E aí pessoal? Tudo beleza? Vocês sabem o que é Kani kama? Não! Kani kama (a palavra kani significa caranguejo em japonês) é um bastão feito com carne de peixe aromatizado com extrato ou carne desse crustáceo (figura 1). Vocês encontram facilmente em peixarias de mercados vendidos em pacotinhos de 200 gramas.
Figura 1 – Apresento-vos o Kani kama, mas podem chamá-lo de kani.
Se vocês nunca comeram, saibam que o sabor é muito bom e bem leve, e como na maioria das receitas ele é consumido gelado, ele se encaixa perfeitamente em uma salada, que tal?
INGREDIENTES
- 10 bastões de kani (o pacote normalmente tem uns 15 bastões),
- 1/2 xícara de maionese,
- 1 colher de sopa de mostarda,
- 1/2 xícara de creme de leite.
- 1 cenoura ralada, e
- 1/2 repolho roxo.
COMO FAZER
Cortem cada bastão de kani em pelo menos seis pedaços menores, preocupando-se em realizarem os cortes na diagonal para que, ao final, fiquem com uma apresentação mais bonita na salada (figuras 1 e 2).
Figura 1 – Faca bem afiada.
Figura 2 – Entenderam agora o corte na diagonal?
Coloquem os kanis cortados numa tigela grande (tão grande suficiente para receber todos os ingredientes). Em seguida coloquem na ordem a maionese (figura 3), a mostarda (figura 4) e o creme de leite (figura 5).
Figura 3 – Maionese.
Figura 5 – Mostarda.
Figura 6 – Creme de leite.
Ralem uma cenoura média no ralo fino do ralador (figura 7) e incluam na salada (figura 8).
Figura 7 – Para quem tem dúvida, esse é o ralo fino.
Figura 8 – Cenoura na mistura.
Coloquem o repolho roxo cortado em tirinhas bem finas numa peneira e derramem água quente por cima dele para que fique levemente escaldado (figura 9) e após esfriar misturem ao restante da salada (figura 10).
Figura 9 – O nome dado para essa técnica é escaldar.
Figura 10 – Acrescentem o repolho roxo escaldado.
Com tudo misturado, levem para a geladeira por trinta minutos e depois sirvam como uma entrada ou um acompanhamento de um prato principal (figuras 11).
Figura 11 – Servidos?
E aí o que acharam? Mais fácil do que isso, só comprando pronta! Aliás, vocês certamente não irão encontrar essa salada em restaurantes, podem até encontrar semelhante, mas não igual. Ela é realmente muito saborosa.
Meus amigos que são “viciados” em comida japonesa vão adorar essa salada, pois o kani é um dos principais ingredientes de alguns sushis e temakis, vamos tentar fazer?