Ingredientes – A grande dica

E aí pessoal? Tudo beleza? Alguém se aventurou em alguma receita? Não esqueçam de dividir as suas tentativas aqui comigo, tantos os erros como os acertos servem de experiência para todos, estamos combinados? Ok, hoje vou contar um grande segredo da cozinha,  acredito que este será responsável por 40% do sucesso da receita de vocês.

Vocês com certeza já estiveram em uma situação que, devido a um imprevisto ou por não resistirem à beleza da estufa de salgados, comeram uma coxinha de galinha para enganar a fome, certo? Eu já fiz isso várias vezes e, particularmente, sempre opto pelas recheadas com catupiry ou requeijão, porém quando dou a primeira mordida na parte mais gordinha da coxinha para pegar o catupiry e percebo uma “pasta branca” SIMULANDO um catupiry ou requeijão fico muito p… da vida!

Essa historinha que contei é para falar de um dos principais responsáveis pela “gostosura” de uma receita. Já sabem qual é? Muitos devem ter dito que é o catupiry e de fato nesse caso acertaram. Se naquela coxinha em vez de “catupireco ou requeijereco” tivesse catupiry ou requeijão de boa qualidade, possivelmente ao invés de comprar uma eu teria comprado duas e levaria a outra para comer em casa, sacaram?!

Não entendi Eric! Então o grande segredo é colocar catupiry em tudo? Não meus amigos, o segredo é… Na verdade OS segredos são os ingredientes de qualidade!

A grande dica que dou é que busquem, na preparação de suas receitas, utilizarem ingredientes de boa qualidade, principalmente quando se tratar do ingrediente principal de sua receita. Vocês com certeza conseguem fazer uma receita de risoto de camarão utilizando o arroz mais barato da prateleira do mercado e o camarão congelado de marca totalmente desconhecida, porém o produto final não terá um sabor igual àquele que você provou certo dia num determinado restaurante especializado em frutos do mar.

Vocês já perceberam como é caro realizar uma boa refeição num restaurante especializado? Vocês alguma vez comeram uma carne dura e cheia de nervos numa boa churrascaria? Ou um Temaki recheado com salmão congelado num bom restaurante de comida japonesa? Certamente não, pois, via de regra, eles utilizam ingredientes de qualidade na preparação de seus pratos e vocês, se quiserem ter sucesso em suas receitas, devem fazer a mesma coisa.

A questão importante dessa discussão dos valores pagos em refeições fora de casa, é que com o mesmo valor que você pagou naquele prato de risoto de camarão num restaurante especializado em frutos do mar, você poderia ter comprado os ingredientes e ter feito a mesma refeição para, pelo menos, quatro pessoas. E desse jantar, ainda sobraria uma boa reunião com amigos regada a boas risadas.

Consegui responder a sua pergunta se é necessário ou não comprar os produtos mais caros? É simples! Se você não tem muita experiência em comprar ingredientes e ainda não sabe qual o melhor requeijão, molho de tomate, espaguete, arroz e etc, busque, inicialmente, os produtos de marca conhecida, mesmo que sejam um pouco mais caros, pois a chance de você acertar na qualidade é maior.

Ingredientes de qualidade #ficaadica

 

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

2 comentários em “Ingredientes – A grande dica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.