E aí pessoal? Tudo beleza? Sou só eu, ou vocês também estão achando que o ano está voando? Pois é… Tenho impressão que minha vida está tão corrida nesse ano, que quando meu dou conta percebo que estou um tempão já sem postar receita e se não fosse meus seguidores me lembrando, eu passaria mais uma semana sem publicar nada.
Atendendo a pedidos hoje vou trazer a receita de um prato que postei na minha conta do Instagram que teve várias curtidas e que sem sombra de dúvida é um sucesso no paladar da maioria das pessoas. Que tal um salmão assado ao molho de ervas finas?
Vocês vão precisar de:
- 1 file de salmão inteiro de mais ou menos um quilo,
- 6 colheres de sopa de manteiga,
- 5 dentes de alho picados,
- Suco de 1 limão taiti,
- 2 colheres de sopa de cebolinha picada,
- 2 colheres de sopa de alecrim fresco,
- 2 colheres de sopa de salsinha picada,
- 2 colheres de sopa de coentro picado,
- 2 colheres de sopa de alho desidratado,
- Sal a gosto.
Como fazer:
Amigos desbravadores da cozinha, por mais impressionante que possa parecer, essa receita é muito fácil e rápida de fazer. Para facilitar ainda mais o entendimento de vocês, irei apresentá-la em duas etapas: primeiro o salmão e depois o molho.
Peguem a salmão e coloquem sobre um refratário untado ou forrado com papel “assa fácil” (figura 1). Em seguida besuntem o peixe com duas colheres de sopa de manteiga (figura 2), salpiquem o alho desidratado (figura 3) e temperem com sal a gosto (figura 4).
Figura 1 – Não ganho nada com a propaganda além de seguidores satisfeitos.
Figura 2 – Utilizem um pincel de silicone para espalhar a manteiga.
Figura 3 – Espalhe o alho desidratado por cima da manteiga.
Figura 4 – Como referência, eu utilizei uma colher de chá para temperá-lo.
Em seguida, cubram o refratário com papel alumínio (figura 5) e levem ao forno por 40 minutos na temperatura média (200° a 220°).
Figura 5 – Refratário pronto para ir ao forno.
Acreditem, o salmão de vocês está quase pronto, basta esperar o tempo sugerido. Enquanto o salmão assa, vamos fazer o molho. Em uma frigideira grande coloquem as 4 colheres de manteiga (figura 6) e enquanto ela derrete incluam o alho picado (figura 7).
Figura 6 – Manteiga para derreter.
Figura 7 – Alho na manteiga.
Abaixem o fogo para o mínimo e permitam que a manteiga derreta completamente sem, contudo, dourar o alho (pois isso deixaria o molho de vocês amargo). Após a manteiga derreter completamente, incluam o suco do limão (figura 8), a cebolinha picada (figura 9), o alecrim fresco (figura 10), a salsinha picada (figura 11) e o coentro picado (figura 12).
Figura 8 – Suco de um limão.
Figura 9 – Cebolinha picada.
Figura 10 – Alecrim fresco.
Figura 11 – Salsinha picada.
Figura 12 – Coentro picado.
Misturem tudo na frigideira até começar levantar pequenas bolhas (figura 13), quando isso acontecer desliguem o fogo e reservem.
Figura 13 – Após borbulhar desliguem o fogo. Molho pronto!
Após o tempo sugerido para assar o salmão, retirem do forno. Cortem uma posta de aproximadamente 3 dedos de espessura coloquem sobre um prato e reguem com o molho de ervas (figura 14). Esse prato serve muito bem com arroz branco e batata sauté que também já foi ensinada aqui.
Figura 14 – Servidos?