Frango com cenoura

E aí pessoal? Tudo beleza? Hoje irei trazer uma receita muitíssimo saborosa na qual a maior dificuldade, está em cortar as cenouras. Não acreditam?

A receita não é de minha autoria, aprendi a fazer com a minha querida sogra e a mim coube apenas dar uma apresentação melhor e incrementar um pouco mais nos temperos.

INGREDIENTES

  • 500 gramas de peito de frango,
  • 1 cenoura grande ou duas médias,
  • 2 colheres de sopa de manteiga,
  • 1 colher de sopa de azeite,
  • 1 colher de sopa de alho picado,
  • 1 cebola ralada,
  • 1 caixa de creme de leite,
  • 1 xícara de cream cheese,
  • 1 limão,
  • 1 colher de sopa de vinagre de vinho branco,
  • 1 colher de sopa de orégano,
  • 1/2 colher de chá de colorarau.

COMO FAZER
Coloquem os peito de frango em uma tigela marinando por 30 minutos na mistura de suco de um limão, uma colher de sopa de vinagre de vinho branco, uma colher de sopa de orégano, meia colher de chá de colorau e complete com sal e pimenta a gosto.

Durante o tempo em que o frango estiver marinando, cortem as cenouras em palitos, buscando deixá-los os mais finos possíveis. A finalidade de cortar em palitos dessa maneira é para que a cenoura cozinhe enquanto refoga, dessa forma não será necessário cozinhá-los previamente e eles não ficarão duros na hora que a comida estiver pronta.

Pelo fato de cortar a cenouraem palitos ser o mais complicado dessa receita, vou dizer como faço para cortar.

Após descascarem a cenoura, cortem em duas ou três partes (conforme o tamanho da cenoura que escolheram). Após isso peguem cada parte dessa e cortem longitudinalmente em quatro fatias, em seguida cortem cada fatia dessa em tiras finas (figura 1).


Figura 1 – Cortar as cenouras em palitos finos é o mais complicado da receita.

Após passar o tempo em que ficou marinando, cortem os peitos de frango em tiras pequenas e preferencialmente na espessura de um dedo, para que a apresentação do seu prato ao final fique mais bonita (figura 2). Após cortá-los reservem.


Figura 2 – O frango deve ser cotado em tiras em tamanhos e espessuras semelhantes.

Numa frigideira em fogo alto coloquem uma colher de sopa de manteiga, uma colher de sopa de azeite, o alho picado e por fim a cebola ralada (figura 3). Em seguida após a cebola ficar ligeiramente frita coloquem as cenouras cortadas em palitos (figura 4).


Figura 3 – Vamos ao refogado.


Figura 4 – Cenoura em palitos.

Após uns cinco minutos vocês perceberão que as cenouras começarão a ficar levemente amolecidas (figura 5), quando isso acontecer, retirem do fogo.


Figura 5 – É com essa aparência que deve ficar a cenoura.

Na mesma frigideira em que vocês refogaram a cenoura, coloquem mais uma colher de manteiga e quando ela derreter coloquem o frango para grelhar (figura 6) sempre mexendo com uma colher de bambu para que as iscas refoguem por igual.

Vocês irão perceber que, inicialmente, o frango naturalmente irá “aguar”, porém após uns 5 a 10 minutos essa “água” irá começar a evaporar. Antes que a panela seque por completo retornem com a cenoura para a frigideira (figura 7).


Figura 6 – Frango para grelhar.


Figura 7 – De volta à frigideira.

Após colocar de volta os palitos de cenoura misturem mais uma vez para que eles incorporem no frango. Grelhem mais um pouco o frango e cenoura até que a frigideira fique quase que seca.

Quando isso ocorrer coloquem o fogo no mínimo e misturem o creme de leite para dar início ao processo de confecção do molho.


Figura 8 – Creme de leite fazer o molho.

O último passo é, com o fogo desligado, colocar o cream cheese na temperatura ambiente (figura 9), porém isso só deve ser feito no momento em que a comida for à mesa (figura 10).


Figura 9 – Cream cheese somente na hora de servir.


Figura 10 – Servidos?

Caso esse intervalo de tempo (entre colocar o creme de leite e servir à mesa) seja muito grande é bem provável que o creme de leite fique frio e com aspecto de seco. Caso isso aconteça coloquem uma xícara de leite na frigideira e levem ao fogo baixo para aquecer novamente o creme de leite e aí sim incluam o cream cheese.

E aí o que acharam? Essa comida é muito gostosa e também é uma forma de fazer com que as crianças que, normalmente não comem legumes, comam uma “cenourinha” refogada.

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

2 comentários em “Frango com cenoura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.