Lasanha de abobrinha

E aí pessoal? Tudo beleza? Hoje vou trazer uma receita que há alguns anos atrás seria impossível de eu fazer aqui em casa, isso porque tinha um preconceito com a abobrinha. Com passar dos anos e à medida que eu fui ficando mais vintage (para não dizer mais velho) fui admitindo comer esse legume refogado com alho, depois fui admitindo comer como ingrediente coadjuvante numa receita ou outra, até que, depois de muito ouvir falar da tal de lasanha de abobrinha, resolvi fazer aqui em casa e, para minha surpresa, achei sensacional!!!

 Vocês irão precisar de:

  • 3 abobrinhas italianas médias,
  • margarina e alho para refogar as fatias da abobrinha,
  • 1 colheres de sopa de óleo,
  • 2 colheres de sopa de alho picado,
  • 1 cebola ralada
  • 500 gramas de carne moída (patinho)
  • 1 colher de sopa de orégano,
  • 100 gramas de presunto picado (opcional)
  • 2 sachês de molho de tomate,
  • Queijo parmesão para gratinar.

Como fazer:

Vamos fazer primeiro o molho, ok? Numa panela coloquem uma colher de óleo e uma colher de alho (figura 1). Quando o alho estiver fritando coloquem a cebola ralada (figura 2) e misture bem os ingredientes com auxílio de uma colher de bambu.

figura 1 -

Figura 1 – Alho no óleo.

Figura 2 - Cebola na panela.

Figura 2 – Cebola na panela.

Coloquem a carne moída na panela (figura 3) e mexam bem para que a medida que a carne for cozinhando ela fique bem soltinha sem formar “bolas” de carne. Quando a carne tiver toda cozida coloquem uma colher de sopa de orégano (figura 4).

Figura 4 - Carne na panela.

Figura 3 – Carne na panela.

Figura 6 - Orégano.

Figura 4 – Orégano.

Quando o orégano “sumir” na carne, coloquem o presunto picado (figura 5) e permaneçam mexendo até a carne secar por completo. Na sequência coloquem os sachês de molho de tomate (figura 6), mexam até levantar fervura, desliguem o fogo e reservem.

Fiigura 7 -

Figura 5 – Presunto para dar uns gostinho diferente na carne.

Figura 8 - Incluam o molho pronto e esperem levantar fervura.

Figura 6 – Incluam o molho pronto e esperem levantar fervura.

Agora as abobrinhas. Lavem bem as abobrinhas com água e sabão, cortem as extremidades (figura 7). Agora fatiem as abobrinhas no sentido longitudinal, para isso vocês podem utilizar uma faca bem afiada (figura 8) ou um fatiador japonês também conhecido como mandolim (figura 9).

Figura 7 – Prontas para serem fatiadas.

Figura 8 – Com uma faca as fatias ficarão mais grossas.

Figura 9 – Com o bandolim é bem mais ágil e as fatias ficarão mais finas.

Com todas as abobrinhas fatiadas (figura 10), vamos refogá-las. Para isso coloquem numa frigideira em fogo baixo uma colher de sopa de margarina e quando derreter acrescentem 1/2 colher de sopa de alho. Quando o alho começar a dourar acrescentem quantas fatias de abobrinha couber na sua frigideira (figura 11).

Figura 10 – Abobrinhas todas fatiadas.

Figura 11 – Não coloquem fatias umas sobre as outras  na frigideira.

Essa talvez seja a parte mais chata da preparação da receita, pois exige paciência e dedicação. Mas entendam que apesar de ser a mais chata não significa que seja difícil, muito pelo contrário. É colocar as fatias na frigideira, esperar um minuto, virá-las, esperar mais um minuto e em seguida tirar da frigideira. Façam isso com todas as fatias (figura 12)

À medida que forem refogando as fatias, naturalmente a frigideira irá secar, nesse caso será necessário acrescentar mais margarina e mais alho

Figura 12 – Fatias refogadas.

Agora é só montar nossa lasanha. Coloquem numa mesa (ou balcão) próximos um dos outros a panela com o molho,  um refratário de aproximadamente 28 cm x 22 cm e as fatias refogadas. Iniciem com uma camada de molho por baixo de tudo e na sequência coloquem umas duas ou três (dependerá das espessuras que vocês fatiaram as abobrinhas) camadas de  abobrinha (figura 13).

Tentem alternar o sentido da colocação das fatias no refratário a cada nova camada montada, pois isso irá ajudar a dar mais consistência na sua lasanha (figura 14).

Figura 13 – A camada debaixo necessariamente deverá ser de molho.

Figura 14 – A camada mais de baixo está na vertical e a superior na horizontal.

 Quando acabarem de montar toda a lasanha, espalhem queijo parmesão por cima de toda a lasanha (figura 15), leve ao forno por 30 minutos ou até derreter todo o queijo (figura 16).

 

Figura 15 – Queijo parmesão para gratinar.

Figura 16 – 30 minutos de forno ou até gratinar.

Meus amigos, a abobrinha NATURALMENTE solta muita água durante o cozimento, então quando forem servir aguardem uns 10 minutos antes de cortarem, pois assim vocês poderão dar uma melhor apresentação para o prato de vocês (figura 17).

Figura 17 – Servidos?

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.