Petit Gâteau

E aí pessoal? Tudo beleza? Petit gâteau (do francês pequeno bolo, pronuncia-se petí gatô), é uma sobremesa composta de um pequeno bolo de chocolate com casca crocante e recheio cremoso servido geralmente acompanhado de sorvete.

Apesar de já existir aqui no Brasil desde meados de 1980, só conquistou o paladar dos clientes nos último anos. Por ser de chocolate é uma sobremesa que agrada todas as idades (principalmente crianças) e é uma das mais pedidas nos restaurantes hoje em dia.

Alguns amigos me pedirem para colocar essa receita no Blog, mas eu por não tinha uma que fosse minha. Para satisfazê-los resolvi fazer uma pesquisa na internet e encontrei várias receitas com métodos de preparação bem complicados e utilizando ingredientes difíceis de serem encontrados no mercado, mas também encontrei outras bem fáceis utilizando uma massa pronta.

A receita que irei apresentar é o “meio termo” entre fácil e difícil, utilizando ingredientes fáceis de serem encontrados no mercado.  É lógico que dei meu toque pessoal na receita e, principalmente, coloquei as fotos do passo a passo para facilitar a preparação.

Vocês irão precisar de:

  • 200 gramas de chocolate meio amargo,
  • 2 colheres de sopa de manteiga,
  • 2 ovos inteiros,
  • 2 gemas,
  • 1/4 xícara de açúcar refinado, e
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo.

Como fazer:

A primeira coisa que vocês deverão fazer é separar as gemas dos ovos  utilizando um separador de gema (figura 1) ou então uma garrafa pet.

Figura 1 – Essa é a forma mais fácil de separar a gema da clara.

Numa tigela coloquem os dois ovos e as duas gemas, porém para dar mais cremosidade no recheio de sua sobremesa, vocês deverão tirar a pele dessas gema. Para isso com a ponta dos dedos “belisquem” cada gema e puxem a pele que as envolve (figura 2 e 3).

Figura 2 – Não tenham receio de fazer, é bem fácil.

Figura 3 – A pele sairá facilmente.

Após tirar as peles das gemas, incluam o açúcar (figura 4) e com auxílio de um foier batam bastante até que a mistura dos ovos com o açúcar fique esbranquiçada (figuras 5 e 6). Caso tenham uma batedeira, vocês não só podem como devem usá-las.

Figura 4 – Açúcar na mistura.

Figura 5 – Apresento-vos o foier.

Figura 6 – Batam bastante, misturando bem até ficar esbranquiçada.

Com isso pronto, vamos ao chocolate. Derretam em banho maria o chocolate e a manteiga, para isso providenciem duas panelas de tamanhos diferentes de maneira que uma encaixe dentro da outra. Na panela maior coloquem água até a metade e coloquem a panela menor dentro da primeira em contato com a água (figura 7).

Figura 7 – Uma imagem vale mais que mil palavras.

Levem as panelas ao fogão em fogo baixo e incluam as colheres de manteiga (figura 8). O chocolate e a manteiga irão derreter  pelo calor da água quente (figura 9).

Figura 10 – Manteiga no chocolate.

Figura 11 – Com o fogo baixo, o chocolate e a manteiga irão derreter bem devagar.

Após derreter incluam o chocolate e manteiga na mistura de ovos com açúcar (figura 12) e mexam até obterem uma mistura homogênea. Quando estiver tudo bem misturado incluam a farinha de trigo e mexam um pouco mais (figura 13).

Figura 12 – Viram como fica esbranquiçada a mistura de ovos e açúcar?

Figura 13 – Incluam a farinha de trigo.

A massa do petit gâteau está pronta, agora é hora de levar ao forno seus bolinhos. Para isso untem com manteiga e enfarinhem com farinha de trigo, seis forminhas de empada (ou outra similar), arrumem-nas numa assadeira  e despejem a massa deixando livres meio centímetro de cada borda (figura 14).

Figura 14- Dividam de maneira uniforme nas forminhas.

Por fim, levem a assadeira com as forminhas ao forno pré-aquecido a 280° C pelo tempo de 6 a 8 minutos.

Para desenformarem, passem uma faca pequena na lateral do bolinho  para ajudar a soltar e batam a forminha direto no prato que será servido, vocês terão a impressão de que a massa ainda está crua, mas acredite a massa “molinha” é o mais gostoso no prato. Sirvam de preferência com uma bola de sorvete de creme (figura 15).

Figura 15 – Servidos?

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.