Frango desfiado

E aí pessoal? Tudo beleza? Em algumas receitas que postei aqui blog e certamente em outras que ainda irei postar, uso como ingrediente principal o peito de frango desfiado. Hoje irei trazer mais um post para a categoria descomplicando, pois irei ensinar como desfiar um peito de frango de maneira extremamente rápida e sem trabalho.

Antes de desfiar um peito de frango é necessário cozinhá-lo, para fazer isso vocês terão que usar aquela panela diferente que tem no armário da cozinha, aquela com uma tampa que possui uma válvula, que por muitas vezes vocês tiveram (ou ainda têm) medo de usá-la, pois assim como eu, também ouviram diversas histórias sobre ela explodir na cozinha… Sim, estou falando sobre a panela de pressão, não tenham medo, peguem-na e vamos usá-la.

Para tranquilizar os “desbravadores da cozinha” que acompanham meu blog e tentam fazer minhas receitas, vou dar uma pequena aula de ciências sobre o funcionamento da panela de pressão? 

Quando vamos cozinhar qualquer alimento em água, queremos deixá-lo macio para utilizá-lo em nossas receitas, e normalmente para fazer isso de forma muuuuito mais rápida utilizamos a panela de pressão. Porém alguma vez vocês se perguntaram porque o cozimento na panela de pressão é mais rápido? Pois bem, vou explicar.

Quando colocamos água para ferver em uma panela normal, sabemos que a água está fervendo quando ela começa a borbulhar, ou seja, quando começa entrar em ebulição. Não vou aprofundar a explicação sobre a temperatura em que a água entra em ebulição, pois teria que explicar sobre pressão atmosférica, mas para facilitar vamos considerar 100° C (temperatura ao nível do mar).

Por que usamos a panela de pressão? Usamos porque quando a água passa do estado líquido para vapor, ela deixa de cozinhar o alimento, porém como a tampa possui uma borracha responsável pela vedação total da panela ela impede que o vapor de água escape e, com isso, faz com que a água não entre em ebulição em 100° C, mas sim em temperaturas mais elevadas, o que faz com que o alimento cozinhe mais rápido.

Essa pressão atinge um determinado limite e empurra a válvula com pino que fica na tampa da panela. Assim, qualquer vapor em excesso é liberado por essa válvula, impedindo que a pressão extrema faça a panela explodir. Nos dias de hoje as panelas de pressão ainda possuem uma válvula de segurança que funcionam quando a válvula principal não funciona corretamente. Se não lavarmos direito a válvula com pino, pedaços de comida podem entupi-lo e, então, a válvula de segurança será acionada, impedindo que a panela exploda.

A explosão de uma panela de pressão é extremamente violenta, podendo levar a graves ferimentos e até à morte. Por isso, não se descuide! Sempre retire a válvula com pino e lave com água corrente, enfiando um arame ou palito de dente bem fino por sua entrada (Figura 1).

Figura 2 - Panela de pressão

Figura 1 – Panela de pressão

Consegui explicar o funcionamento da panela? Bem como os cuidado que de vemos ter de limpar sempre a válvula de pino? Espero que sim, vamos então voltar ao peito de frango desfiado.

 Você irá precisar de:

  • 1 peito de frango sem pele e sem osso,
  • 2 ou 3  folhas de louro,
  • 1 colher de sopa de sal,

Como fazer:

Numa panela de pressão com água até a metade (figura 2) coloquem o  peito de frango sem pele e sem osso, as folhas de louro e a colher de sopa de sal (lembrando que sal é a gosto).

Figura 2 – Tudo pronto para o cozimento.

Fechem a panela de pressão e levem ao fogão em fogo alto, após pegar pressão* permaneçam mais 20 minutos com a panela no fogo. Após esse tempo tirem a pressão da panela** e abram para ver se o frango já está cozido (figura 3).

Após o frango estar cozido, retirem toda a água da panela, bem como as folhas de louro e com o frango ainda quente tampe novamente a panela.

Figura 3 – Frango completamente cozido.

Com a panela tampada, agitem vigorosamente a panela de pressão em todas as direções por 30 segundos. A finalidade desse ato quase insano é desfiar completamente o frango, acreditem, essa é a forma bem mais simples e prática do que qualquer outra forma que eu já tenha visto ou tentado (figuras 4).

Figura 4 – Frango totalmente desfiado.

IMPORTANTE:  Não abram uma panela de pressão sob pressão, pois vocês poderão provocar um acidente, é tão perigoso quanto abrir a tampa de um radiador de carro com ele ainda quente. Para abrirem, aliviem puxando para cima com auxílio de um garfo a válvula de pino que fica na parte de cima da panela e esperem sair todo o barulho característico (xiiiiiiiiiiiiii!!!!!!), após não ouvir mais nada abram-na.

*PEGAR PRESSÃO: É o termo utilizado na cozinha quando a panela de pressão, após ir ao fogo, começa a fazer o chiado característico.

**TIRAR A PRESSÃO: É o termo utilizado quando, com auxílio de um garfo, levantamos a válvula de pressão da panela “liberando” o chiado característico, ao término do chiado você estará autorizado à abrir a panela.

E aí simples e rápido né?! Não tenham medo de usar a panela de pressão, somente ela é capaz de permitir que um peito de frango cru se transforme em frango desfiado em apenas 30 minutos (figura 5), vamos tentar?

Figura 5 – Antes e depois!

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.