Hambúrguer Macho Cozinha com molho especial

E aí pessoal? Tudo beleza? Hambúrguer… O que vem na cabeça de vocês quando pensam nessa comida? Via de regra vocês já pensam naqueles lanches prontos acompanhados de refrigerante grande e batata frita grande servidos nos restaurantes de fast food, acertei?!

Na verdade, eu seria um mentiroso se dissesse que não como hambúrgueres das redes de fast food, sim às vezes eu como. Porém toda vez que como um hambúrguer feito em casa como esse que vou ensinar hoje, me arrependo profundamente de ter comido um Big qualquer coisa ou um cheddar qualquer coisa, pois o sabor do feito em casa é muito melhor.

Aqueles que acompanham meu blog sabem o que eu penso sobre os hambúrgueres das redes fast food e por essa razão já ensinei a fazer três hambúrgueres diferentes aqui, o hambúrguer texano, o hambúrguer mequein e o hambúrguer de frango com curry.

Hoje vou ensinar a fazer um hambúrguer de picanha que por si só já é super saboroso, porém também vou ensinar a fazer um molho caseiro que vai deixar ainda mais gostosa essa receita.

Para o hambúrguer vocês vão precisar de:

  • + ou – 750 gramas de picanha moída,
  • 1 cebola pequena moída,
  • 1 colher de sopa de alho picado,
  • 1/2 colher de sopa de chimichurri,
  • sal e pimenta a gosto.

Para o molho especial vocês vão precisar de:

  • 1/2 xícara de chá de maionese,
  • 1/2 xícara de chá de cream cheese,
  • 1 colher de sopa de suco de limão,
  • 1/4 de colher de chá de cebolinha desidratada,
  • 1/4 de colher de chá de salsinha desidratada,
  • 1/4 de colher de chá de alecrim fresco,
  • 1 de colher de chá de alho desidratado,
  • 1 de colher de chá de cebola desidratado,
  • Sal e pimenta a gosto.

Pessoal, antes de iniciarmos a preparação da receita, precisamos conversar sobre a picanha. Como muitos sabem, morei no interior do Rio Grande do Sul  por três anos, e durante esse período, pude aprender a fazer churrasco muito bem (pelo menos essa é a opinião dos meus amigos). Aprendi que não existem grandes segredos em fazer um bom churrasco, mas sim em “manipular” com carinho as carnes que irão para a brasa.

Um dos maiores ensinamentos que tive foi em relação a picanha (carne super tradicional no churrasco). Aprendi que uma boa picanha NÃO PODE passar de 1,5 Kg (sim, somente isso!). E que o que vem a mais de peso naquela peça bonita que você compra no açougue é outro tipo de carne, o coxão duro.

Sabendo disso, para fazer esse hambúrguer, pedi para o açougueiro do mercado a menor picanha embalada a vácuo que ele tinha em exposição e como eu imaginava, a MENOR picanha pesava 1,8 Kg, ou seja, estava pagando picanha e levando coxão duro. O “coitado” do açougueiro nada tinha a ver com a “malandragem” do frigorífico, ele pegou a peça embalada e pesou na minha frente.

Como precisava de mais ou menos 750 gramas de picanha moída, pedi para ele cortar a peça de carne tentando separar 1 kg de picanha inteira e moer o restante (figura 1). Peçam para o açougueiro realizar o corte à partir da parte mais estreita da peça, dessa maneira vocês terão uma picanha perfeita para um futuro churrasco e a carne moída para o hambúrguer predominantemente constituída de picanha.

Figura 1 – Essa imagem explica tudo.

Como fazer o hambúrguer:

Na picanha moída incluam a cebola ralada, o alho picado, a colher de sopa de chumichurri (figura 2) e o sal e a pimenta a gosto (como referência, EU utilizei uma colher de chá de sal e uma 1/4 de colher de chá de  pimenta). Após incluírem todos os ingredientes misturem bem tudo utilizando as mãos (figura 3) até obterem uma massa homogênea (figura 4).

Figura 2 – Com todos os temperos na carne, agora é só misturar.

Figura 3 – Mãos à massa!!!

Figura 4 – Prontinha!

Com a massa pronta é só preparar os hambúrgueres utilizando uma forma especial para isso. Como poucas pessoas possuem uma forma de hambúrguer, na minha receita já publicada de hambúrguer texano eu ensino para aqueles que já têm alguma prática na cozinha, mas se você tem pouca “intimidade” na cozinha eu sugiro vocês olharem na minha outra receita publicada de hambúrguer mequein.

Com hambúrgueres prontos é só colocarem um fio de azeite na frigideira e grelharem os dois lados do hambúrguer no ponto que acharem ideal para vocês (figuras 5 e 6).

Figura 5 – Primeiro um lado.

Figura 6 – Depois o outro.

Com o hambúrguer grelhado é só transferirem para um pão de hambúrguer e comerem com os complementos que desejarem, porém sugiro vocês façam o molho especial que irei ensinar.

Como fazer o molho especial do Macho Cozinha:

Numa tigela coloquem 1/2 xícara de maionese (figura 7),  1/2 xícara de cream cheese (figura 8), uma colher de sopa de suco de limão (figura 9), 1/4 de colher de chá de cebolinha desidratada (figura 10), 1/4 de colher de chá de salsinha desidratada (figura 11), 1/4 de colher de chá de alecrim fresco (figura 12), uma de colher de chá de alho desidratado (figura 13), uma de colher de chá de cebola desidratado (figura 14) e sal e pimenta a gosto. Misturem tudo e estará pronto o molho (figura 15).

Figura 7 – Maionese.

Figura 8 – Para não ter que limpar a outra xícara de medida, coloquei duas medidas de  1/4.

Figura 9 – 1 colher de sopa de suco de limão.

Figura 10 – cebolinha desidratada.

Figura 11 – Salsinha desidratada.

Figura 12 – Alecrim fresco.

Figura 13 – Alho desidratado.

Figura 14 – Cebola desidratada.

Figura 15 – Molho pronto para uso.

Agora sim! Seu hambúrguer já pode ser preparado para ser devorado, coloque o hambúrguer de picanha grelhado num pão de hambúrguer (de preferencia com gergelim), uma colher generosa do molho especial macho cozinha e complemente com umas rodelas de cebola roxa (figura 16).

Figura 16 – Servidos?

 

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

4 comentários em “Hambúrguer Macho Cozinha com molho especial

  • 07/08/2018 em 00:44
    Permalink

    Olá amigo boa noite, sou Rone Caixeta moro no interior de Goiás numa cidade chamada Itapaci. Bom eu estou querendo investir na área de sanduíches, mais conhecido pitdog e gostei muito das receitas de sanduíches montado que você postou, se você puder me enviar algumas receitas com frangos suínos e bovinos seria muito legal, quero fazer uma diferença na minha cidade, pois aqui já tem alguns, pois quero também alguns pratos diferentes, como na culinária francesa, e também a portuguesa, acho que vai ficar muito legal

    Resposta
    • 17/09/2018 em 18:56
      Permalink

      Desculpa a demora para responder, estou com uma atualização no servidor do site que está fazendo as mensagens chegarem atrasadas. Nossa! quanta coisa diferente você quer servir.
      Se eu entendi bem, você está querendo abrir um restaurante, certo? Aconselho você a não “abrir” demais seu cardápio, sanduíches, comida portuguesa e comida francesa são bem diferentes e necessitam de ingredientes bem diferenciado e de difícil estocagem.
      sobre o envio das receitas, no próprio site http://www.machocozinha.com.br existe uma barra à direita que divide minhas receitas postadas da maneira que você pediu: frangos, suínos e bovinos, além de outras no cardápio.Entre no site e veja quais receitas te agradam.
      desde já agradeço sua pergunta.

      Resposta
  • 08/02/2019 em 23:50
    Permalink

    Já ouviu falar de Rubia galega? Então. Tem picanha com mais de 2 kg com certeza. É uma raça bovina de grande porte. Portanto, não se separa picanha de coxão duro pelo peso e sim pela terceira veia.

    Resposta
    • 14/02/2019 em 13:00
      Permalink

      Sem dúvida meu amigo! As picanhas australianas também possuem mais de 2 Kg, mas o mais normal de ser encontrado no mercado não são as carnes de cortes especiais e além do mais usar uma picanha de corte importado para fazer hambúrguer não é nada comum (para não dizer desperdício). Percebo que você também é um bom apreciador da culinária, que legal! No entanto, as receitas do meu blog apesar de poderem ser feitas por qualquer um, elas são detalhadas para aqueles que não possuem menor intimidade na cozinha.
      Não consigo imaginar um cara que não tenha a menor intimidade da cozinha identificar qualquer uma das veias da picanha rsrsrs.
      Agradeço demais o seu comentário e vou colocar uma observação sobre picanhas mais pesadas que 2 kg no final da receita, mais uma vez muito obrigado!

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.