Massa de quiche

E aí pessoal? Tudo beleza? Este post é bem rapidinho… Como fiz um quiche recentemente e ainda pretendo fazer mais alguns, vou fazer um post de como fazer a massa do quiche, dessa forma quando eu postar uma nova receita, essa massa será a base para o início da receita. Vamos lá!

Vocês vão precisar de:

  • 4oo gramas de farinha de trigo,
  • 200 gramas de manteiga (ou margarina),
  • 2 ovos,
  • 1/2 colher de sopa de azeite.

Como fazer:

Coloquem numa tigela os dois ovos e acrescente a farinha de trigo (figura 1) e na sequência acrescente a manteiga (figura 2).

Figura 1 - Farinha nos ovos.

Figura 1 – Farinha nos ovos.

Figura 2 - Acrescentando a manteiga.

Figura 2 – Acrescentando a manteiga.

 Agora é meter a mão na massa literalmente e misturar todos os ingredientes; não tenha pressa, no início vocês acharão que não dará certo, mas acreditem e mantenham a mão na massa amassando com a ponta dos dedos (figura 3).

Figura 3 - Mãos à massa!!!

Figura 3 – Mãos à massa!!!

Quando a massa começar a formar uma bola, coloquem a colher de azeite (figura 4) e continuem misturando tudo, até obterem uma bola lisinha e brilhosa (figura 5).

Figura 4 - Acrescentando o azeite.

Figura 4 – Acrescentando o azeite.

dsc03691

Figura 5 – Massa prontinha.

Com a massa pronta, vamos agora colocá-la numa forma. Pessoal o quiche para ir à mesa “bonitinho” como nos restaurantes precisa ser desenformado depois de pronto e para isso vocês precisarão de uma forma desmontável (Figura 6).

formas-246x300

Figura 6 – Tipos de formas desmontáveis.

A forma desmontável permite que após a torta ou bolo saírem do forno já assados, possa ser retirada sem quebrar a massa da torta assada, acredito que pelas imagens acima possa ser melhor entendido.

Voltando para a nosso quiche, com a massa pronta vamos agora esticá-la na forma; não tem mistério pessoal, peguem uns pedacinhos da massa e amassem no fundo e nas laterais (figuras 7 e 8), após isso reservem-na.

Figura 7 - Esticando primeiro o fundo da forma.

Figura 7 – Esticando primeiro o fundo da forma.

Figura 8 - Depois as laterais.

Figura 8 – Depois as laterais.

Pronto! Agora na próxima vez em que eu postar uma receita de quiche, já vou partir dessa massa base, combinado?! Ah… Lembrei-me de uma coisa, a forma desmontável não é obrigatória, você pode fazer numa forma normal, porém fatalmente você irá “quebrar” a borda da fatia do quiche no momento de servir, se você não se incomoda com isso, qual o problema então?!

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

3 comentários em “Massa de quiche

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.