer coloquem o presunto em tiras na frigideira (figura 8) e mexa para que o presunto incorpore na nas cebolas (figura 9).

Figura 8 - Presunto fatiado também para grelhar.

Figura 8 – Presunto fatiado também para grelhar.

Figura 9 - Cebola e presuntos incorporados.

Figura 9 – Cebola e presuntos incorporados.

Quando perceberem que o presunto e a cebola já estão bem incorporados um ao outro incluam a ervilha por cima de tudo (figura 10) e mais uma vez mexam a mistura de cebola, presunto e agora a ervilha até obterem uma mistura homogênea e quando isso ocorrer retirem tudo da frigideira e reservem (figura 11).

Figura 10 - Ervilha por cima de tudo.

Figura 10 – Ervilha por cima de tudo.

Figura 11 - Retirem a guarnição francesa e reservem.

Figura 11 – Retirem a guarnição francesa da frigideira e reservem.

Com a frigideira ainda quente retornem com os bifes para agora grelharem de forma definitiva, porém para manter o bife suculento e “no ponto” não permitam que a frigideira seque (figura 12).

Figura 12 - Agora sim grelhando de forma definitiva os bifes.

Figura 12 – Agora sim grelhando de forma definitiva os bifes.

 Com os bifes grelhados e suculentos retornem com a guarnição à francesa reservada por cima dos bifes (figura 13) e permaneçam com a frigideira no fogo até esquentar a guarnição à francesa.

Figura 13 – Tudo por cima dos bifes.

 Agora é colocá-los numa travessa bonita (apresentação do prato faz parte da receita) com a seguinte disposição: os bifes por baixo, na sequência a mistura de cebola, presunto e ervilha (guarnição à francesa) e por cima de tudo (e somente na hora de servir) a batata palha (figura 14).

Figura 15 - Servidos?!

Figura 14 – Servidos?!

Pessoal caso vocês procurem na internet existem diversas receitas diferentes para essa receita. Na verdade os ingredientes são os mesmos, o que muda (e muito) é a proporção de deles; existem receitas com somente meia cebola em rodelas, mas em compensação a mesma receita inclui dois PACOTES de batata palha, enfim é ao gosto de quem faz.

Outro detalhe que pode ter causado estranheza foi o fato de eu ter grelhado os bifes em dois momentos, faço isso para que o sabor da guarnição realmente penetre no bife no momento em que grelho os bifes pela segunda vez e por fim gosto de colocar a batata palha somente no final e por cima de tudo, pois se colocá-la antes ela tende a ficar molhada e murcha. Recomendo demais essa receita.

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.