E aí pessoal? Tudo beleza? Estou afastado de vocês desde o final de 2019, minha última postagem foi em novembro, mas me justifico dizendo que estive bastante ocupado no final do ano passado, e somado a isso, tirei férias no mês de dezembro e praticamente não cozinhei naquele mês.
No entanto no reveillon preparei uma receita que já tinha vontade de fazer há muito tempo, um lombinho recheado com farofa. Como o resultado final foi sucesso total na ceia de final de ano, vou apresentar a receita aqui para vocês.
Ingredientes para o lombinho:
- 1 um lombinho de aproximadamente 2 kg,
- 5 dentes de alho,
- Suco de 2 limões,
- 1 colher de chá de sal,
- Pimenta do reino moída a gosto,
- Rodelas de abacaxi,
- 200 ml de suco de abacaxi,
- 1 colher de chá de amido de milho.
Ingredientes para a farofa:
- 250 gramas de bacon picado,
- 4 colheres de sopa de manteiga,
- 2 colheres de sopa de azeite,
- 1 cebola pequena ralada,
- 2 colheres de sopa de alho picado,
- 3 ovos,
- 500 gramas de farinha de mandioca,
- 3 talos de cebolinha.
Como fazer:
A primeira coisa a fazer é cortar o lombinho em manta conforme eu ensinei na receita de maminha recheada e também como fiz nas fotos abaixo (figuras 1, 2, 3 e 4).
Figura 1 – Lombinho pronto para ser cortado em manta.
Figura 2 – Corte na perpendicular paralelo a gordura.
Figura 3 – Cuidado para não atravessar a carne no corte .
Figura 4 – Carne toda aberta em manta, é possível ver os cortes realizados.
Para temperá-lo, coloquem os dentes de alho em um socador (figura 5), junto com a colher de chá de sal (figura 6) e o suco de dois limões (figura 7) e amassem bastante até obterem uma pasta.
Figura 5 – Alho… muito é sempre pouco para mim.
Figura 6 – Sal.
Figura 7 – Suco de dois limões.
Com a pasta de alho, sal e limão preparada, despejem por cima do lombinho em manta (figura 8), salpiquem pimenta a gosto e levem à geladeira por no mínimo duas horas.
Figura 8 – Despejem por cima do lombinho.
Enquanto o lombinho fica marinando na geladeira vocês irão preparar a farofa. Como a farofa requer atenção integral na preparação, o grande macete é deixar os ingredientes prontos e separados (figura 9).
Figura 9 – Tudo picado para facilitar a preparação.
Em uma frigideira grande (ou panela alta grande) coloquem a manteiga, o azeite e o bacon e esperem esse último fritar, em seguida coloquem os ovos (figura 10). Quando os ovos estiverem prontos incluam a farinha aos poucos (figura 11) mexendo sempre para que ela torre por igual, acrescentem uma colher de chá de sal e mexam por mais 5 minutos. Desliguem o fogo, acrescentem a cebolinha e reservem (figura 12).
Figura 10 – Incluam os ovos quando o bacon estiver ligeiramente queimado.
Figura 11 – Com os ovos prontos, incluam a farinha aos poucos.
Figura 12 – Com a farofa pronta, incluam a cebolinha picada.
Após o tempo mínimo sugerido para que o lombinho fique marinando e com a farofa pronta, chegou o momento de recheá-lo. Abram o lombinho em cima de uma tábua de carne (figura 13) e com ajuda de uma espátula ou colher transfira a farofa para cima da carne (figura 14) tentando cobri-la por completo (figura 15).
Figura 13 – Perceberam como a carne marinada já mudou de cor?
Figura 14 – Não tenham pressa para colocar a farofa.
Figura 15 – Tentem cobrir toda a carne.
Enrolem a carne como se fosse um rocambole (figuras 16 e 17) e utilizando tiras de barbantes amarrem de maneira que fique totalmente fechado (figura 18).
Figura 16 – Enrolando com pressão, porém sem pressa.
Figura 17 – É normal que caia um pouco de farofa pelos lados.
Figura 18 – Pronto! Enrolado e amarrado.
Para assar no forno forrem o fundo de uma assadeira com rodelas de abacaxi (figura 19) para que a parte do lombinho que fica em contato com a assadeira não seque, coloquem o lombo por cima dessas rodelas (figura 20) e reguem o lombinho com o suco de abacaxi ligeiramente fervido com uma colher de chá de amido de milho (figura 21).
Figura 19 – Rodelas de abacaxi é um grande macete.
Figura 20 – Lombinho pronto para ir ao forno.
Figura 21 – Suco de abacaxi “engrossado” com amigo de milho.
Agora é só levar a assadeira coberta por um papel laminado ao forno médio por uma hora e meia. Ao término desse tempo retire o papel laminado, regue o lombinho com o molho que se formou no fundo da assadeira e depois asse por mais trinta minutos para que o lombinho fique corado (figura 22).
Figura 22 – Servidos?