Salada Juliette



E aí? Tudo beleza? Pessoal, deixei quase que abandonado esse blog no ano passado por motivo de estudos, trabalho e, principalmente, de muitas pessoas preferirem buscar as minhas receitas na minha página do Instagram @machocozinha.

No entanto, neste ano de 2025, prometo tentar postar uma receita por mês, e olhem que estou com diversas receitas “no forno” (que trocadilho horrível…) para postar.

Hoje irei trazer uma receita de salada que experimentei como acompanhamento de uma churrascaria argentina aqui na minha cidade, percebam que, para uma salada chamar atenção numa churrascaria, é porque ela é muito gostosa.

Vocês irão precisar de:

  • 1 maço de alface americana, lavado e escorrido;
  • 1 média cenoura ralada;
  • 10 tomates cerejas;
  • 4 palmitos;
  • 50 gramas de queijo parmesão ralado;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • 3 colheres de sopa de mostarda;
  • 2 colheres de sopa de mel;
  • 3 colheres de sopa de água; e
  • batata palha.

Como fazer:

Soltem, lavem e reservem as folhas do alface americano. Em seguida, descasquem e ralem a cenoura no ralo fino do ralador (figura 1).

Figura 1 – Observem que foi utilizado o ralo fino do ralador.

Lavem e cortem os tomates cerejas em duas ou quatro partes (figura 2), variando conforme o tamanho dos tomates que compraram.

Figura 2 – O corte varia conforme o tamanho do tomate cereja.

Cortem os palmitos em rodelas (figura 3), caso o palmito seja muito grande, cortem as rodelas no meio.

Figura 3 – O corte varia conforme a espessura do palmito.

Ralem o queijo parmesão no ralo grosso (figura 4). Pessoal, não utilizem o queijo ralado de “saquinho”, pois a qualidade nem sempre é boa, são, via de regra, muito salgados e principalmente, são ralados bem fininhos.


Figura 4 – Observem que foi utilizado o ralo grosso do ralador.

Para prepararem o molho dessa salada, basta misturarem as duas colheres de sopa de azeite (figura 5), as três colheres de sopa de mostarda (figura 6), as duas de sopa colheres de mel (figura 7) e, por último, as duas colheres de sopa de água (figura 8). Misturem tudo (figura 9).

 

Figura 5 – Azeite.

Figura 6 – Mostarda.

Figura 7 – Mel.

Figura 8 – A quantidade de colheres de água pode varias conforme a consistência dos ingredientes, principalmente a do mel.

Figura 9 – Misturem tudo.

Numa tigela grande, coloquem as folhas de alface americana rasgadas, a cenoura ralada, as rodelas de palmito, os tomates cortados e o queijo parmesão ralado alternado em camadas (Figura 10).

Figura 10 – Intercalem as camadas de ingredientes.

Na hora de servir, despejem o molho por cima da salada e, com ajuda de dois garfos, misture delicadamente para que o molho incorpore em toda a salada (figura 11). Após isso, despejem a batata palha por cima da salada e bom apetite (figura 12).

Figura 11 – Misturem o molho na salada.

Figura 12 – Servidos?

DICA 1: Essa receita, rendem bastante salada. Logo, se forem fazer para poucas pessoas, sugiro separá-la em porções menores e colocar o molho somente nessas porções menores.

DICA 2: Da mesma forma que o molho, se forem fazer para poucas pessoas, sugiro colocar a batata palha somente na porção individual e não misturar em toda a salada.

Tais dicas servem para que conservem a salada por mais tempo caso ela não seja consumida toda em uma única refeição e evitar que as batatas fiquem “molhadas” perdendo a crocância.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *