Nugget recheado

E aí pessoal? Tudo beleza? Nunca vi nenhuma pesquisa ou estudo sobre o que vou falar agora, mas sou capaz de dizer que 100% das crianças gostam de nugget, concordam comigo? Se eu tirar como parâmetro meus filhos e os amigos dele, é essa a medida que eu tenho… 100% de aceitação!

Acontece que o nugget é um alimento que normalmente é consumido frito, e que nem sempre é feito com carne de frango de qualidade e sempre é produzido com uma quantidade de sal maior que o necessária, ou seja, oferecer isso todos os dias para as crianças é uma maldade com elas.

Acontece que muitas mães e pais que tem filhos difíceis para comer às vezes se encontram numa situação difícil para resolver, pois ou dão o nugget industrial cheio de “problemas” ou verão seus filhos sem comerem nada à cada nova refeição. Foi pensando nessas mães e nesses pais que há algum tempo, venho tentando desenvolver uma receita saudável de nugget. Isso mesmo, SAUDÁVEL! Pois queria fazer com peito de frango (a carne mais macia e limpa do frango) e não fritar e sim, assar no forno!

Graças a Deus acertei em uma das tentativas e divido com vocês.

Vocês vão precisar:

  • 4 fatias de pão de forma,
  • 700 gramas de peito de frango,
  • 100 gramas de mussarela,
  • 100 gramas de presunto,
  • Cebolinha,
  • Sal e pimenta a gosto,
  • 10 unidades de biscoito cream caracker moído ou farinha panko.

Como fazer:

Peguem as 4 fatias de pão de forma  (figura 1) e batam no processador ou mixer para que elas fiquem com aspecto de uma farinha de rosca mais grossa (figura 2), em seguida reservem.

Figura 1 – É interessante tirar as cascas do pão de forma.

Figura 2 – Pão moído.

Agora é vez do frango. Caso não consigam comprar o frango já moído (o que está cada vez mais difícil de encontrar), adotem o mesmo procedimento que foi feito com o pão, ou seja, batam no processador ou mixer até obterem o um frango moidinho (figura 3).

Figura 3 – Frango todo moído em casa! É fácil se tiverem um processador ou mixer.

Agora juntem ao frango moído o pão moído que estava reservado (figura 4), cebolinha picada (figura 5) o sal e pimenta a gosto. Como referência para vocês, eu coloquei uma colher de chá de sal e uma pitada de pimenta escura moída.

Figura 4 – O pão moído é para “dar liga” na carne.

Figura 5 – A cebolinha é opcional, mas deixa apresentação final mais bonita.

Vocês já estão com a massa pronta! Se quiserem façam bolinhos pequenos, passem nos biscoitos cream cracker moídos e levem ao forno para assar. No entanto podemos deixar ainda mais gostoso nosso nugget, para isso enrolem uma fatia de presunto e outra de queijo juntas (figura 6).

Figura 6 – Queijo e presunto enrolados juntos.

Peguem um pouco da massa de frango  (figura 7) e pão e amassem na mão fazendo uma bola (eu fiz bola, mas vocês podem fazer o formato que quiserem), em seguida coloquem metade do rolinho de queijo e presunto (figura 8) e por fim, fechem o nugget com um pouco mais de massa de frango por cima do queijo (figura 8).

Figura 7 – Massa de frango pronta pra receber o queijo.

Figura 8 – Agora é só fechar com mais um pouco de massa por cima do queijo.

Figura 8 – Ainda falta empanar no biscoito, mas já esta com uma “cara” linda, concordam?

Por fim, passem os nuggeets nos biscoitos cream cracker triturados ou na farinha panko (se encontrarem no setor de ingredientes japoneses dos mercados), para que eles fiquem como se tivessem sidos empanados (figura 9), coloquem numa assadeira forrada com papel alumínio e levem ao forno pré-aquecido à 230° C por 30 minutos ou até eles ficarem dourados (figura 10).

Figura 9 – Empanando com biscoito cream cracker triturado.

Figura 10 – Servidos?

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.