Quiche de queijo e frango

E aí pessoal? Tudo beleza?! Atualmente, sempre que vou para cozinha preparar uma refeição, já levo a máquina fotográfica e um punhado de ideias na cabeça, mas na maioria das vezes não tenho a receita definida. 

Normalmente às segundas-feiras é o dia da semana em que faço uma receita  para postar aqui (além dos finais de semana é claro), pois é único dia que não tenho compromissos à noite. Porém nessa última segunda-feira eu havia esquecido de tirar alguma carne congelada do freezer para ser o ingrediente principal da minha receita. Na geladeira, também não havia nada para servir como “mistura” além de um pedaço de queijo minas padrão.

Resumindo, eu estava com poucas opções de cardápio, então pensei… ” – Minha receita terá que ter queijo…”, mas só queijo? Nada mais? Então resolvi apelar para a técnica infalível do frango desfiado. Quem me acompanha à mais tempo sabe do que estou falando, abri novamente o freezer peguei um peito de frango sem osso totalmente congelado e levei para a panela de pressão, o resultado vocês conhecem, né?! Frango desfiado sem trabalho!!! Pronto, eu tinha queijo minas padrão e frango desfiado, resolvi então fazer um quiche de queijo e frango.

Vocês vão precisar de:

  • 1 massa de quiche que eu já ensinei como fazer aqui
  • 250 gramas de queijo minas padrão,
  • 200 gramas de frango desfiado,
  • 2 colheres de sopa de manteiga,
  • 1 colher de sopa de alho picado,
  • 1 xícara de leite,
  • 1 caixa de creme de leite,
  • 50 gramas de queijo parmesão ralado.

Como fazer:

Com a massa pronta e aberta numa forma desmontável, vamos ao recheio. Numa frigideira grande coloquem as duas colheres de sopa de manteiga e quando derreterem coloquem o alho picado (figura 1), em seguida coloquem o frango desfiado para refogar por uns cinco minutos (figuras 2 e 3), após isso reservem.

Figura 1 – Manteiga e alho para dourar.

]

Figura 2 – Frango para refogar.

Figura 3 – Frango refogado.

Peguem o queijo minas padrão e ralem no ralo grosso do ralador de 4 faces e em seguida reservem colocando na geladeira até a hora em que ele for incluído na receita (figura 4).

Figura 4 – O ideal é que ralem no ralo grosso.

Vamos agora fazer a “cobertura” do quiche?! Numa tigela coloquem os quatro ovos, a xícara de leite (figura 5) e batam-nos com um batedor (pode ser um garfo mesmo). Na sequência adicionem o creme de leite (figura 6) e mais uma vez batam até obterem um creme.

Figura 5 – Leite e ovos para serem batidos.

Figura 6 – Agora é a vez do creme de leite…

Pessoal falta pouco… Agora é montar, peguem a forma com a massa esticada e coloquem na sequência o queijo minas padrão ralado (figura 7) e o frango desfiado refogado (figura 8).

Figura 7 – Queijo minas padrão ralado.

Figura 8 – Frango desfiado refogado.

Agora por cima do queijo e do frango derramem o creme feito com ovos, leite e creme de leite (Figuras 9 e 10) e por fim espalhem queijo parmesão por cima de tudo (figura 11).

Figura 9 – É só derramar!

Figura 10 – Espalhem por toda extensão.

Figura 11 – Queijo parmesão ralado por cima de tudo.

Pronto, agora é levar ao forno pré-aquecido à 180° C entre 50 e 60 minutos ou até a parte de cima ficar douradinha (figura 12). Para desenformar e cortar em fatias sugiro esperar uns 10 minutos (figura 13).

Figura 12 – Bem douradinho.

Figura 13 – Servidos?

Pessoal, a forma desmontável é feita para que a comida fique na parte do fundo e as laterais sejam retiradas, a melhor forma de desmontá-la é colocar uma lata sobre uma mesa ou balcão e colocar a forma inteira em cima dessa lata, dessa maneira as laterias escorregarão e base com a comida ficará em cima da lata (figura 14).  

 

Figura 14 – É assim que se faz.

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.