E aí pessoal? Tudo beleza? O salgado chamado de kibe é um sucesso no paladar de todas pessoas de qualquer idade. Nos últimos anos, uma rede de alimentação tipo fast food especializada em comida árabe (o kibe é uma comida árabe caso vocês não saibam) lançou um kibe rechado com queijo que deixou ainda mais gostoso esse salgado.
Pensando em ajudar aos amigos a fazerem esse kibe recheado como refeição e não apenas como salgado, pesquisei algumas receitas de recheio e fiz adaptações para chegar em um resultado que julguei muito bom.
Vocês irão precisar de:
- 600g de carne moída,
- 2 xícaras de trigo para kibe,
- 1 xícara de folhas de hortelã,
- 3 dentes de alho,
- 1 cebola,
- 1 colher de chá de sal.
- 1/2 colher de chá de pimenta síria,
- 1/4 xícara de chá de farinha de trigo,
- 2 sopa de manteiga,
- 2 xícaras de chá de leite,
- 1 pitada de noz moscada,
- 200 gramas de queijo mussarela.
Como fazer:
A primeira coisa a ser feito é colocar o trigo de kibe em uma tigela (figura 1) e colocar de molho em água morna (figura 2) para que o trigo fique hidratado.
Figura 1 – Trigo para hidratar.
Figura 2 – Cubra completamente o trigo e deixe uma sobra de dois dedos de água.
Em seguida peguem a cebola, os dentes de alho e as folha de hortelã e piquem tudo com uma faca ou com um pequeno mixer (figura 3). Misturem esses temperos picados na carne moída (figura 4) e em seguida temperem com o sal (figura 5) e com a pimenta síria (figura 6).
Figura 3 – Pode ser na faca, mas é muito mais fácil com um mixer ou processador.
Figura 4 – Misturem a “pasta” formada com a carne.
Figura 5 – Temperem com o sal (lembro que sal é a gosto).
Figura 6 – Pimenta síria dará um sabor todo especial a carne.
Enquanto a carne descansa com os temperos, peguem um peneira e coem o trigo de kibe (figura 7) em seguida transfiram para um pano limpo (figura 8) para que possam espremer o trigo para retirar todo o excesso de água (figura 9).
Figura 7 – Primeiro coem o trigo.
Figura 8 – Despejem o trigo sobre um pano de prato limpo.
Figura 9 – Observem o excesso de água caindo pelo ralo da pia.
Após secarem o trigo, misturem (figura 10) com a carne já temperada que estava reservada até obterem uma massa uniforme (figura 11).
Figura 10 – Misturem com a carne.
Figura 11 – Massa do quibe pronta.
Antes de montarmos nosso kibe de forno, vamos preparar o recheio. Em uma frigideira coloquem a manteiga (figura 12) e quando derreter coloquem a farinha de trigo para fritá-la (figura 13).
Figura 12 – Manteiga para derreter.
Figura 13 – É natural formar umas “bolas” de farinha.
Abaixem o fogo e tentem dissolver/misturar a farinha na manteiga. Em seguida coloquem o leite (figura 14), a pitada de noz moscada (figura 15) e mexam bastante com uma colher de bambu até obterem um creme (figura 16). Desliguem o fogo e reservem.
Figura 14 – Incluam o leite, mas não parem de mexer.
Figura 15 – Incluam a noz moscada (percebam que a farinha já dissolveu).
Figura 16 – Creme pronto.
Para dar mais “gostosura” em nossa recheio, incluam o queijo mussarela no creme (figura 17) e misturem bem para ficar uma massa homogênea (figura 18).
Figura 17 – Queijo para dar “gostosura”.
Com todos os ingredientes prontos, agora é hora de montar nosso quibe. Em um refratário untado com azeite (figura 18) coloquem metade da massa de carne e trigo (figura 19), em seguida coloquem o creme de queijo (figuras 20 e 21) e por fim cubram com o restante da massa de carne e trigo (figura 21).
Figura 18 – Utilizem um pincel para espalhar bem o azeite.
Figura 19 – Metade da massa.
Figura 20 – Todo o creme de queijo.
Figura 21 – Espalhem bem sobre toda a extensão do refratário.
Figura 21 – Cubram com o restante da massa.
Antes de levar ao forno, espalhem mais azeite por sobre kibe com ajuda de um pincel (figura 22) e para dar uma aparência ainda mais bonita para seu prato, façam riscos perpendiculares sobre a massa (figuras 23 e 24). Por fim, leve ao forno por 50 a 60 minutos em forno médio e sirva ainda quente (figura 25)
Figura 22 – A intenção desse azeite é não deixar a superfície seca.
Figura 23 – Façam cortes na diagonal.
Figura 24 – Depois façam cortes perpendiculares.
Figura 25 – Servidos?