Pão de batata com catupiry

E aí pessoal? Tudo beleza? Estou há um tempo sem publicar nada, pois estava bem enrolado com as provas finais da faculdade e com as atividades de final de ano do meu trabalho, desde já peço desculpas. Como estamos entrando no período de férias escolares e até mesmo férias do trabalho para alguns, hoje vou trazer uma receita de um lanche que é sucesso entre crianças e adultos. Vou ensinar a fazer um pão de batata recheado com catupiry.

Vocês vão precisar de:

  • 1 batata cozida (+ ou – 150 gramas),
  • 1 xícara de água morna,
  • 1 colher e meia de sopa de açúcar,
  • 1/2 colher de sopa de sal,
  • 1 ovo,
  • 1/2 xícara de chá de óleo,
  • 1 sachê de fermento biológico fresco,
  • 500 gramas de farinha de trigo.

Como fazer:

Coloquem no liquidificador a batata cozida em cubos (figura 1), uma xícara de água morna usada para cozinhar a batata (figura 2), o óleo (figura 3), o açúcar e o sal (figura 4), o fermento biológico (figura 5) e o ovo (figura 6).

Figura 1 – Batata cozida em cubos.

Figura 2 – Água morna usada para cozinhar a batata.

Figura 3 – Óleo.

Figura 4 – Sal e açúcar.

Figura 5 – Fermento biológico.

Figura 6 – Por fim o ovo.

Batam tudo por dois minutos ou até a batata de dissolver por completo (figura 7) e em seguida transferiram todo o líquido para uma tigela (figura 8).

Figura 7 – Batendo tudo junto e misturado.

Figura 8 – Transferindo tudo para uma tigela.

Meus amigos, vamos agora para a parte mais “chatinha” da receita. Acrescente aos poucos a farinha na tigela (figura 9) e misture inicialmente com uma espátula de silicone (figura 9) e à medida que a massa for engrossando termine a mistura com as mãos (figura 10).

Figura 9 – Farinha aos poucos.

Figura 10 – Mexendo com uma espátula.

Figura 11 – Mãos a massa.

A massa fica bem mole mesmo, não tem a mesma textura de uma massa de pão normal ou de pizza. Transfiram a massa para um balcão com bastante farinha de trigo (figura 12) e separem em pequenas bolas (figura 13)

Figura 12 – A massa fica bem mole mesmo.

Figura 13 – Eu separei a massa em 10 bolinhas.

Para rechear peguem uma dessas bolas na palma da mão, amassem ligeiramente e coloquem o recheio que desejarem bem no meio da massa  (figuras 13 e 14). O recheio dessa receita que estou ensinando, é com catupiry, mas a usem a criatividade e recheiem com o que quiserem.

Figura 13 – Para rechear com catupiry, uma bisnaga ajuda bastante.

Figura 14 – Para deixar ainda mais gostoso, coloquei uns pedacinhos de linguiça calabresa.

Após colocar o recheio no centro da massa, utilizem a ponta dos dedos para juntar as “abas” da massa e, dessa forma,  fecharem o pão (figura 15). Após isso, coloquem os pães numa assadeira untada e farinhada (figura 16).

Figura 15 – Com a ponta dos dedos fechem a massa.

Figura 16 – Untem e farinhem as assadeiras, antes mesmo de rechear os pãezinhos. 

Antes de colocarem para assar, pincelem a gema de um ovo na parte superior de cada pão (figura 17) e ainda, se desejarem, coloquem um pouco de queijo mussarela ralado por cima (figura 18). O próximo  passo é levar ao forno pré-aquecido a 230°C por trinta minutos ou até os pãezinhos ficarem corados (figuras 19 e 20).

Figura 17 – Vocês também podem pincelar com manteiga derretida.

   Figura 18 – Queijo mussarela ralado (opcional). A linguiça é para identificar aqueles que forem recheados com esse ingrediente.

Figura 19 – E aí o que acham?

Figura 20 – Servidos?

 

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.