Quiche de brócolis

E aí pessoal? Tudo beleza? Vocês já devem ter percebido que as tortas salgadas são uma preferência minha, ou melhor, uma preferência da minha família, minha esposa e meus filhos gostam demais de empadão, quiches e qualquer outra receita que vá ao forno e faça aquela “massinha” característica destes pratos. Pois bem, já faz um tempo que minha esposa me pedia para fazer um quiche de brócolis e eu estava adiando pelo fato de só minha esposa curtir esse vegetal aqui em casa. Porém como promessa é dívida, recentemente tomei coragem e resolvi fazer e não é que o resultado foi surpreendente! Todos comeram e gostaram demais do “produto final” e por ter ficado tão bom resolvi compartilhar com vocês a receita.

INGREDIENTES

  • 1 colher de sopa de manteiga,
  • 1 colher de sopa de azeite,
  • 1 colher de sopa de alho picado,
  • 1 xícara de chá de alho poró picado,
  • 1 maço de brócolis ninja (também conhecido como brócolis japonês),
  • 4 ovos,
  • 1 lata de creme de leite,
  • 1 xícara de leite, e
  • 1/2 xícara de cream cheese.

COMO FAZER
Os ingredientes listados acima são apenas para o recheio do quiche, pois os ingredientes da massa e como ela deve ser feita eu já publiquei anteriormente aqui no Blog Macho Cozinha, basta clicar aqui.

E outra dica importante e que também já foi postada aqui anteriormente é de como limpar e preparar o brócolis para utilizá-lo em suas receitas, basta clicar aqui.

Com a massa pronta e aberta numa forma desmontável e o brócolis limpo e escaldado, vamos para o recheio. Em uma frigideira coloquem a manteiga e o azeite para esquentarem (figura 1) e quando a manteiga derreter incluam o alho picado (figura 2) e em seguida o alho poró picado (figura 3).


Figura 1 – Manteiga derretendo e o azeite para evitar que ela escureça.


Figura 2 – Alho Picado


  Figura 3 – Alho poró.

Quando estes ingredientes estiverem bem douradinhos incluam o brócolis (preferencialmente dividido em pequenos talos) e com auxílio de uma espátula de silicone, mexam bem os ingredientes para que o alho poró se misture aos talos de brócolis (figuras 4 e 5).


Figura 4 – Brócolis para refogar.


Figura 5 – Tem que mexer bem para que as folhas do brócolis não queimem.

Após uns cinco minutos refogando vocês perceberão que o brócolis estará mais macio e os ingredientes incorporados uns nos outros, nesse momento desliguem o fogo e novamente com auxílio de uma espátula de silicone coloquem tudo o que estiver na frigideira por cima da massa (figura 6 e 7).


Figura 6 – Prontinho para o receber a cobertura.


Figura 7 – Assim já dá vontade de comer.

Vamos cobrir agora esse brócolis com o restante dos ingredientes, para isso em uma tigela coloquem os quatro ovos (figura 8), o creme de leite (figura 9), o leite (figura 10) e o cream cheese (figura 11) mexendo sempre com um batedor a cada novo ingrediente incluído, até obterem uma mistura homogênea.


Figura 8 – Ovos.


Figura 9 – Creme de leite.


Figura 10 – Leite.


Figura 11 – Cream Cheese.

Após misturar todos os ingredientes e a “cobertura” estiver bem homogênea despejem-na por cima do brócolis, de maneira que fiquem quase que por completos submersos (figuras 12 e 13).


Figura 12 – Com tudo bem misturado é  só despejar.


Figura 13 – Pronto para ir ao forno.

Prontinho, agora é só levar ao forno pré-aquecido a 230 °C por 30 minutos ou até a cobertura ficar dourada (figura 14) e após isso desenformar para servir (figura 15)


Figura 14 – Já desenformado pronto para servir!


Figura 15 – Servidos?

E aí o que acharam? Para meus amigos que passam longe de brócolis acreditem o sabor dessa receita é sensacional! O brócolis quando refogado com alho poró e manteiga fica com um gosto muito bom e acrescido de ovo com cream cheese, será sucesso garantido na mesa de vocês.

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.