Frango xadrez à minha moda

E aí pessoal? Tudo beleza? Hoje vou ensinar uma receita que gosto demais, porém não fazia aqui em casa, pois achava “um pouco forte” para o paladar das crianças devido aos temperos. No entanto, para fazê-los provar adaptei a receita com temperos mais “leves” e para minha surpresa o prato foi muito bem aceito e agora virou mais um daqueles que as crianças pedem para eu fazer com frequência.

Essa comida é de origem chinesa e é conhecida mundialmente como Gong Bao. Porém aqui no Brasil devido aos seus ingredientes serem cortados em cubos e também por serem bem coloridos recebeu o nome de frango ao xadrez (figura 1).

Figura 1 – Cebola e pimentões cortados em cubos.

Vocês irão precisar de:

  • 500 gramas de peito de frango cortados em cubos já cozidos,
  • 1/2 cenoura,
  • 2 mandioquinhas,
  • 2 colheres de sopa de azeite,
  • 2 colheres de sopa de margarina,
  • 6 colheres de sopa de alho picado,
  • 1 pimentão verde,
  • 1 pimentão vermelho,
  • 2 colheres de sopa de amido de milho dissolvidos em 200 ml de água,
  • 2 colheres de sopa de molho shoyo,
  • 2 colheres de sopa de amendoim sem pele.

Pessoal, como disse na introdução, para deixar essa receita mais agradável para as crianças eu fiz à minha moda e incluí cenoura e a mandioquinha. Para isso cortem-nas em rodelas utilizando uma das faces do seu ralador (figura 2).

Figura 2 – Essa face do ralador é pouco usada, mas é excelente para as espessuras ficarem iguais.

Como a cenoura e a mandioquinha não possuem o mesmo tamanho, tentem fatiar a mesma quantidade de ambas. Com elas fatiadas, levem ao fogo para cozinhar numa panela com água suficiente para cobri-las temperada com uma colher de sopa de sal (figura 3).

Após cinco minutos depois de a água ferver, possivelmente elas estarão cozidas (provem uma para sentirem a textura), escorram e reservem.

Figura 2 – Após a água ferver, deixem por cinco minutos para que fiquem levemente cozidas.

Numa frigideira em fogo alto coloquem uma colher de sopa de azeite, outra de manteiga e quando essa derreter, incluam duas colheres de sopa de alho picado (figura 3). Quando o alho começar a dourar incluam a cebola em cubos (figura 4).

Figura 3 – Alho dourando na manteiga e no azeite.

Figura 4 – Com o alho douradinho é hora de incluir a cebola em cubos.

Com ajuda de uma colher de bambu misturem bem os ingredientes na frigideira até que os cubos de cebola comecem a desmanchar e ficarem semelhantes a pétalas murchas de uma rosa. Nesse momento incluam a mandioquinha e a cenoura reservadas (figura 5).

Figura 5 – Incluam as fatias de cenoura e mandioquinha cozidas.

Continuem mexendo com a colher de bambu e refoguem os legumes no alho e na cebola permitindo, inclusive, que eles deem uma leve dourada (figura 6). Após isso, retirem os legumes da frigideira e reservem.

Figura 6 – Percebem que os legumes estão ligeiramente dourados?

Na mesma frigideira, após retirar os legumes, coloquem novamente uma colher de sopa de azeite, outra de manteiga e quando essa derreter, incluam duas colheres de sopa de alho picado. Quando o alho começar a dourar incluam os pimentões em cubos (figura 7).

Figura 7 – Vamos refogar os pimentões.

Mexam bastante com uma colher de bambu e refoguem os pimentões no alho. Após um tempo aproximado de dois minutos vocês perceberão que eles ficarão murchos, quando isso acontecer, retirem da frigideira e reservem.

Falta pouco. Na mesma frigideira, após retirar os pimentões, coloquem novamente uma colher de sopa de azeite, outra de manteiga e quando essa derreter, incluam duas colheres de sopa de alho picado (sim eu gosto muito de alho). Quando o alho começar a dourar incluam o frango cortado em cubos (figura 8).

Figura 8 – Cubinhos de frango dourados.

Mexam bem o frango até eles também ficarem dourados, quando isso acontecer incluam os pimentões e os legumes reservados (figuras 9 e 10).

Figura 9 – Percebem os pimentões murchos depois de refogados.

Figura 10 – Legumes reservados.

Mexam os ingredientes dentro da frigideira de maneira que eles fiquem uniformemente misturados e logo em seguida despejem a mistura do amido de milho dissolvido na água e as colheres de molho shoyo (figura 11).

Figura 11 – Podem misturar tudo no mesmo copo e jogar por cima dos ingredientes na frigideira.

Vocês irão perceber que essa mistura irá se juntar com os líquidos provenientes dos outros ingredientes e que, devido ao amido de milho, ele irá engrossar e ficará com uma textura de um molho. Quando isso ocorrer desliguem o fogo e, se possível, sirvam de imediato. 

Não esqueçam de, após transferir os ingredientes da frigideira para uma travessa para servir, colocar o amendoim por cima de tudo para dar o toque final ao frango xadrez de vocês (figuras 12 e 13).

Figura 12 – Amendoim por cima de tudo.

 

Figura 13 – Servidos?

E aí pessoal? O que acharam?  Vocês podem perfeitamente fazer com o frango em cubinhos ainda cru, porém terão que esperar mais tempo para cozimento dele no momento em que colocá-los na frigideira. Eu usei esse frango cozido em cubinhos, pois eu já tinha feito anteriormente e tinha ele congelado no freezer.

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.