Salada de Kani

E aí pessoal? Tudo beleza?  Vocês sabem o que é Kani kama? Não! Kani kama  (a palavra kani significa caranguejo em japonês) é um bastão feito com carne de peixe aromatizado com extrato ou carne desse crustáceo (figura 1). Vocês encontram facilmente em peixarias de mercados vendidos em pacotinhos de 200 gramas.


Figura 1 – Apresento-vos o Kani kama, mas podem chamá-lo de kani.

Se vocês nunca comeram, saibam que o sabor é muito bom e bem leve, e como na maioria das receitas ele é consumido gelado, ele se encaixa perfeitamente em uma salada, que tal?

INGREDIENTES

  • 10 bastões de kani (o pacote normalmente tem uns 15 bastões),
  • 1/2 xícara de maionese,
  • 1 colher de sopa de mostarda,
  • 1/2 xícara de creme de leite.
  • 1 cenoura ralada, e
  • 1/2 repolho roxo.

COMO FAZER
Cortem cada bastão de kani em pelo menos seis pedaços menores, preocupando-se em realizarem os cortes na diagonal para que, ao final,  fiquem com uma apresentação mais bonita na salada (figuras 1 e 2).


Figura 1 – Faca bem afiada.


Figura 2 – Entenderam agora o corte na diagonal?

Coloquem os kanis cortados numa tigela grande (tão grande suficiente para receber todos os ingredientes). Em seguida coloquem na ordem a maionese (figura 3), a mostarda (figura 4) e o creme de leite (figura 5).


Figura 3 – Maionese.


Figura 5 – Mostarda.


Figura 6 – Creme de leite.

Ralem uma cenoura média no ralo fino do ralador (figura 7) e incluam na salada (figura 8).


Figura 7 – Para quem tem dúvida, esse é o ralo fino.


Figura 8 – Cenoura na mistura.

Coloquem o repolho roxo cortado em tirinhas bem finas numa peneira e derramem água quente por cima dele para que fique levemente escaldado (figura 9) e após esfriar misturem ao restante da salada (figura 10). 


Figura 9 – O nome dado para essa técnica é escaldar.


Figura 10 – Acrescentem o repolho roxo escaldado.

Com tudo misturado, levem para a geladeira por trinta minutos e depois sirvam como uma entrada ou um acompanhamento de um prato principal (figuras 11).


Figura 11 – Servidos?

E aí o que acharam? Mais fácil do que isso, só comprando pronta! Aliás, vocês certamente não irão encontrar essa salada em restaurantes, podem até encontrar semelhante, mas não igual. Ela é realmente muito saborosa.

Meus amigos que  são “viciados” em comida japonesa vão adorar essa salada, pois o kani é um dos principais ingredientes de alguns sushis e temakis, vamos tentar fazer?

VAMOS TENTAR?
AOS TALHERES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.