Macarrão com frango e bacon

E aí pessoal? Tudo beleza? Alguns dias atrás tive a oportunidade de ir numa churrascaria numa cidade do interior de São Paulo onde me foi servido um pedaço de peito de frango enrolado numa tira de bacon. De imediato lembrei dessa combinação de sabores que já tinha utilizado anteriormente em uma outra receita e resolvi fazer uma massa combinado esses sabores. Deu super certo e por isso vou dividir essa experiência gastronômica com vocês!

Você vai precisar de:

  • 500 gramas de massa tipo linguine, talharim ou fettuccine,
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 100 gramas de bacon laminado,
  • 2 colheres de sopa de alho,
  • 300 gramas de peito de frango,
  • 1 cebola ralada,
  • 700 ml de leite com 2 colheres de sopa de amido de milho,
  • 1/2 colher de chá de sal,
  • 1 xícara de catupiry.

Como fazer:

Numa panela grande ou espagueteira coloquem para ferver cinco litros de água temperada com 1 colher de sopa de sal e um fio de azeite e incluam a massa para cozinhar pelo tempo sugerido no pacote da massa que vocês compraram (figuras 1 e 2).

Figura 1 – Só coloquem a massa para cozinhar quando a água começar a ferver.

Figura 2 – Quando der o tempo de cozimento sugerido no pacote, escorram a massa e reservem.

Cortem as fatias de bacon em tiras menores (figura 3) e o peito de frango em cubinhos (figura 4). Caso tenham dificuldade de cortar o frango, peçam para o açougueiro onde comprarem o frango fazer isso para vocês.

Figura 3 – Frango em tiras.

Figura 4 – Frango em cubos.

Numa panela grande em fogo alto coloquem uma colher de sopa manteiga (figura 5) e quando derreter incluam o bacon em tiras (figura 6). Quando o bacon começar a “derreter” a gordura incluam  uma colher de sopa do alho picado (figura 7) e o frango cortado em cubos (figura 8).

Figura 5 – Manteiga para derreter.

Figura 6 – Bacon em tiras até “derreter” parte da gordura.

Figura 7 – O alho irá fritar na gordura do bacon.

Figura 8 – Quando o alho estiver ligeiramente dourado, incluam o frango picado.

Mexam bem o frango tentando misturar todos os ingredientes na panela, NÃO precisa colocar sal ainda, pois ele irá entrar depois junto com o molho. Mexam por uns cinco minutos até cozinhar e dourar o frango (figura 9), em seguida reserve.

Figura 10 – Frango cozido e dourado.

Vamos agora fazer o molho. Vocês podem utilizar o molho bechamel já ensinado aqui no blog ou fazer outro molho que ensinarei agora.

Numa panela alta coloquem duas colheres de sopa de manteiga, e quando derreter incluam uma colher de sopa alho picado e uma xícara de cebola ralada (figuras 11 e 12).

Figura 11 – Manteiga derretida… é momento do alho entrar em cena.

Figura 12 – Com o alho levemente dourado, incluam a cebola.

Esperem a cebola e alho refogarem bastante na manteiga, porém sem deixar queimar e incluam uma mistura de 700 ml de leite com duas colheres de sopa de  farinha de trigo bem dissolvidas (figura 13).

Figura 13 – Leite e farinha de trigo misturados.

Temperem com uma colher de chá de sal (figura 14) e permaneçam mexendo o molho por aproximadamente 5 minutos até ele dar uma ligeira “engrossada”. Quando isso acontecer, despejem o conteúdo dessa panela na outra panela com o frango e bacon (figura 15), liguem o fogo baixo e mexam bem até esquentar.

Figura 14 – Sal na medida ideal.

Figura 15 – Despejando o molho sobre as carnes.

Quando o molho estiver quente incluam a xícara de catupiry ou cream cheese (figura 16) e permaneçam mexendo até dissolver por completo (figura 17).

Figura 16 – Catupiry é o ingrediente surpresa desse molho.

Figura 17 – Molho pronto para nosso macarrão.

Amigos desbravadores da cozinha, para servirem existem duas opções: Ou vocês colocam todo o macarrão cozido dentro do molho (figura 18) excelente opção para consumi-lo todo em uma refeição, ou vocês colocam a massa ligeiramente aquecida no prato e despejam uma concha do molho por cima (figura 19).

Figura 18 – Molho e macarrão misturados todos de uma só vez.

Figura 19 – Servidos?

 

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.