E aí pessoal? Tudo beleza? Eu já disse uma vez quando fiz a receita de lasanha de peito de peru, que a lasanha é uma refeição que agrada a todos e que ainda como crianças somos apresentados a esse prato tornando-se uma paixão gastronômica. A mais tradicional desse tipo de massa é a feita com carne moída, queijo e molho de tomate e é chamada de lasanha a bolonhesa.
Vocês irão precisar de:
- 1 pacote de 500 gramas de lasanha,
- 500 gramas de carne moída (de preferência patinho),
- 1 colher de azeite,
- 2 colheres de sopa de alho picado,
- 1 cebola ralada,
- 1 colher de chá de sal,
- 1 colher de sopa de orégano,
- 400 ml de molho de tomate, e
- 250 gramas de queijo mussarela ralada.
A primeira coisa para fazer é preparar a carne moída. Levem uma panela alta para o fogão em fogo alto e coloquem uma colher de sopa de azeite e uma colher de alho. Logo que o alho ficar ligeiramente torrado incluam a cebola ralada (figura 1) e na sequência incluam uma colher de chá (minha sugestão) de sal (figura 2).
Figura 1 – Azeite fritando o alho e a cebola buscando seu espaço.
Figura 2 – O sal é a gosto, minha sugestão é de uma colher de chá de sal.
Após isso incluam a carne moída na panela (figura 3) e mexam SEMPRE durante a confecção, pois esse é o segredo para que ela fique soltinha e não se formem “bolinhas de carne” iguais ao “boi ralado” preparado em quartel (quem já comeu, com certeza não esquece). Mexendo sempre a carne moída, vocês além de proporcionarem que a carne fique soltinha, vocês irão ajudar para que os temperos incorporem em toda a carne.
Figura 3 – Após colocarem a carne moída na panela, mexam sempre.
Durante o tempo em que a carne estiver refogando ela passará por dois estágios que vocês perceberão nitidamente. O primeiro é que a carne começará a soltar muita água, suficiente para quase cobri-la, e o segundo é que, depois de um tempo, essa água irá secar e vocês ouvirão uns “estalos” como se a carne estivesse queimando no fundo da panela, nesse segundo estágio, sem parar de mexer incluam o orégano (figura 4).
Figura 4 – O orégano é para tirar um pouco do gosto da gordura da carne.
Permaneçam mexendo a carne moída até que toda “água” proveniente dela seque completamente e ela fique soltinha, nesse momento incluam o molho de tomate (figura 5) e mexam até que a carne moída esteja toda incorporada ao molho e em seguida reservem (figura 6).
Figura 5 – Incluindo o molho de tomate.
Figura 6 – Molho da lasanha está pronto.
DICA: Meus amigos desbravadores da cozinha, os mais velhos devem lembrar que antigamente para fazer lasanha era necessário pré cozinhar a massa (de maneira semelhante ao que fazemos hoje com macarrão) para depois montá-la no refratário.
Porém nos dias de hoje as massas prontas de lasanha são bem fáceis de serem utilizadas, pois são cozidas diretamente no forno. Para que a massa fique al dente durante o cozimento no forno é necessário que o molho fique um pouco mais aguado do que o normal, então se o seu molho está bem consistente leve ao fogo novamente e inclua 300 ml de água filtrada na panela.
Agora é só montar nossa lasanha. Em cima de uma mesa coloquem próximos, o refratário que vocês irão utilizar para fazer a lasanha, a panela com o molho de tomate, as massas de lasanha e o queijo ralado. (figura 7).
Figura 7 – Deixar tudo próximo facilitará a vida de vocês, além de fazer menos sujeira.
Coloquem um pouco do molho na parte de baixo do refratário e por cima desse molho coloquem algumas massas de lasanha (figura 8)
Figura 8 – Observem o sentido que foi colocado a massa.
Repitam o procedimento colocando mais um pouco do molho cobrindo a massa e, novamente, coloquem um pouco mais de massa de lasanha (figura 9).
Figura 9 – A finalidade de mudar o sentido da massa no refratário é para deixar a lasanha mais compacta.
Coloquem um pouco mais de molho por cima da massa e cubram com metade do queijo mussarela ralado, espalhando bem por toda a superfície da massa (figura 10).
Figura 10 – Metade do queijo no meio da massa.
Meus amigos repitam todas as operações da montagem de maneira que sempre intercalem massa e molho e por fim cubram com o restante do queijo (figura 11).
Figura 11 – Lasanha pronta para ir ao forno!
Agora é cobrir com papel laminado e levar ao forno pelo tempo sugerido no pacote da massa que você comprou, mas fiquem atentos, pois o tempo sugerido normalmente é menor que o necessário (figura 12). Para não serem surpreendidos com uma massa ainda dura, após transcorrer o tempo sugerido, espetem um pedaço da massa ainda dentro do forno e provem para verificarem a consistência dela.
Figura 12 – Servidos?
EM TEMPO: Para fazer essa lasanha eu contei com a ajuda do melhor auxiliar de cozinha que existe, o meu filho Felipe (figura 13). Meus amigos tentem fazer isso, vocês terão momentos maravilhosos juntos e com certeza será uma experiência inesquecível para ambos! Aqui em casa sempre posso, eu conto com apoio do meu filho e da minha filha.
Figura 13 – Obrigado meu filho!
Elaine Pinheiro
Tal pai, tal filho!!!