E aí pessoal? Tudo Beleza? Mais uma vez venho trazer uma receita de salada diferente. Conforme eu disse na receita da salada macho cozinha “salada não é uma comida muito comum no paladar masculino, porém cada dia mais vem conquistando espaço nesse ‘ambiente’ “. Essa receita aprendi num programa de culinária e com passar dos anos fui fazendo adaptações. Os amigos mais “radicais” em dietas balanceadas vão “torcer o nariz” para essa salada, pois o seu ingrediente principal é o trigo, mas antes de julgarem-na, que tal prová-la?! E é bem simples sua preparação, quem vai fazer a etapa mais difícil será a panela de pressão.
Vocês vão precisar de:
- 100 gramas de presunto,
- 200 gramas de queijo minas,
- 150 gramas de tomate cereja,
- 10 azeitonas sem caroço picadas,
- 1/2 maço de rúcula,
- 1 xícara de trigo em grãos cozido,
- Orégano,
- 2 colheres de sopa de azeite,
- 1 colher de sopa de vinagre,
- Sal a gosto.
Como fazer:
A primeira coisa a fazer é colocar a xícara de trigo na panela de pressão com água suficiente para deixá-la submersa e cozinhá-la por 35 minutos. Após este tempo escorram o trigo e reservem para que ele esfrie (figura 1).
Figura 1 – À esquerda a xícara de trigo já cozida e à direita o saquinho de 1/2 kg.
Agora com o restante dos ingredientes, vamos basicamente picá-los. Inicialmente, vamos colocar o presunto numa tábua e cortá-lo em quadradinhos (figura 2), o queijo minas fatiem (figura 3) e também piquem em quadradinhos (figura 4).
Figura 2 – Presunto picado de maneira bem fácil.
Figura 3 – Inicialmente cortar em fatias.
Figura 4 – Depois cortar em cubinhos.
Cortem os tomates cerejas em cruz (figura 5) e tirem as sementes deles. Para tirar as sementes sugiro pegarem os tomates cortados um a um e colocá-los em baixo de água corrente, para que a força da água tirem-nas naturalmente, após isso escoram numa peneira.
Figura 5 – Os tomates devem ser cortados em cruz.
Agora, vamos cuidar da rúcula. Limpem as folhas em água corrente e deixem-nas de molho por 10 minutos numa tigela com água e vinagre (proporção de 100 ml para cada litro de água), após esse tempo escorram as folhas e cortem os talos das mesmas (figura 6).
Figura 6 – Separem os talos das folhas.
Meus amigos, agora é misturar aos poucos cada ingrediente dentro de um pote grande, na seguinte ordem: o presunto, o queijo, os tomates (figura 7), as azeitonas picadas (figura 8), as folhas de rúcula (figura 9) e o trigo (figura 10).
Figura 7 – Tomate buscando seu espaço junto ao queijo e presunto.
Figura 8 – Azeitona picada.
Figura 9 – Rúcula.
Figura 10 – Trigo.
Para temperar, coloquem um pouco de orégano (figura 11) por cima de tudo, reguem com o azeite (figura 12) e o vinagre (figura 13).
Figura 11 – Como sugestão, coloquem uma pitada de oregano apenas.
Figura 12 – Duas colheres de azeite.
Figura 13 – Uma colher de vinagre.
Pronto! Agora é só levar para mesa e temperá-la com sal a gosto (figura 14).
Figura 14 – Servidos?
Acreditem é um sabor bem diferente de qualquer salada que vocês já tenham comido, e pode ser adaptada ao paladar de cada um. Por exemplo já fiz essa receita substituindo o presunto por peito de peru defumado, lombo canadense e até salaminho, em todas o sabor ficou espetacular.