Hambúrguer Mequein

E aí pessoal? Tudo beleza? Hoje vou trazer uma receita de um hambúrguer maravilhoso que pelo menos uma vez por mês fazemos aqui em casa. Em outras duas postagens que fiz nesse blog falei de como são terríveis os hambúrgueres industriais, quando digo terríveis me refiro principalmente a quantidade de gordura, sal e principalmente da qualidade duvidosa da carne utilizada.

Diferentes dos outros hambúrgueres que postei anteriormente no blog, dessa vez irei ensinar uma receita feita apenas com carne bovina.

Vocês irão precisar de: 

  • 500 gramas de alcatra,
  • 50 gramas de bacon,
  • 1 cebola ralada,
  • 100 gramas de presunto,
  • Sal a gosto ( como referência eu usei 1/2 colher de sopa de sal)

Como fazer:

A primeira coisa para confecção desse hambúrguer é providenciar a carne alcatra já moída junto com o bacon. Para isso vocês terão que pedir para o açougueiro após pesar os seus 500 gramas de alcatra, também moer junto o pedaço de 50 gramas de bacon.

Outro ingrediente que vocês irão precisar é uma cebola ralada, para isso após ralarem a cebola no ralo grosso do ralador, sugiro que retirem o excesso da água que naturalmente sai dela, conforme foi ensinado na receita do hambúrguer texano.

Para nosso hambúrguer agora, só falta o presunto ralado, sim ralado!!! Para isso, vocês têm duas alternativas, a primeira (mais fácil) é pedirem para que o atendente do setor de frios do mercado rale para vocês (eles fazem isso, acreditem) ou então ralarem um pedaço inteiro de 100 gramas de presunto no ralo grosso.

De posse da alcatra e do bacon moídos, da cebola e do presunto ralado (figura 1), misturem tudo (figura 2) até obterem uma massa homogênea.

Figura 6 - Tudo pronto para ser misturado. o sal vai depois, ok.

Figura 1 – Tudo pronto para ser misturado.

Figura 6 - Misturar até obter uma massa homogênea.

Figura 2 – Misturem até obter uma massa homogênea.

Com a mistura da carne, do bacon, do presunto e também a cebola, teremos ao final uma massa de quase 800 gramas. Agora é só dividir toda a massa em bolas de tamanhos  iguais (figura 3).   

Figura 7 - Hambúrgures com mais de 100 gramas.

 Figura 3 – Bolas com mais de 100 gramas.

Com as bolas divididas e com auxílio de um prato de jantar e outro de sobremesa, vamos agora abrir os hambúrgueres, para isso untem o prato de jantar com um pouquinho de azeite e coloquem uma das bolas em cima (figura 4 e 5).

Figura 7 - Prato untado com azeite.

Figura 4 – Prato untado com azeite.

Figura 8 - Hambúrguer em cima do azeite.

Figura 4 – Bola de carne em cima do azeite.

Agora com o prato de sobremesa também untando com um pouquinho de azeite (figura 5) pressionem sobre a bola de carne (figura 6).  Pronto está moldado seu hambúrguer (figura 7).

figura x - Prato de sobremesa também untado.

Figura 5 – Prato de sobremesa também untado.

Figura 10 - Pressionar um prato no outro.

Figura 6 – Pressionar um prato no outro.

Figura 10 - Hambúrguer moldado.

Figura 7 – Hambúrguer moldado.

Agora é só levá-los a frigideira com um pouquinho de óleo ou azeite para grelhá-los. Primeiro um lado (figura 8) e depois o outro (figura 9).

Figura 12 - Primeiro um lado.

Figura 8 – Primeiro um lado.  

Figura 8 – Depois o outro.

Pronto agora é só colocar num pão de hambúrguer de sua preferência e colocar os complementos da preferencia de vocês como salada, queijo, molhos e etc (figura 9).

Figura 15 - Servidos?

Figura 9 – Servidos?

DICA: Aqui em casa somos quatro no total e para alimentar todos, grelhei cinco hambúrgueres (eu e o meu filhão dividimos mais um). Os que sobraram enrolei num filme plástico PVC e coloquei no freezer para uma próxima vez (figuras 10 e 11).

Figura 15 - É só enrolar num filme plástico e congelar.

Figura 15 – É só enrolar num filme plástico e congelar.

Figura 16 - Não parece, mas para facilitar no dia que for grelhá-lo, estes dois hambúrgures estão separados por um filme plástico também.

Figura 16 – Para facilitar, estes dois hambúrgueres também  estão separados por um filme plástico.

Já estava esquecendo!!!! Esse nome “Mequein” (concordo, é horrível!), foi criado por mim e quer dizer

MElhor QUE INdustrial.

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.